Olá Gabriel, a locaweb bloqueou o vps alegando o seguinte:
Recebemos denúncia de Brute force partindo de seu servidor vps22442, devido a este fato foi necessário desativá-lo temporariamente até que tome as ações necessárias para solucionar este incidente.
Evidência:
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:18 +0200] “GET /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1268 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:20 +0200] “POST /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1593 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:22 +0200] “POST /xmlrpc.php HTTP/1.0” 403 212 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:35 +0200] “GET /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1406 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:37 +0200] “POST /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1788 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:03:38 +0200] “POST /xmlrpc.php HTTP/1.0” 403 212 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:04:40 +0200] “GET /wp-login.php HTTP/1.0” 200 4432 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:04:41 +0200] “POST /wp-login.php HTTP/1.0” 200 4432 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:04:42 +0200] “POST /xmlrpc.php HTTP/1.0” 403 1021 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:50:02 +0200] “GET /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1094 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
191.252.109.60 - - [28/Sep/2020:13:50:03 +0200] “POST /wp-login.php HTTP/1.0” 200 1478 “-” “Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux x86_64; rv:62.0) Gecko/20100101 Firefox/62.0”
Cabe ao desenvolvedor de seu site estar atento às possíveis brechas de segurança existentes na aplicação utilizada.
É sugerido que siga as ações abaixo:
-
Rode um antivírus em seu servidor
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Verifique os processos deste servidor a fim de detectar algum processo malicioso/suspeito;
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Deixe somente as portas que utiliza habilitadas;
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Restringir o acesso via FTP para um IP em específico ou um range de IPs;
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Restringir o acesso via SSH para um IP em específico ou um range de IPs;
-
Vasculhar a aplicação como um todo de forma a verificar possíveis brechas de segurança.
-> Como acessar seu servidor via CONSOLE
[http://ajuda.locaweb.com.br/pt-br/CONSOLE_-O_que%C3%A9_e_como_acessar]
-> Como utilizar o Firewall
[https://ajuda.locaweb.com.br/wiki/como-configurar-o-firewall-cloud-server-pro/]
Existem ferramentas como o 6scan e Sucuri que ajudam a proteger, detectar e corrigir vulnerabilidades em seu site:
[http://6scan.com]
[http://sitecheck.sucuri.net]
A verificação da possibilidade de reativação ocorrerá somente após uma interação neste chamado do responsável informando quais ações foram seguidas.
- Qual foi a fonte da questão?
- Quais etapas você tomou para resolver esse problema?
- Que medidas você tomou para evitar que isso ocorra novamente?
Atenciosamente,