Olá pessoal, bom dia.
Pode parecer uma pergunta meio óbvia, mas o typebot no curso de automação serve apenas para “receber os leads no site” e enviar de forma ativa as mensagens para o WhatsApp?
No meu caso, eu vou apenas receber as mensagens, nunca vou iniciar uma conversa. Então, preciso do typebot mesmo assim?
Acredeço o retorno 
Pessoalmente uso o TypeBot principalmente como uma ferramenta de captura.
O TypeBot tem muitas funcionalidades, precisaria entender melhor seu projeto para avaliar a necessidade dele.
Eu apenas vou receber as mensagens dos meus clientes, nunca vou entrar em contato de forma ativa, igual você demonstrou no curso de automação (coloca o typebot no site, coleta o whatsapp, e chama ele)
No meu caso, eu vou unico e exclusivamente responder mensagens que recebo.
Pelo o que eu vi nas aulas isso é feito com a Evolution API e o N8N com o agente de IA, não com o typebot
Você tem várias opções.
Mas acredito que a mais simples seria apenas usar um botão com link para WhatsApp no site.
Assim o cliente para clicar e entrar em contato de forma direta, isso dispensa o uso de qualquer outra ferramenta como TypeBot, Evolution e até N8N.
Mas precisaria avaliar qual seria o meio mais eficiente.
Olá Gabriel, bom dia. Obrigado pelo feedback
Não fui claro na minha resposta 

Na verdade, eu vou continuar usando o agente de IA, por isso falei do N8N e Evolution API.
Mas apenas não vou entrar em contato diretamente de forma ativa com meus clientes, apenas vou responder quem entrar em contato comigo
No caso, o agente de IA
irá responder
Você precisa construir um disparador de WhatsApp com n8n.
De toda forma esse disparador ainda precisa de uma forma de receber a lista de números.
Para submeter o lista teria várias formas. O TypeBot é uma opção para isso.
Obrigatoriamente vai precisar de N8N e Evolution. Mas o TypeBot pode facilitar as coisas.
De momento, não temos aulas sobre disparador de Whats aqui no Gerenciando Web.
Tem alguns bons tutoriais sobre no YouTube, mas se precisar me avisa que gravo uma aula sobre.
Opa,
Mas na aula de automação tu não ensina como dispara as mensagens? Inclusive demonstra lá as respostas aos usuários.
Mas eu vejo aqui
Tenho dois projetos, 1 eu vou usar a API oficial, que é algo simples, é lembrete e dúvidas sobre um evento de direito. Vi que o próprio N8N tem uma API do WhatsApp para isso
O outro que vou usar API não oficial, vou ver como disparo. Tu tem alguma métrica de quantas interações por dia um número de API não oficial consegue responder de forma saudável?
Sim, no curso mostro a utilização da Evolution para enviar pelo Whats.
Mas, até o momento não tem aula sobre envio para listas em massa.
Sobre métrica é complicado.
O envio não é um problema, mas precisa usar uma IA para personalizar os textos a cada envio e também é prudente definir intervalos aleatórios geralmente entre 1 e 3 minutos para cada nova mensagem enviada.
O grande problema é denuncia de Spam.
Se suas mensagens forem denunciadas o numero vai cair rápido.
Não vou fazer envios em massa, eu falo mais sobre a quantidade de pessoas que o bot consegue responder (e todas vão entrar em contato comigo)
Nesse projeto sem api oficial acredito que não terá denuncia de spam.
Se não tem denuncia de spam, é bem tranquilo.
Nunca cheguei a fazer testes de escala. Mas temos um projeto que o bot atende em média 150 clientes por dia sem nenhum problema.