Eu estive pensando em uma estratégia e queria sua opinião. Em vez de colocar um servidor parrudo, coloocar dois servidores de 1gb, sendo um para a insfraestrutuda dos dados estáticos, php e nginex, e o outro apenas para lidar com um banco de dados.
Vc sabe bacana essa estratégia? Separar o banco de dados em outro servidor realmente ajudaria no balanceamento de carga?
Digo isto porque até hoje ainda não entendi direito como fazer para balancear a carga de um servidor. Amazon, Google Cloud e até a Hetzner oferecem balanceamento, mas acho um pouco complexo. Imagino que separar um servidor só para o Wordpress e suas dependências e outro só para o banco de dados seria mais fácil de lidar.
Esse tipo de estrutura é um pouco mais complexa.
De forma geral vejo isso como uma estrutura interessante para grandes lojas virtuais e outras aplicações que tem muitos usuários fazendo login e puxando conteúdos constantemente do banco de dados.
Essa estrutura tem custo muito mais elevado e geralmente precisa de atenção constante de um profissional.
Acho indispensável para aplicações específicas.
Mas para sites em geral que apenas recebem tráfego, onde a maioria dos recursos ficam em cache como blogs, paginas de vendas, sites de notícias não tem sentido.
Não terá diferença significativa em desempenho e terá muito mais custo.
Se o objetivo é apenas distribuir a carga de tráfego normal um CDN é mais indicado.
Lembro de outro tópico seu com dúvidas sobre cache.
Sinceramente é muito melhor saber trabalhar com cache de forma eficiente que ter múltiplos servidores.
Acredito que deveria primeiramente aprender tudo que puder sobre cache.
Eu trabalho com hospedagem de sites de jornais de Rondônia. Como sou jornalista e muita gente no estado me conhece, eles confiam a mim a tarefa de hospedar os seus sites. Ocorre que por mais que a gente peça para trazerem só o essencial na capa, os donos de sites querem uma página enorme, com 20, 30 ou até 50 notícias de chamada, todas com foto. Além disso, alguns colocam 20 ou 30 anúncios na capa. Para piorar: quando tem uma notícia muito relevante, esse site recebe até 30 mil acessos em um único dia. Isso tem feito com que de vez em quando eu tenha de criar um novo servidor para diminuir o número de sites naquele servidor de origem competindo por recursos da máquina. No fim, em vez de lucro, há situações em que fico no prejuízo. Estou buscando entender mais ou menos, com base nesses sites de notícias, quanto de recurso eu precisaria para um site com mil acessos, cinco mil acessos e os com mais de 10 mil acessos dia.
Notei que as próprias hospedagens de sites wordpress trabalham com pacotes muito fora da realidade. Alguns oferecem sites por um preço razoável, mas com a informação de que sua capacidade é de 25 mil acessos/mes. Será que esse pessoal acha que no mundo real todo mundo tem apenas blogs com alguns acessos? Obvio que podemos montar nossas próprias máquinas na nuvem mais adequada para cada caso. De todo modo, penso que na hora de elaborar pacotes essas empresas deveriam entender que há vida além de blogs pessoais.
Entendi sua situação e realmente é bem complicada.
Suporte a tráfego e desempenho depende pelo menos uns 80% do site e isso é muito complicado explicar para qualquer editor ou autor de sites.
Também não trabalho com hospedagem de sites para clientes por que não vejo viabilidade financeira.
Os custos de servidor são altos a concorrência é desleal.
Também não considero o WordOps ou aaPanel boas opções para hospedar sites de clientes.
Eles são ótimos para sites e projetos pessoais mas para múltiplos sites de múltiplos clientes eles não são boas opções e também não foram projetados para isso.
WordOps e aaPanel não separam completamente os sites entre si e se um site for invadido coloca os demais em risco.
No seu caso acredito que a melhor solução seria contratar um servidor grande na Hetzner ou mesmo um dedicado, configurar tudo em docker para separar os sites completamente entre si.
Também contrataria um segundo servidor em outra empresa para armazenar os backups completos do servidor.
Mas sinceramente não posso lhe ajudar nessa estrutura.
Não tenho experiencia suficiente em docker para entregar um passo a passo mas entendendo o funcionamento dele tenho certeza que é a melhor opção para você.
O docker consegue isolar os sites como se fossem micro VPS? Então, o servidor mysql é replicado em cada docker? No caso da VPS, a um único servidor mysql para todos os sites, não é? Logo, se o banco mysql trava, todos os sites da vps caem.
Mais ou menos isso.
No Docker você pode decidir se quer criar um container com o MySql e conectar todos os sites nele ou se quer criar um container de mysql separado para cada site.
Mas sinceramente não sei como aplicar essas configurações na prática.