Uso do composer na Digital Ocean

Estou coum uma dúvida basicona. Vi alguns vídeos e tutoriais sobre o Composer, que eu quero aprender a usar, mas tutotial de instalação do Composer só um 1, instalando no computador, em localhost.
O PHP tem que está pré instalado, pelo que entendi.
No caso, quando a gente cria um servidor na DO (ou Vultr etc), só temos o SO escolhido, certo? Seja Ubuntu, Debian etc.
Nem vem com PHP instalado, certo? Então não adianta a gente tentar instalar Composer no droplet, ok?
A primeira providência seria instalar o PHP? Mas, neste caso, se eu instalar o WordOPS, também estou instalando o PHP e MySQL, OK? Mas, e seu eu quiser instalar o WordOPS com o Composer?
Tem alguma lição aqui no seus cursos sobre esse passo de instalar o Composer antes de tudo>?

O PHP é instalado durante a configuração do server.
No caso, o WordOps vai fazer a instalação do PHP.

Ainda não temos aulas sobre a utilização do Composer com WordOps.
Para as aplicações que trabalhamos no Gerenciando Web ainda não surgiu essa necessidade.
Mas, pretendo sim trazer aulas sobre num futuro próximo.

1 curtida

Tá, mas parece que existe uma contradição na usa resposta ou eu não estou com os conceitos básicos bem compreendidos. O droplet da DO já não é um server (servidor)? O WordOPS não é um painel de controle e administração.
O que eu queria era instalar o WordOPS só com uma linha de comando com o Composer, mas tem que ter PHP pré instalado. Não verdade, não se trata de ter Composer dentro do WordOPS, mas no meu PROJETO na DO, porque não foi trabalhar só com WP. Terei outros droplets etc… E quero fazer outras instalações. Provavelemnte está dúvida não tem relação com os teus cursos, então sinta-se à vontade para não responder.

Acredito que você não compreendeu corretamente.

O Servidor Cloud é apenas é um servidor com sistema operacional, no caso debian.

O WordOps não é um painel de administração de servidores.
O WordOps é um script de configuração de servidor, ele transforma o servidor em um servidor Web com capacidade de instalar sites.

O WordOps instala Php, Nginx, Banco de dados e todas as demais apps para instalar Wordpress com alta performance.

Sobre o composer.
Ele é um tipo de extensão para o PHP.
Então sim, neste caso o PHP deve ser previamento instalado pelo WordOps para então intalar o composer.

1 curtida

Entendi bem agora. Outra questão: digamos que eu instalo o WordOPS num servidor da DO, que é o que vou fazer neste fim de semama. Ou seja, no droplet x tenho o WordOPS, que “é é um script de configuração de servidor, ele transforma o servidor em um servidor Web com capacidade de instalar sites”. Ok. Vou usar WordOPS para instalar vários blogs… não todos, porque se o servidor der pau, tudo é afetado. Vou preferir criar mais droplets (ou não, isso é decisao para depois).
Mas, digamos que quero instalar um joomla ou drupal neste mesmo droplet, e nem precisa ser com WordOPS. Seguem as dúvidas?
1- posso instalar outros aplicativos neste mesmo droplet?
2- Estes aplicativos podem usar o PHP e Banco de Dados instalado pelo WordOPS, usando outras tabelas, ou a melhor prática é criar um DB para cada aplicativo?
3- A propósito, toda vez que eu instalar um WP com o WordOPS ele vai usar o mesmo BD, mudando só a tabela de cada site novo?

Você não pode usar 2 scripts de configuração diferentes no mesmo server.
No server que tem WordOps, deve trabalhar apenas com WordOps.

É possível sim instalar outras aplicações em server com WordOps.
A exemplo do que mostramos aqui com Mautic.

Mas o WordOps pode não ter todas as dependencias necessárias para outras aplicações.
Sendo assim talvez seja necessário fazer alguma configuração extra ou instalar alguma extrensão do PHP por exemplo.

E sim, neste caso , as plicações podem e devem usar o mesmo Php e Banco de dados instalado pelo WordOps.

Sim, o WordOps usa o mesmo banco de dados para todos os sites, mas cria um usuário único para cada site.