Servidor para cursos online

Fala mestre Gabriel!

Assisti os cursos de Hospedagem e do AgiusCloud.
Eu também dou aula, e entendo que se você colocou outros conteúdos é porque são importantes, mas não pretendo me aprofundar sobre configurações do servidor.
Quero dedicar meu tempo com criação dos cursos e estratégias de vendas

Trabalho com ferramentas Microsoft e meu objetivo é criar um site de cursos online. Será com WordPress e ferramentas do Thrive Themes (tema, plugin e área de membros). As videoaulas hospedadas no vímeo.
Dito isso, tenho algumas dúvidas.

  1. Vou contratar o servidor da DigitalOcean e o serviço da AgiusCloud.
    Ainda assim preciso aprender sobre configurações manuais do servidor?
    Tem algum suporte da AgiusCloud ou mesmo da DigitalOcean?
    Existe alguma situação ou situações específicas em que eu obrigatoriamente tenha que conhecer sobre as configurações do servidor, porque somente eu posso fazer?

  2. Para um projeto de cursos que tem área de membros igual aqui no gerenciandoweb, com alunos assistindo videoulas, posso começar pelo servidor mais barato?

Vamos lá.
Temos aulas sobre AgiusCloud justamente para situações como a sua.
Para pessoas que não tem interesse em se aprofundar nas configurações.
Em geral a AgiusCloud é excelente.
Incialmente não tem necessidade de se aprofundar muito nas configurações. Mas conhecer e dominar configurações de forma manual lhe permite otimizar segurança e desempenho baseado nos seus projetos.

Reforçando, inicialmente não precisa, mas com o tempo seria bom aprender sobre para ter mais controle e autonomia sobre seus projetos.

Sobre suporte, tanto Agius Cloud como Digital Ocean tem os links de suporte no painel de gerenciamento deles.

Situações em que acredito ser obrigatório ter conhecimento mais avançado seriam ataques DDOs muito grandes, migrações ou quando o projeto for muito grande e demandar muitos recursos para conseguir otimizar ao máximo e assim reduzir o tamanho e custos com servidor.

Sobre tamanho do servidor.
Pode sim começar com o mais pequeno. No entanto até onde ele aguenta vai depender da otimização dos sites e ações dos alunos dentro da área de membros.

Se faltou alguma resposta ou tiver novas dúvidas estou a disposição.

1 curtida

Valeu Gabriel, obrigado pelo retorno.
Vou seguir por essa linha do AgiusCloud e assisto as aulas do outros cursos aos poucos.
Estruturando as ideias aqui, acabou surgindo outra dúvida, em relação ao cache.

Vi uma aula de WordOps que você fala sobre o plugin Fast CGi Cache, que é ideal para área de membros. e que com uma instalação do WordOps automaticamente instala o plugin Nginx Helper.
E na AgiusCloud, não tem o plugin Nginx Helper?
Dá para configurar o cache pela AgiusCloud?
Não conheço muito desta parte, mas no caso da área de membros é um cache dinâmico certo? Como isso é configurado na AgiusCloud?

Para area de membros seleciona o FastCgi como sistema de cache.
Você pode selecionar ele na hora de instalar o site ou ativar depois.

No momento que ativa o FastCgi o plugin NginxHelper deve ser instalado automaticamente e devidamente configurado.
Se isso não acontecer ainda pode instalar o Nginx Helper manualmente no Wordpress e fazer as configurações que recomendo na aula.
Em ambas as situações o Nginx Helper vai funcionar corretamente.

Beleza Gabriel. Obrigado!