Qual servidor usar em 2023? Brasileiro ou internacional?

Como comentei em outro tópico, minha conta na hetzner foi deletada, a empresa nem se da ao trabalho de me ajudar a recuperar os meus backups, o suporte é horrível e não me dão informação de nada do que houve, apenas deletaram a minha conta e tchau.

Então vou ter que refazer meu fórum do zero num novo servidor e gostaria de pedir sugestões a vocês.

Eu sei que se eu usar dominio BR, todos os meus dados ficam disponíveis na internet (Eu fiquei maluco quando descobri isso, teve gente de má fé que usou esses dados pra puxar o meu endereço e pedir ifood todos os dias no meu nome)

Então o dominio eu uso internacional, e sobre o servidor, se eu usar servidor BR meus dados ficam expostos também no registro.br ?

é melhor usar servidor BR ou internacional?

Se usar servidor no Brasil seus dados não ficam expostos.
Servidor no brasil é muito melhor para desempenho. Definitivamente seus sites serão mais rápidos com server no Brasil.
Mas server no Brasil também é mais caro. Vultr tem server no Brasil com custo aproximadamente 30% superior a servidores americanos.

Um recomendação.
Sempre é importante manter backups externos de nossas aplicações.
Por aqui faço backups externos para o Amazon S3 é super barato e o Discourse tem recursos nativos para fazer backup para Amazon S3.

Eu aprendi isso da pior maneira kkk
É verdade que da pra fazer backup pro Google Drive?
Sobre os servers, esse contabo é bom? Vi que eles tão com um preço interessante

VPS with the Best Price-to-Performance Ratio | Contabo

Outra duvida: qual o minimo de configuração que deve ter para ter um fórum de 200 pessoas online?

Contabo é barato.
Mas pelo panel arcaico e poucos recursos de gestão não costumo trabalhar com eles.
Hoje estou muito mais inclinado a utilizar Vultr, mesmo sendo mais caro.
Sempre tive ótimas experiencias com Vultr.

Sobre backup.
Para Wordpress tem várias formas de fazer backup para GDrive.
Mas como trabalha com Discourse é mais complicado. A única opção nativa de backup externo é Amazon S3.

Mas considero o Amazon s3 justamente a melhor opção para backup.
Pessoalmente faço todos os meus backups para Amazon s3. O custo é muito baixo.
Armazeno vários GB de backup lá e custa alguns centavos por mês.

E como se trata de um serviço pago você também tem algum respaldo juridico.

E sobre o servidor qual eu devo frizar na hora da compra?
Memoria ram? CPU? Transferencia? Armazenamento? Ou se é da AMD ou INTEL?

Eu vou ver sobre isso, obrigado por me informar

Eu sempre começo pelo mais barato.
Aumento somente se necessário com base no recurso que está em falta.

Até por isso não trabalho com Contabo.
Na Contabo depende de suporte para qualquer upgrade. Na Vultr e outras você tem esse controle.

Eu gostava tanto da Digital Ocean, pena que ta caro, eu vou ver sobre a Vult

eu vi que a Oracle deixa vc criar um VPS de graça, isso é verdade?

Máquinas Virtuais (VM) | Oracle Brasil | Oracle Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=g7sP33QtuxM

Boa Tarde,

Sim a oracle tem uma maquina virtual de graça, eu ja uso eles há 2 anos e nunca tive problema, o unico problema é por ser uma arquitetura ARM a maioria dos Paineis de host como Cpanel, CWP e outros ele não aceita, ja o aaPanel aceita muito bem, inclusive eu uso ele nessa maquia e nunca mais tive dor de cabeça, a diferença é que você precisara configurar tudo manualmente fora isso ta tudo de boas

Sim.
É verdade.
Mas não é tão simples. Tem varias regras e eles podem tomar esses servidores de volta caso precisem deles.
Estou em contato com a Oracle e estou listando todas essas regras de forma a manter os servires sempre ativos.
E se tratam de servidores ARM que algo completamente diferente de AMD e INTEL.
Mais para frente vai ter aulas sobre isso aqui no Academy.

Se quiser usar pode usar os server ARM da Oracle.
Mas saiba que tem riscos.

Melhor não arriscar então, os servidores ARM são ruins?
Eu vi que a Hetzer ta usando server arm ampere

Não são ruins. São diferentes, outra arquitetura.
Ou seja, dependendo da configuração pode não funcionar corretamente.
Mas será muito bem atendido se usar apenas aplicações compatíveis.

O que ensino aqui sobre instalação de Discourse deve funcionar perfeitamente no Oracle e pode sim usar.
Mas obrigatóriamente terá que utilizar backup externo pois se por motivo a Oracle não aprovr sua conta os servidores podem ser tomados.
Então precisa de backup externo para reativar os projetos.

Existe todo um processo desde a contratação até a aprovação da conta na Oracle para garatir a conta e recursos contratados.
Estou em contato com a Oracle em busca de formar uma parceria e ter alguns benefícios para nossos alunos.
Estou realmente acreditando que terei novidades boas a respeito em breve.

Sera que da pra usar de boa o discourse, nela?
Vc tem o link para eu ver?