Vários sites em um dedicado ou em diferentes vps?

Olá Gabriel, o que você me aconselha para uma rede de sites de diferentes nichos. Ter um em cada vps mais em conta ou optar por um dedicado robusto e manter os sites nele, até pela questão de manutenção e atualizção do servidor ser mais prática por se concentar em um único.

Particularmente a mim me agrada muito a idéia do dedicado com vários sites. No entanto quero levar em consideração também a questão do ip, pois se um site nesse dedicado for mal ou seforer punição por algum motivo não queria que afetasse os outros. Talvez deva ter algo nas aulas sobre isso. Mas ainda estou revendo tudo aqui e decidindo o que fazer.

No caso de um dedicado com vários sites, seria melhor o wordops ou o AAPanel?

Obs: Todos os sites em wordpress.

Eu usava sempre todos os sites em um único servidor e depois me dei conta de que, em se tratando de sites de clientes, caso um desses sites seja infectado por um virus, o problema se alastra por todos os sites. Como tenho cinquenta sites hospedados, resolvei dividir em cinco servidores. Pelo menos se houve contaminação em um servidor, posso ter problemas que se repliquem em 10 sites e não em 50.

1 curtida

Vamos lá.
Para gestão, realmente é mais fácil trabalhar com apenas 1 server.
Mas com certeza recomendo separar ao máximo.

Se tiver um server terá o IP será compartilhado e principalmente para SEO isso pode não ser bom.
Se tiver um site com problemas, plugin ou tema causando loop e alto uso de CPU vai afetar todos.
Se tiver invasão em um site pode afetar todos.

Você pode sim usar multiplos sites no mesmo servidor mas tenha certeza que sempre estejam todos atualizados e otimizados.
Se tiver apenas um site abandonado e ou descuidado entre eles coloca todos em risco.

Então separa ao máximo em multiplos servidores pequenos e com isso ainda terá melhor controle de escala e ainda poderá ter um melhor controle de custos.

O WordOps é a configuração que vai lhe entregar o melhor desempenho e ao mesmo tempo baixo consumo de recursos.
Por isso recomendo ele principalmente para servidores pequenos.
Mas ele não faz a separação dos sites no servidor e principalmente por isso a recomendação de usar multiplos servidores para multiplos sites.

Agora, se realmente pretende hospedar multiplos sites no mesmo server recomendaria ver o EasyEngine v4 ou outras opções baseadas em Docker.

Exatamente. Perfeita colocação.

Opa meus amigos, muito obrigado por me responder. Perfeito e eslcarecedor. Vou optar então por vários vps menores mesmo. No momentos tenho 5 sites que estão na agiuscloud, o bom de lá é o fácil gerencimaneto pelo painel deles. Mas lá eles utilizam o easyengine e não o wordops, vou lançar novos projetos agora com wordops e configurar eu mesmo. Depois, a título de curiosidade, vou dar uma olhada no EasyEngine v4 com Docker.

Show. Qulquer dúvida estou a disposição.