Bom dia pessoal, estou com um problema em um projeto. O site antigo deste projeto havia sido feito por uma ferramenta de construção de sites…onde todas as urls desse projeto vinham sem a barra no final e todas as paginas foram indexadas dessa forma Ex: site.com.br/pagina(sem a barra no final). Recentemente migrei o site para Wordpress + Servidor WordOps ensinado aqui no curso, tudo funcionando perfeitamente…Só que todas as urls do Wordpress são criadas e indexadas com a barra no final Ex: site.com.br/pagina/. E o google acabou indexando duas versões da mesma página (com barra e sem barra). Podendo me trazer problemas de conteúdo duplicado.
Como eu faço para redirecionar a url antiga (sem barra) para carregar sempre a url nova com barra? Alguém pode me ajudar?
Muito Obrigado.
O Wordpress faz isso de forma automática como canonical .
No caso, se o site está fazendo o redirecionamento sem a barra para a versão com a barra o Google deve começar a desindexar as urls sem barra aos poucos mantendo apenas a versão com.
Se puder me passa a url do site, assim posso verificar.
Tem algum email que eu possa te enviar estas informações Gabriel? É projeto de um cliente.
O redirecionamento não está acontecendo, no próprio analytics está mostrando relatório das urls separadas.
Clica sob meu nome aqui na comunidade e usa o botão Mensagem
Não aparece nenhum botão para enviar mensagem, sou membro desde a antiga plataforma. Porem me integrei ao novo fórum somente hoje. Isso tem alguma relação com não poder enviar mensagem?
Não deveria.
Mas pode usar o email: [email protected]
Acabei de enviar. Obrigado
Recebi
Realmente não está direcionando.
Tentei verificar mas tem algum tipo de restrição no site que não permite visualizar o código.
Se estiver usando um plugin por favor desabilita para analisar.
A princípio a canonical também está correta.
Geralmente plugins como o Yoast SEO já corrigem esse tipo de redirecionamento.
Qual plugin de SEO está usando no site?
Tenho usado o Rank Math atualmente, pessoal tem falado muito bem dele.
Pesquisando em alguns foruns, e encontrei algumas pessoas que estavam tendo o mesmo problema, também para fins de SEO. Usavam apache e conseguiram resolver isso via .htacess usando o seguinte comando.
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_URI} !/$
RewriteRule . %{REQUEST_URI}/ [L,R=301]
Tem alguma config para fazer isso em servidores nginx?
Também uso o Rank Math. Gosto bastante dele.
Ele resolve essa questão do canonical também. E seu site está com canonical ok.
Estranho esse redirecionamento. Nunca vi isso acontecer com server nginx.
Mas tem sim como fazer esse redirect. Vou verificar isso e já lhe retorno.
Nunca fiz na pratica, mas tenta:
nano /var/www/dominio.com/conf/nginx/redireciona.conf
Depois adiciona esse código ao arquivo:
location ~ /$ {
}
location / {
if (!-e $request_filename){
rewrite ^(.*)$ /$request_uri/ redirect;
}
}
Finalmente reinicia os serviços com:
wo stack restart
Eu também nunca tive esse problema, os redirecionamento sempre funcionaram muito bem com as urls, muito estranho…
Testei aqui essas informações. A principio pareceu que ia funcionar muito bem, até redirecionou algumas vezes. Logo em seguida o site deu erro 521…fui verificar…após a criação desse novo arquivo para o redirecionamento e também reiniciar os serviços, o servidor retornou a seguinte informação em um dos itens…
“Testing Nginx configuration [KO]”
Fiz o comando “nginx -t” para entender melhor e retornou…
nginx: [emerg] duplicate location “/” in/var/www/dominio.com.br/conf/nginx/redireciona.conf:4
nginx: configuration file /etc/nginx/nginx.conf test failed
Apaguei arquivo de redireção criado e tudo voltou a funcionar normalmente.
Parece que o que eu fiz aqui deu certo, não sei se é a melhor maneira.
Com o arquivo redireciona.conf apagado, encontrei o outro arquivo que está realizando essas funções no dominio…
Ai lá eu adicionei o seguinte código dentro do server{
location = /url-sem-barra {
rewrite ^ /url-com-barra/ permanent;
}
Como eu preciso inserir essa barra em varias url diferentes…eu fiz um location e rewrite para cada uma das urls…funcionou…mas não sei se é a forma ideal de fazer isso.
Da pra fazer alguma regra de redireção que se aplica para todas as urls que não tenham a barra e redirecionar automaticamente?
Desde já o meu muito obrigado Gabriel, o suporte e todo conteúdo que você compartilha conosco na comunidade é excepcional.
Aquela configuração que lhe passei acima deveria fazer justamente isso.
Adicionar a / no final de todas as urls.
Mas como gerou erro acredito que essa configuração já existe.
Vou fazer uns testes em um server de teste e lhe retorno.
Será que você não tem algum plugin causando conflito?
Faz os testes que sugiro aqui: https://academy.gerenciandoweb.com.br/integridade-do-wordpress/encontrando-e-corrigindo-bugs/
Tem grande possibilidade de resolver.
Bom dia Gabriel, acabei de fazer os procedimentos sugeridos aqui e pode parecer brincadeira, não retornou nenhum erro ou aviso no site ou dentro do painel. Reiniciei o server e também apaguei a pasta de cache para garantir que as alterações estivessem em funcionamento e nada.