Segurança do WP/servidor (uso no site de imagens .SVG)

Olá Gabriel,

Adentrei agora na criação visual do meu site utilizando o ELEMENTOR. Batendo cabeça e pesquisando, descobri que para fins de melhorar a responsividade do site o ideal é usar imagens vetoriais em formato .SVG

Testei aqui e de fato fica show de bola a responsividade da Logo e outras imagens necessárias em páginas e posts.

Todavia, me indaguei e e confirmei na internet a suspeita do risco para a segurança do WP/servidor ao usar imagens .SVG já que elas são compostas por código html, que são inseridos nas páginas ou posts em que se coloca a imagem.

Sendo assim, surgiram essas dúvidas:

1 - Você considera elevado o risco à segurança do WP/servidor a utilização de imagens .SVG?

2 - Se eu mesmo gerar as imagens .SVG em software no meu PC, sem pegar da internet ou de qualquer outra pessoa, o risco de código malicioso no arquivo .SVG permanece?

3 - Não obstante o tamanho dos arquivos .SVG serem bem menores que outros formatos de imagem, pelo fato de serem código html você sabe dizer se ajudam ou prejudicam a performance de carregamento das páginas?

4 - Existe alguma forma de eu inspecionar uma imagem .SVG para saber se o código html dela é malicioso (tal como inspecionamos arquivos com anti-vírus por exemplo) ? Tenho o Kaspersky no meu PC será que inspecionar com ele arquivos .SVG é suficiente?

Sei que são muitas perguntas, mas considerei este um detalhe bem importante face a tudo que você já explicou nas aulas.

Abraço.

Já vi alguns relatos de problemas de segurança com .svg
Mas sinceramente nunca trabalhei com .svg e não me aprofundei no assunto para lhe responder.

Mas sobre melhorar o desempenho com certeza é real.
O .svg é menor em tamanho o que com certeza melhora desempenho.

Por aqui trabalho com o formato .webp
Ele é destinado para internet e vem sendo adotado como padrão.

1 curtida