Vou instalar um CloudPanel na Digital Ocean (desisti de usar instalador do KeepCloud). Além de WP deverei instalar outros aplicativos. Mas a questão agora é o tratamento dos dominios em relação ao sistema total Explicando: o sistema que vou montar é para venda de imóveis na planta (lançamentos) e revenda (prontos e usados).
Então terei mais ou menos isso:
1- na raiz do meudominio.com.br uma página de entrada, com informações gerais (isntalado pelo CloudPanel)
2- no subdominio 1 um blog sobre imóveis no DF: imoveisnodf.meudominio.com.br (instalação do CloudPanel)
3- Discourse em um subdominio de comunidade de clientes e corretores de imóveis
3- diversas landing pages em imoveisnodf.meudominio.com.br/lp/lp1 (lp2, 3, 4 etc). Uma landign page para cada lançamento.
Aí terei vários subdominios com scripts que não necessariamente serão instalados pelo CloudPanel: perfex (crm); typebot, N8N, LimeSurvey (formulario e pesquisas).
A questão é: como orquestrar tudo isso? Um único exemplo: o usuário está no blog lendo e resolver pergunta alguma coisa e isso vou programar com typebot, que está noutro dominio. É só uma questão de por um botão linkado para o subdonimio onde está o type bot ou tem como chamar o typebook dentro do blog? E questão de integração fetia pelo N8N? Por exemplo, o usuário preeche formulário no Lime Survey e quero que processe tudo a partir de regras.
Parece que estou diante de uma complexas arquiteura de integração de diversas ferramentas. Fazer isso tudo sem bugar ou ficar dando pau o tempo todo parece um desafio grande.
Que papel deseenpanha o CloudPanel nisto tudo? Facilita ou dificulta o trabalho? Tudo precisa estar mesmo em subdominios? Nao poderia ser em diretorios do tipo imoveisdf.meudominio.com.br/typebot?
Sim, de fato inicialmente é uma arquitetura um pouco complexa.
Mas lhe garanto que é a estrutura mais robusto e barata que temos a disposição.
Minha recomendação seria para instalar o CloudPanel em um servidor com o objetivo de hospedar todos os sites Wordpress através dele. Indiferente se dominio principal ou subdominio.
Tudo que for Wordpress vai nele.
Um segundo servidor com o Setup Orion para as demais aplicações.
As integrações são feitas através de cursos das próprias aplicações não tendo relação direta com o servidor.
Ao exemplo do TypeBot. Você cria seu fluxo e insere o Fluxo criado dentro de seu site indiferetente do servidor ou dominio onde o site foi instalado.
A instalação dessas aplicações dentro de diretórios é muito mais complexa e bem mais limitada.
Não recomendaria.
Obrigado. Em relação ao Orion: eu sigo vários grupos destes aplicativos todos, tanto na Automatic como no HubConnetc etc. Mas, tenho a propensão de evitar usar esses setups e talvez por ignorância. Assim: fico pensando como são preparados estes setups, o que pode ser incluído etc. Se bem que o profissional do Setup Oriont parece ser muito correto e grande profisional. Mas, me responda: 1- não ficaria preso a uma configuração de setup que não foi eu que fez?; 2- que vantangens, além de ser mais rápido, terei ao usar o setup Orion?
O Setup instala de forma muito aprimorada toda estrutura para trabalhar com docker.
O que o Setup faz em poucos minutos, se feito de forma manual demandaria muito conhecimento e muito tempo de trabalho.
Ele é um facilitador, um atalho para quem tem pressa ou tem pouco conhecimento tecnico.
Mas ele é correto e confiável.
De toda forma, ficar 100% dependete do setup não é interessante. Em um momento ou outro você pode se deparar com situações que nao saberá resolver.
Então recomendo sim usar o Setup mas em paralelo estudar a estrutura do Docker e as aplicações que envolvem esse ambiente para conseguir lidar com configurações mais avançadas ou imprevistos que podem acontecer.
Perfeito. È o que vou fazer, No fundo, quero formar equipe técnica aqui em Brasília, dentro do meu projeto de empresa de participação comunitária. Eu mesmo, estudante de ciências econômicas e administração, quero focar mais em gestão. Mas, tenho que dar meus pulos neste começo, não os instaladores automáticos serão úteis. Mas me diga uma coisa: depois de instalado automaticamente, por exemplo, pelo setup Órion, eu posso, tendo conhecimento, mudar essa configuração do setup? Em outras palavras: usando o setup Òrio ou outros, perco o controle da instação ou ao adquirir conhecimento posso aumentar meu controle sobre a instalação? Pergunta de quem não tem uma visão produnda mesmo dos processos. Desculpe-me.
Sim.
O Setup monta uma estrutura completa e editavel.
Ele basicamente automatiza a instalação das aplicações e lhe da liberdade total para fazer edições e configurações personalizadas.