Olá prezado mestre Gabriel, conforme lhe disse sobre um problema, no Server e/ou Wordpress.
Veja ao acessar meu site, veja o que ocorreu. no print. ( o Outro site que também está no mesmo servidor) a tela apresentou Erro 502 .
Novamente tive que acessar o server via SSH e apareceu que era requerida um restart. usei o comando wo stack restart…Ok e dei um reboot no sistema. Ok tudo normal…
Mas é a 2ª vez que acontece…e estou investigando. Ok
Agradeço uma orientação.
Gratidão sempre..
Telêmaco barbosa
Envia a url do site para: academy@gerenciandoweb.com.br
Gostaria de verificar.
Se puder, envia também o acesso SSH.
Mas a primeira impressão que tenho é de que se trata de algo referente as configurações do tema e não de um problema de segurança.
Mas gostaria de verificar.
Prezado Gabriel, acabo de enviar os dados via e-mail informado.
Gratidão
Recebi o acesso e verifiquei o server.
E sim, realmente seu site foi invadido.
É difícel saber exatamente por onde entrou a invasão.
Mas como usa o Elementor e se fosse chutar diria que é referente as falhas de segurança reportadas recentemente no Elementor e nas extenções dele.
Veja aqui a listagem de problemas de segurança recentes do elementor: https://wpscan.com/search?text=elementor
Por isso é importante sempre atualizar rapidamente plugins e temas.
O que fazer agora.
Segue as orientações da aula https://academy.gerenciandoweb.com.br/seguranca-wordpress/limpando-sites-infectados/
P.s: Durante os últimos 20 dias recebi pelo menos 30 ralatos de sites invadidos.
A única coisa que todos tinham em comum é o Elementor.
Olá prezado Gabriel
Gratidão por sua preciosa colaboração.
Vou seguir as orientações.
No entanto, neste servidor, tenho mais 02 sites, Um inativo e o outro que é projeto meu.
Como estou precisando repaginar tudo e refazer um monte de coisas. Vou construir NOVO projeto NOVO site em Novo servidor com mais atenção aos critérios de segurança.
Outra questão é . NO outro server que tenho que de vez em quanto ocorre falta de conexão com bando de dados…pode ser indício de invasão ou manutenção e otimização do Banco de dados. ???
Grato