Como ainda tenho acesso SSH fiz mais alguns testes e peguei um erro de falta de memória.
Falta de recursos geralmente derruba banco de dados, mas não seria a primeira vez que vejo erros diferentes.
Faz muitos anos que não vejo isso e não pensei nisso logo. Mas também é uma possível causa.
Sendo assim aumentei a memória destinada ao Wordpress pelo wp-config.php mas vi que seu server é um tanto pequeno para rodar mais sites com trafego considerável
E como já tem registros de falta de memória preciso recomendar aumentar um pouco o server.
Estou realmente convicto que essa é a causa mais provável.
Faz sentido então que o site com maior tráfego que é esse, esteja dando erro… O site que está rodando perfeito tem a metade do tráfego deste que estamos falando e tentando encontrar o erro…
Outra coisa, mensalmente eu acompanho o uso de CPU pelo painel da Vultr… e sempre está abaixo de 10% com alguns pequenos picos… A última vez que precisei fazer upgrade foi quando o site ficava fora do ar por alguns minutos… aí fiz o upgrade para esse servidor e parou… Será que agora preciso de outro upgrade? Mesmo com uso baixo de CPU pelo painel?
No caso, não é CPU e sim falta de memória.
Se observou picos de CPU é possível que aconteçam quando atinge 100% de utilização de memória.
Esses gráficos geralmente registram períodos muito grandes. Ou seja, somente é possível ver utilização alta de recursos nos gráficos se ele se mantiver assim por períodos mais longos.
Não é possível observar pequenos picos nestes gráficos.
E pequenos picos (segundos) de uso de memória podem causar o erro.
Também não observei a utilização de recursos do servidor. Apenas vi que o log do Wordpress registrou falta de memória para realizar algumas tarefas.
E sim, nestes momentos pode gerar o erro crítico do Wordpress.
Não é necessariamente pelo tráfego.
Pode ser alguma função que o site dispara como por exemplo a geração de um sitemap, uma tarefa agendada no cron ou outra função que precisa de mais memória que causa o erro.
Mas sim, o erro também pode ser causado por falta de memória em picos de tráfego ou mesmo com ataques DDOS em andamento.
Não investiguei a causa exata. Apenas vi o registro de falta de memória.
Mas como são sites com tráfego considerável e server relativamente pequeno é prudente fazer um upgrade e observar.
Eu procurei aqui mas dentro do painel da Vultr não tem gráfico de memória… Esse uso somente verifico pelo log?
Quanto a verificação de ataques DDOS, vi uma aula sobre Monitoramento e Identificando ataques pelo log dentro do curso de Wordops… Posso seguir ela para verificar? Acha que seja válido?
Onde encontro esse registro de falta de memória? Seguindo essa aula de monitoramento???
Sobre o os ataques DDOs a melhor forma de identificar é pelos logs de acesso.
Como vai verificar os logs depende da configuração do servidor.
No caso do WordOps, pode seguir as aulas sim.
Sim, é valido verificar principalmente registros de acesso no xmlrpc.php e também no wp-login.php
Sobre falta de memória para o Wordpress.
Isso não vai necessáriamente aparecer nos monitores de recursos do servidor.
Para identificar precisa habilitar os logs do Wordpress no wp-config.php.
Mas isso não é algo comum de acontecer. Vi esse tipo pouquissimas vezes até hoje.
Obrigado Gabriel, solucionou o problema… O blog está rodando liso… Teve um dia que ficou mais lento e outro que deu erro de conexão com o banco de dados mas isso tem 99% de chances de ser do servidor que ainda não fiz upgrade… Você acertou em tudo e me ajudou demais…
Se tiver mais alguma atualização eu volto para informar aqui…