Quanto de memória e CPU para um site de notícias baseado em acessos

Olá de novo. Eu hospedo aproximadamente 50 sites de clientes, todos em Wordpress. Eu os divido em uns quatro servidores para evitar se um servidor cair, todos os sites fiquem igualmente afetados. Ocorre que há sites com apenas 100 a 150 acessos por dia, mas também tenho sites com 350 acessos simultâneos no horário de pico. Os sites com mais volumes de acessos eu queria criar um servidor só para eles. Tem ideia de quanto de memória e de CPU eu tenho de reservar para esses sites maiorres. Exemplo: para 50 acessos simultênos eu poderia usar um servidor micro, de meio giga de memória, como os do Light Sail da Amazon AWS? E para um site de 100 acessos simultêneos seria suficiente um vcpu e 1gb de Memória Ram? Noc aso de 500 acessos simultênios, nos horários de pico, 2vcpu e 2Gb de ram seria suficiente? Por favor, me dê uma orientação. Eu queria ter uma ideia de quanto de recursos eu deveria provisionar para cada site, de acordo com o seu consumo. Tenha em mente que são sites de notícias todos em Wordpress e com um layout que carrega pelo menos 30 a 40 fotos na capa. Exemplo: www.folhadevilhena.com.br

Não tem como lhe responder isso.
Vai depender unicamente de como bem está sendo feito o cache desses sites.

A alguns dias publiquei um vídeo no YouTube sonbre.
Recomendaria assistir.
https://youtu.be/PoE2QlMN6C4
https://youtu.be/ogx1Ie9Jppk

Assisti sua aula. Muito boa. Há, porém, algo que precisa ser ajustado enquanto sugestão. Você apresentou um site com quase nenhuma informação e agregou a observação de que o objetivo de todo o site é ser leve. Concordo que todo o programador de um site deve pensar na experiência do usuário. Há, porém, situações em que a leveza de um site simplesmente não tem como ser implementada. Um site de notícias em geral tem uma capa com 20 ou 30 chamadas, cada um dessas chamadas com uma foto. Além disso, sites de notícias são mantidos por anúncios e muitos desses anúncios tem imagens, algumas até bem pesadas. Logo, você precisa compreender que não é tão simples assim otimizar um site. Cada site tem suas próprias necessidades. Veja um exemplo claro: para o buscador do Google eles realmente conseguem fazer uma página leve. Tudo o que precisa constar é algumas informações da empresa e um campo onde nós, mortais, digitamos uma palavra chave e o banco de dados nos faz o favor de entregar mais ou menos a informação que buscamos. Agora veja o caso do site do Youtube. Não tem como ser leve. Lá existem dezenas de vídeos, que mesmo sendo só o link, na capa há uma imagem para cada um desses links.
Por fim, fica aqui meu respeito por sua informação, mas o meu adendo ao quesito simplicidade de uma página. Ela é possível para um blog. Já para um site de notícias, não.

Como você nos ajuda muito nos proporcionando conhecimento, a título de sugestão eu gostaria que você testasse sites realmente próximos da realidade para que tivessemos uma noção. Reproduza um site de notícias com muita informação como o www.globo.com, por exemplo, e testasse a exaustão. Assim vc teria como realmente nos dar uma informação perto daquilo que precisamos. Convenhamos: uma página com um olá mundo não é algo que nos sirva realmente com praticidade para análise.

Talvez tenha faltado para você apenas buscar um pouco no canal e ver um vídeo como este: https://youtu.be/ogx1Ie9Jppk

Como expliquei nos vídeos.
É um teste de tráfego com site limpo.
Ele serve de referencia para saber o que o servidor é capaz de suportar.
Nunca falei que o resultado final do site será igual ao do vídeo.
Mas explico nas aulas que cada site depende de diferentes plugins e temas e isso leva a diferentes recursos de .js, css e outros. Logo a resultados diferentes.

Então acredito que você não leu minha primeira resposta neste tópico onde lhe disse que não tem como saber quanto tráfego um servidor vai aguentar.
Isso depende apenas dos recursos que seu site carrega e o quanto ele é otimizado.

Você apenas vai saber o tráfego que seu servidor aguentar fazendo testes práticos e lhe sugeri os vídeos para que você mesmo pudesse testar em seus sites.

Sobre o que mencionou a sites próximos a realidade.
Meus sites EXETO PAGINAS DE VENDAS são todos minimalistas e otimizados exatamente como a pagina que utilizei nos testes.
Se seus sites tem necessidades diferentes vai suportar menos tráfego e vai precisar de servidores maiores.
Mas você apenas saberá testando.