Testing Nginx configuration [KO]

Oi Gabriel! Tudo bom?

Tenho um servidor na Digital Ocean com Wordpress instalado da forma como você ensina no curso. Ja tenho esse site instalado a um tempo e hoje começou a apresentar o erro Testing Nginx configuration [KO]. Rodei o comando nginx -t pra verificar o erro e esta acontecendo o erro abaixo:

nginx: [emerg] open() “/etc/nginx/bots.d/ddos.conf” failed (2: No such file or directory) in /var/www/vemgraduar.com.br/conf/nginx/ngxblocker.conf:2
nginx: configuration file /etc/nginx/nginx.conf test failed

Tentei atualizar o Nginx com o comando wo stack upgrade --nginx e retornou o seguinte erro:

Adding repository for NGINX, please wait…
Fixing missing GPG keys, please wait…
Updating APT cache [OK]
Oops Something went wrong!!
Check the WordOps log for more details tail /var/log/wo/wordops.log and please try again…

Após isso fui verificar os logs e aparece o seguinte:

Oct 19 18:45:06 servidor systemd[1]: Failed to start A high performance web server and a reverse proxy server.
dpkg: error processing package nginx-custom (–configure):
installed nginx-custom package post-installation script subprocess returned error exit status 1
Processing triggers for man-db (2.9.4-2) …
Processing triggers for ufw (0.36-7.1) …
Errors were encountered while processing:
nginx-custom
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
2023-10-19 18:45:07,364 (INFO) wo : Oops Something went wrong!!
2023-10-19 18:45:07,365 (ERROR) wo : Check the WordOps log for more details tail /var/log/wo/wordops.log and please try again…

Como posso resolver? Meu site esta fora do ar e acredito ser devido a esse erro pois estava funcionando normalmente antes.

Você está utilizando o Debian 9 certo?
Se sim, recomendaria subir um server novo e migrar o site.
Teve muitas atualizações e infelizmente o debian 9 ficou para traz.
As versões mais recentes do Nginx e WordOps não são mais compatíveis com Debian 9.
Não vale a pena fazer uma atualização, é mais complexo e não é tão eficiente que subir um sever novo e migrar os sites.

Não estou utilizando o Debian 9, esse servidor esta configurado com Debian 11 x64

Tenho um backup de semana passada, tentei resolver restaurando ele, mas não adiantou.

Removi e reinstalei o Ngxblocker e o erro desapareceu. Obrigado pela ajuda Gabriel!

Os erros apontados são justamente referentes ao Ngxblocker.
Eu vi erros semelhantes em versões antigas do WordOps com Debian 9.
Justamente por isso pensei que poderia se tratar de um server antigo e neste caso, seria sim recomendado instalar um server novo.

Mas como é um server atualizado você fez certo em remover o Ngxblocker.
Vou me informar sobre esse erro atual do Ngxblocker e lhe dou um retorno.

Agora o erro ficou pior. Tento configurar wo site update meusite.com.br --ngxblocker e aparece

Cannot update meusite.com.br, Invalid Options

Parece que o wordops está repetindo várias entradas no arquivo de configuração do nginx.

Veja:

sudo nginx -t
nginx: [warn] duplicate network “138.199.57.151”, value: “0”, old value: “1” in /etc/nginx/conf.d/globalblacklist.conf:18889
nginx: [warn] duplicate network “143.244.38.129”, value: “0”, old value: “1” in /etc/nginx/conf.d/globalblacklist.conf:18905
nginx: [warn] duplicate network “195.181.163.194”, value: “0”, old value: “1” in /etc/nginx/conf.d/globalblacklist.conf:19000
nginx: [warn] duplicate network “5.188.120.15”, value: “0”, old value: “1” in /etc/nginx/conf.d/globalblacklist.conf:19127
nginx: [warn] duplicate network “89.187.173.66”, value: “0”, old value: “1” in /etc/nginx/conf.d/globalblacklist.conf:19174
nginx: the configuration file /etc/nginx/nginx.conf syntax is ok

Sim.
Esse script precisa ser atualizado para corrigir essas incompatibilidades.
Mantem sem ele por enquanto. Acredito que logo terá uma atualização para corrigir isso.

Gabriel,

Estou instalando novo site e está apresentando o erro na ativação do ngxblocker

image

Vi aqui na comunidade vários relatos passados.

Seguindo a instalação padrão do SS.

Digital Ocean / Debian 12x64

Quanto a esse erro, pergunto qual é a recomendação mais adequada para se seguir nesse momento?

*se for para desinstalar o ngxblocker por favor me informe como fazer.

Estou com o ngxblocker instalado, porém aparentemente não ativado ou ativado gerando erro.

wo stack install --ngxblocker (funcionou corretamente)

Desde já,
Obrigado

Eu esperava uma correção para isso na última atualização do WordOps, mas infelizmente não foi corrigido.

Deixa sem ele de momento.
Neste momento também não estou utilizando.

1 curtida

Para desinstalar o NgxBlocker usa:

wo stack remove --ngxblocker

1 curtida

Obrigado Gabriel,

Pergunto se fico muito exposto com a ausência do ngxblocker contra bots maliciosos e ataque DDOS ?

Pergunto isso porque também tive que desabilitar a detecção de bots pelo Cerber devido conflito com meu plugin de checkout.

Salvo engano, com essas desabilitações só permanece o Cloudflare atuando nessa frente (considerando as configurações do SS).

Você sugere alguma alternativa complementar?

Novamente,
Obrigado.

O NgxBlocker é muito bom sim.
Mas são poucos sites que utilizam esse nível de segurança.
De forma geral, o CloudFlare deve atender a demanda.

1 curtida