Servidor com aaPanel Invadido?

Olá.

Fiz uma instalação do aaPanel e estava rodando liso, usando apenas 8% do servidor, mas de ontem para cá começou a usar 100% do CPU e não não é tráfico ou algo que eu esteja usando.

Vocês sabem me dizer como posso descobrir o que é, se é algum problema no servidor, que já reiniciei, ou se o servidor foi invadido?

Primeiramente uma observação.
Uma invasão representa que um hacker conseguiu acesso ao sistema. Isso não é motivo para alto uso de recursos.
O alto uso de recursos pode ter várias causas. Desde um plugin ou um ataque DDOs em andamento.
Começa analisando os logs como mostro nesta aula.

Bloquiei vários ips, mas não parou.

Percebi que os logs …site.com_ols.access_log estão crescendo muito rápido, mas são vários ips, será que poderia ser isso ou é somente acesso, já que usa o método GET?

'2401:4900:22bd:c9e3::83f:2762 162.158.163.25 - - [08/Sep/2022:14:15:20 -0300] “POST /wp-json/aio-dl/video-data/ HTTP/1.1” 500 51

Obrigado pela ajuda

Cada acesso gera um registro no log.
O Get é apenas acesso.

Precisa identificar algo que seja repetitivo e suspeito que geralmente são POSTS (Tentativa de injetar dados) geralmente em cima do xmlrpc.php ou wp-login.php.

Mesmo se não identificar esses acessos recomendaria tomar medias preventivas como instalar e configurar o wp-cerber como mostro nas aulas de segurança do Wordpress e também instalar o Fail2Ban no servidor.

Se for ataque isso provavelmente já vai ajudar muito.

Identifiquei pelo CloudFlare/segurança muitos acessos da India, então bloquiei e deu uma aliviada no servidor, ainda não parece estar normal, mas o site já está rodando liso.

Vou dar uma olhada nessas sugestões.
Tenho o Wordfence grátis, é a mesma coisa do wp-cerber?

Obrigado

Se mais alguém passar por isso, foi isso que fiz para resolver, por enquanto, o problema:

Identifiquei no Cloudflare que tinha muitas requisições da India, através de Segurança/Visão geral.

Com isso, bloqueei endereços da India, no Segurança/WAF
Mas isso não resolveu completamente o problema e depois voltou a consumir 100% do servidor, mesmo não tendo requisições de outros países.

Então, de acordo com o que o Gabriel passou, percebi que nos logs, sempre tinha um caminho de uma url usando o método POST, então bloqueei India + o Caminho.

Criei mais uma regra no firewall do Cloudflare, onde se for diferente do Brasil, onde é a maioria dos meus acessos, precisam resolver o Desafio gerenciado.

Configurei o Fail2Ban

Até o momento parece ter resolvido

Tentei bloquear países através do SYS Firewall do AAPanel, mas para India sempre retorna “Please enter the correct area name!”

Sim.
Muda para o Cerber.
Não tem comparação.

1 curtida

DDOS sempre é um problema e precisamos estar alertas com isso.
O CloudFlare tem uma ótima camada de segurança mas também é importante adotar soluções no Wordpress e no servidor.
Minhas recomendações são fail2ban e também Cerber.

1 curtida