Olá, Gabriel e comunidade!
Meu servidor na DO, com wordops, Debian 9, nos últimos dois dias, quando dá meia noite, ele cai… não consigo acessar o site. Entro no servidor por SSH e dou reboot, então ele volta…
Alguma explicação para isso?
Olá, Gabriel e comunidade!
Meu servidor na DO, com wordops, Debian 9, nos últimos dois dias, quando dá meia noite, ele cai… não consigo acessar o site. Entro no servidor por SSH e dou reboot, então ele volta…
Alguma explicação para isso?
Provavelmente tem alguma função programada em um cron que é executada neste horario e seu servidor está sem recursos para executar essa função e devido a isso acontece a queda.
Começa verificando o que tem agendado no cron.
Imagino que tenha alguma função de backup e seu server está sem armazenamento suficiente para isso.
Também é possíve que tenha um plugin executando uma função nesta horario e o server está sem recursos para isso.
Olá, Gabriel!
Pode ser o próprio backup da Digital ocean?
Acredito que não. Ele não é executado pelo servidor e sim pelo data center da Digital Ocean.
Indica apenas uso um pouco alto.
Sim, é possível que alto uso de memória derrube o servidor. Mas a queda aconteceria em momentos aleatórios e não sempre na mesma hora.
De toda forma, se você tem uma tarefa agendada para executar sempre no mesmo horario a falta de memória poderia derrubar o server.
Bem, a única tarefa cron que eu tenho conhecimento é a da renovação do ssl, mas não acredito que seja isso.
Vou fazer alguns testes. Vou ver se vai acontecer hoje.
Teria alguma forma de eu saber se tem algum puglin realizando tarefas nesse horário?
Obrigado por sua atenção de sempre.
Precisa analizar seus plugins.
Pode ser qualquer coisa. Inclusive uma atualização automática por exemplo.
Também precisa verificar como estão os recursos do servidor.
Como está o uso de CPU?
Memória vi no print, está alto.
Como está o armazenamento? Tem espaço em disco disponível?
Bom dia, Gabriel.
CPU e armazenamento estão bem baixos, não chega a 20% na média. O seridor tem duas cpu, 60gb de armazenamento e 2gb de memória.
Ontem eu apaguei os backup e snapshots antigos, apenas transformando o último backup e snapshot e apaguei dois pluglins que não uso com frequência. Na virada de ontem para hoje o servidor não caiu e não percebi nenhuma alteração significativa no consumo de memória quando às 00h.
Não sei se o excesso de backps e snapshots pode sobrecarregar o servidor ou se há outra situação que tenha provocado essa queda.
O curioso, é que os backups são feitos as quintas-feiras, e justamente, de sexta para sábado e de sábado para domingo o servidor caiu. E após apagar os backups ele não caiu.
Estou planejando migrar para um novo servidor essa semana, com Debian 10, vou aproveitar fazer um upgrade de memória.
Vou continuar acompanhando e posto atualizações caso aconteça alguma alteração.
Obrigado mais uma vez, Gabriel.
Abraço!
Marcio Costa.
Os backups e snapshots gerados pela digital ocean não poderiam causar isso.
Eles são executaos externamente ao seu sistema.
Essa poderia ser a causa se tivesse algo executando localmente. Dentro da sua instalação.
Se migrar para um server com sistema e WordOps atualizado a gestão de recursos do servidor será mais eficiente e provavelmente não vai precisar de um server maior.