Update de site para multisite

Gabriel,

Na sequência do curso superservidor, criamos um site WordPress, Nginx fastcgi_cache, SSL LetsEncrypt, DNS cloudflare,…

Porém, tenho a necessidade de um site com mais de um blog, assim, necessito ter um multisite com subdiretórios.

Vendo aqui a documentação do wordops e pesquisando a respeito, vi que existem inúmeras formas para realizar update de um single site para um multisite.

Seguem minhas 3 dúvidas:

1 – Se eu realizar o update do site que já criei (seguindo todos os passos do curso) para um multisite, pergunto se todas configurações já feitas para o site (cache, SSL, cloudflare,…) na sequência do curso serão mantidas de forma automática nos demais sites criados no multisite?

2 - Para atualizar o site para multisite com subdiretórios mantendo todas as configurações do site já criado seguindo todos os passos do curso, necessito basicamente utilizar o comando abaixo (cheguei nesse comando pesquisando na documentação do wordops):

wo site update dominio.tld --wpsubdir

3 – Criado o multisite com 2 subdiretórios (por exemplo: site.com.br/artigos e site.com.br/notícias ), necessito acrescentar direcionamento de DNS (IPV4 e IPV6) no cloudflare especificamente para estes 2 subdiretórios ou basta manter somente o direcionamento de DNS (IPV4 e IPV6) do domínio principal, conforme já configurado para o site?

Desde já, obrigado.

Pessoalmente não tenho muita experiência com a plataforma multisite.
Mas como vai trabalhar com diretórios o mesmo SSL do domínio principal já se aplica para todos os diretórios.
DNS não tem alteração.
Sobre cache sinceramente precisamos testar, não tenho certeza absoluta agora.

Para migrar para um multisite teoricamente basta aplicar wo site update dominio.tld --wpsubdir
Mas antes de aplicar faz um snapshot do servidor caso algo não funcione como esperado.

1 curtida

Obrigado.

Antes de você responder resolvi arriscar ontem atualizando do PHP 7.3 pro 7.4. Fiz Snapshot do servidor. Após atualizar pro PHP 7.4 o site caiu. Vim na comunidade e li você indicando que pode ser por conflito com plugins. Recuperei o servidor com o snapshot, mas mesmo asism o diagnostico do wordpress ficou indicando uns erros no wordpress após a recuperação, que não tinham antes… relacionados à sincronização de dados… pesquisei sobre esses erros em sites gringos a respeito, as soluções encontradas eram a nível de código nos arquivos do WP e sem muita certeza…

Daí resolvi excluir o servidor e recomeçar do zero a instalação… me lasquei todo eheh mas ontem mesmo subi o site e já cheguei no meio dos passos do curso… pro aprendizado foi muito bom… agora já estou compreendendo bem a lógica geral de todos passos… o sentido de cada passo…

Devido a lógica ter clareado, a partir dos comandos da biblioteca do wordops, já criei o site com subdiretórios e PHP 7.4 para não ter que realizar update futuro…

O seu curso é fabuloso… abre a visão para leigos como eu que não conheciam o universo cloud + WP. Eu já tinha uma bagagem boa de design, daí estou conseguindo chegar em estéticas legais no site, com o Elementor e temas com foco em desempenho. Quando meu site definitivo subir vou te enviar para ver o que o seu curso me permitiu criar.

Grande abraço

Sobre o diagnostico do Wordpress.
Isso não da pra levar a sério. Qualquer coisa fora do padrão do Wordpress ele vai indicar.
Por aqui modificamos muita coisa do padrão do Wordpress para aprimorar desempenho e segurança. Isso faz o diagnostico apontar vários erros que na realidade são intencionais.
Se tiver dúvidas sobre esses erros apontados pelo diagnostico posta aqui que lhe oriento.

Lhe agradeço demais pelo feedback sobre o curso.
Se tiver dúvidas estou a disposição.

Blz.

Após eu ter reinstalado tudo do zero, o diagnóstico do WP permanece apontando agora os mesmos erros que apresentaram na instalação passada, como você disse, é provável que seja algo decorrente das configurações gerais adotadas, que fogem da lógica padrão do WP.

Segue prints.

Por favor, confirme se está dentro da normalidade.

Abraço.

Esse retorno é por que a API REST está desabilitada.
Instalou algum plugin de segurança?
A API REST geralmente desabilitamos pelo WpCerber.
Minha recomendação é justamente desabilitar a API REST caso não precise dela.

Estava dando esse erro mesmo antes de eu desabilitar a API REST dentro das configurações do WP Cerber…

Permaneceu após eu desabilitar no WP Cerber.

Provável eu necessitar instalar o woocommerce para venda de cursos. Precisarei estar com a API REST habilitada para fins de integrar com gateways de pagamento?

Acredito que sim.
Desabilita o Cerber como teste.

No Cerber desabilitei só a parte da API REST, mas permaneceu o erro no disgnostico.

image

Na sequencia desabilitei o WP Cerber, os mesmos 3 erros permanecem…

Acredito que está sendo desabilitada pelo CloudFlare.
Faz um teste desabilitando a nuvem.

Desabilitei a nuvem no CF. Limpei depois o cache no plugin Nginx no WP.

Permanece esses 3 erros…

Tem outra suspeita?

*Não sei se tem relação, minha instalação é um multisite com subdiretórios.

Ao que indica no print tem relação com CDN.
Aguarda mais algum tempo e verifica novamente. Ainda acredito que é devido ao CloudFlare.

Perfeito! O problema está no CF.

Será que é alguma configuração no CF que eu possa desabilitar para ter o CF ativo sem desabilitar a API REST ?

Gabriel,

Acionei a nuvem do CF e o problema retornou… confirmado realmente.

Existe alguma configuração no CF que eu possa desabilitar para ter o CF ativo sem desabilitar a API REST no WP?

Não tenho certeza sobre isso. Mas verifica os níveis de segurança.
Deixa com nível mínimo de segurança para testar.

Gabriel,

Descobri o problema.

Fiquei pensando na situação e tive a ideia de ver os eventos de firewall no CF. Percebi nos logs que muitos acessos do meu ipv6 estavam sendo remetidos pelas regras de firewall ao desafio capcha.

Daí lembrei que o meu provedor da Digital Ocean fica nos EUA.

Nas regras de firewall sugeridas no curso, você indica colocar desafio capcha aos acessos vindos dos EUA.

Mantendo o CF ativo, bastou eu retirar essa regra de firewall (desafio capcha) aos acessos dos EUA que todos os 3 erros apontados pelo WP sumiram, incluindo o erro do API REST.

Minha dúvida agora é se tem como eu manter o desafio captcha para os acessos dos EUA mas liberando os acessos vindos dos meus próprios ipv4 e ipv6.

Curiosidade: noutro site que estou com a mesma configuração do curso esse problema não se manifestou.

Após liberar os acessos dos EUA do desafio capcha, no diagnóstico WP:

Inclui seus Ips como confiáveis no firewall do CloudFlare.
Isso tende a resolver.

1 curtida

Em complemento ao post anterior.

Solucionei completamente.

Acionei de novo o desafio captcha aos acessos dos EUA e criei nova regra liberando o acesso para o meu IPV4 e IPV6.

Manteve funcionando corretamente.

Valeu Gabriel.

1 curtida

Obrigado pelo feedback.

1 curtida