Qual painel usar atualmente: AgiusCloud, aaPanel ou WordOps?

Olá à todos da comunidade!

Eu tenho atualmente um servidor Vultr que tem 8 sites instalados, sendo 5 wordpress e 3 mautic, tudo feito via AgiusCloud.

Ocorre que estou pretendendo desmembrar estes projetos, cada um no seu próprio servidor, mas essa migração será gradual, começando pelos que tem tido mais tráfego e pelo mautic onde rodo mais campanhas.

Daí voltando aqui no Gerenciando Web, vejo que temos mais opções de painel, como a aaPenal e os scripts do WordOps. E então, qual adotar na atualidade?

Questiono isso porque, na verdade, sinto que a AgiusCloud, além de pago, encontra-se muito parado, e não permite muita flexibilidade. Diante disso, o aaPanel é a alternativa mais indicada? Assisti o curso dele e achei bem interessante a sua modularidade.

Realmente tenho recebido muitos questionamentos sobre qual melhor opção para gerenciamento de Cloud.

Essa é uma questão muito pessoal e depende muito de suas preferencias.
Mas vamos lá.

Suporte.
Se você depende muito de suporte então uma opção paga como Agius é mais indicada.

Múltiplos projetos.
Se precisa hospedar múltiplos projetos no servidor então aaPanel é mais indicado pela flexibilidade de recursos e gerenciamento.

Se quer hospedar somente um ou poucos sites Wordpress no servidor o WordOps é incrível.

Pessoalmente tendo a utilizar o aaPanel pois tenho sentido que ele se encaixa melhor na necessidade da grande maioria de nossos alunos.
O aaPanel tem desenvolvimento mais presente e sinto falta disso no WordOps.
Por isso hoje recomendo contratar apenas um servidor e configurar com o aaPanel e hospedar seus projetos através dele.

Faço a indicação de utilizar apenas um servidor por dois motivos.

1 - Facilita o gerenciamento.

2 - Atualmente indico Hetzner para quem precisa hospedar múltiplos projetos.
Isso por que o serviço deles é excelente e o valor de servidores maiores é muito mais em conta que Digital Ocean.
Se comparar os preços entre Hetzner e Digital Ocean os servidores pequenos se equiparam mas servidores maiores a Hetzner é muito mais em conta.
Por isso é mais viável contratar um servidor maior da Hetzner e hospedar todos seus projetos nele do que contratar múltiplos servidores pequenos.

2 curtidas

Sobre desempenho final dos sites nas diferentes plataformas.
Vai depender muito do site.
Em algumas situações o WordOps se sai melhor e em outras o aaPanel.
Mas de forma geral todos entregam desempenho excelente.

1 curtida

Gabriel, muito obrigado pelo panorama que você deu sobre esse assunto!

De acordo com os seus argumentos, fiquei convencido a usar o aaPanel mesmo. Eu até hoje nunca precisei usar o suporte da AgiusCloud e sinto que só tá comendo o meu dinheiro, sem trazer inovações ou mais flexibilidade para a gestão dos meus projetos.

Estou assistindo ao curso aqui do Gerenciando WEB sobre o aaPanel e estou vendo que, seguindo o passo a passo dado, não é difícil configurá-lo e me pareceu bem versátil.

Com relação à dividir ou não os servidores, eu já tinha até criado ontem um 2.º servidor CentOS na Vultr, mas depois de sua dica de preferir um servidor mais robusto do que vários pequenos, vou lá na Hetzner dar uma olhada e criar uma conta lá.

Mais uma vez, muito obrigado!

1 curtida