LiteSpeed Cache

Gabriel,
Um site criado no Open LiteSpeed é feito para ser otimizado pelo LiteSpeed Cache, certo?
Isso significa que é incompatível com o WP Rocket?
Ou seria desnecessário usar o WP Rocket?
A questão é de configurar o LiteSpeed Cache corretamente, certo?

Estou precisando otimizar o site pra mobile porque pra esses dispositivos a nota no GTmetrix ainda está baixa.

Site que usa o Open Lite Speed você pode usar o LiteSpeed Cache ou o Rocket.
Apenas um deles. Mas resultado final será semelhante.

Como o resultado é semelhante, recomendo o Lite Speed Cache por ser gratuito.
O Importante é ter um cache eficiente ativo no site.
Sem cache o resultado é pífio.

Gabriel,
Revi sua aula de Open LiteSpeed. Configurei tudo e a otimização funcionou e o desempenho melhorou bastante, mas a parte de configuração de CDN havia sido deixada de lado.
Fui atrás de algum tutorial e após pelejar um pouquinho consegui configurar o CDN
e o desempenho aumentou mais um tanto, mas no processo, se entendi correntamente, é preciso desligar o proxy do cloudflare.

O que posso fazer para proteger de ataques este meu subdomínio de forma análoga ao que o cloudflare fazia com ele?

Sim, se vai usar um CDN pode ser necessário desabilitar o CloudFlare.

Sobre segurança, o CloudFlare ajuda muito pois ele consegue bloquear grande parte do tráfego suspeito antes dele chagar ao servidor.
Mas se seguiu as recomendações do curso, instalou firewall, não liberou portas desnecessárias, instalou o fail2ban, utiliza senhas seguras, instalou o cerber no Wordpress e mantem seu Wordpress, plugins e temas sempre atualizados não precisa se preocupar.
Se seguiu essas recoendações os projetos estão muito seguros.

Mas claro, sempre é uma boa ideia manter backup ativo.

1 curtida

Ainda falta implementar o fail2ban, mas o resto fiz tudo conforme você ensinou.
Agora… o site está rápido para visitantes, mas para editar está bastante lento.
Será que mexi em alguma coisa que não devia? Me lembro de ter ajustado isso há tempos atrás e ficou bem rápido. Não sei o que posso ter mexido e comprometido essa parte. O que posso fazer pra corrigir isso, Gabriel?

Isso tem realção com LiteSpeed.
Servidor com liteSpeed realmente é mais lento no painel do Wordpress.
A grande vantagem do LiteSpeed é o cache. O front fica mais rápido mas o painel será mais lento que em servidor com WordOps baseado em Nginx.

1 curtida

Gabriel, retomando este assunto…

Tem alguma configuração que eu devo ter mexido sem a devida consciência que fez com que o meu site quebrasse todo.
A performance no PageSpeed despencou também e estava praticamente perfeita.
Pode me ajudar?

Qual seu site?
Preciso de mais informações para lhe auxiliar.

Mas inicialmente desabilita o plugin e apaga as pastas e arquivos de cache que estão em wp-content.

1 curtida

O site é lp.inteligenciaquantica.com.br/jds-main-v1/

Como o site é construido com OptimizePress verifica limpa também o cache e as configurações de otimização do OptimizePress.
Possívelmente você tem o OptimizePress e também o LiteSpeed fazendo a otimização de CSS e Java Script.
Se tiver, desabilita a otimização pelo LiteSpeed.

O que eu devo apagar aqui ?

Apaga os indicados:

Tem uma outra informação que você precisa saber. Eu configurei o CDN Quic.cloud

Não trabalho com o CDN Quic.cloud.
Mas ele pode sim quebrar CSS que é exatamente o que está acontecendo no site.

1 curtida

Vocë usa algum outro CDN? Cloudflare? Tem aula ensinando a configurar na Academy?

Como tenho optado por servidor no Brasil não vejo a necessidade de CDN.
Se somar o custo de CDN + servidor nos EUA por exemplo acaba sendo um valor similar a contratar um server Vulr no Brasil.

Mas sobre CDN.
O que costumo indicar é o Rocket CDN para quem usa o plugin WpRocket.

Poxa… Seria legal uma aula de CDN no Cloudflare especialmente pra quem usa o servidor fora do Brasil e LiteSpeed cache como plugin

Veja o curso de CloudFlare.
É um pouco antigo mas tudo que foi ensinado por lá ainda é válido e vai poser utilizar indiferente da configuração do servidor.

1 curtida

Gabriel, É possível migrar a instalação no DigitalOcean lá nos EUA pra cá?

Somente configurando um server novo no Brasil e migrando os sites.