Restore snapshot

Eu gostaria de perguntar aos colegas que já tem mais experiência com DigitalOcean se a restauração de um snpashot de uma VPS também é demorada, já que para criar, demora uma hora ou mais, dependendo do total de conteúdo no máquina. Se for demorado, minha pergunta é: já que uso o cloudflare e a alternância de IP é muito rápida, não seria o caso de restaurar em nova máquina, depois migrar o ip em Cloudflare e deletar a anterior? DigitalOcean recomenda desligar a máquina antes de tirar snapshot, mas isso só é possível se for de madrugada e nem sempre estamos acordados a essa hora, especialmente como é o meu caso, que tenho apenas alguns sites de amigos que hospedo, mas tenho o meu trabalho convencional para sobreviver. Logo, como inicio minha jornada logo às 07 da manhã, à noite tenho de dormir para descansar um pouco. Minha pergunta é: realmente costuma dar problemas tirar snashot ao vivo ou é muito raro de acontecer algum problema?

Por aqui criar ou voltar um snapshot nunca demorou mais de poucos minutos.
Não. Nunca tive problemas por fazer snapshot com servidor ligado.

O proprio site da Digital Ocean diz que demora cerca de um minuto para criar cada GB. Como o meu servidor tem aproximadamente 60 gb de arquivos, demorou cerca de uma hora.

Aqui nunca demorou mais de 5 minutos.
Mas 60GB é bastante coisa.
Em geral os sites são muito menores.

É que eu instalo vários sites de meus clientes.

Quantos.
Em geral meus sites não passam de 1GB

O site www.folhadevilhena.com.br tem 1.5 GB só de banco de dados e 26 GB de imagens