Receio de Conflito no Envio de Emails

Gabriel,

Segui o passo a passo do curso de Amazon SES e mais especificamente da aula Configuração de domínio para verificar as identidades (domínio e email) para o server que eu já tinha liberado na Amazon para 50.000 emails (US East (N. Virginia) us-east-1) e deu tudo certinho.

Logo fiz a solicitação de liberação também do server que você passa na aula (South America (São Paulo) sa-east-1). E aí o suporte, naturalmente, respondeu pedindo que eu verificasse as identidades (domínio e email) para o server de São Paulo.

Fiz o passo a passo, domínio e emails OK verificados e já respondi ao suporte (só aguardando resposta).

A pergunta é: Não gera conflito eu ter criado lá no CloudFlare, vários CNAME e MX (de servers diferentes) nos envios de emails pelo Mautic? Ou algum outro conflito de ter as mesmas entradas configuradas?

PS: Todas configurações que fiz no Mautic + Amazon SES estão setadas para o servidor que eu já tinha acesso liberado (US East (N. Virginia) us-east-1).

Eu liberei o South America (São Paulo) sa-east-1 como exemplo.
Mas como tem o US East (N. Virginia) us-east-1 liberado pode trabalhar com ele sem nenhum receio.

Sobre conflito.
Não, os records CNAME e/ou txt que inseriu para liberar a nova região na Amazon não vão gerar nenhum tipo de conflito.

Gabriel,

Não sei se foi por esse motivo (de configurar as entradas para o server de São Paulo ontem), mas acabei de receber esse email da Amazon (Leste dos EUA (N. Virgínia)) a respeito da configuração de MX não estar mais ativa.

Tradução:

Fui verificar e realmente o MAIL FROM está como “temporariamente falho” e pior, tanto no server de N. Virginia quando no de São Paulo.
amazon-mail-from-failed

Mas verifiquei no CloudFlare e as entradas estão OK, do jeito que você passou na aula. E as identidades estão verificadas normalmente em ambos servidores.

Como devo proceder por favor?

Parece que a Amazon não localizou mais os registro MX para o subdomínio mail em seu DNS.
Veja se esse registro está ainda está em seu DNS.
De toda forma, a falta deste registro em expecífico não deve gerar nenhum problema com o SES.

Gabriel,

Cliquei em editar e “enviei” de novo os registro MX e TXT (nos 2 servers: N. Virgínia e São paulo). E, em ambos, eles mudaram o status de “temporary failed” (mostrado no print acima) para o status “Pending”.

Caso esse status fique como “Pending” por tempo indefinido, posso mesmo assim iniciar minhas capturas de emails e envios?

Preciso iniciar minhas campanhas, mas isso está me deixando com receio de gerar algum problema e perder minha conta no servidor da Amazon.

Como usa 2 servidores diferentes o MX deve ser diferente para cada um deles.

Exemplo:

Server Nos EUA
mail-eua.domínio.com

Server SP
mail-sp.domínio.com

Ou simplesmente:
mail
e
mail2

Gabriel, deu certinho. Valeu!

Agora, só mais uma dúvida… como eu já havia feito as configurações que você passa no Mautic de integração com a Amazon SES, mudando o MX dos servers de “mail” para “outro-mail”, eu preciso fazer alguma alteração nessa integração do Mautic com o SES?

Não.
Não precisa alterar nada na configuração do Mautic.

1 curtida