Primeiros passos para um DATACENTER EM BRASÍLIA - 2027

Gabriel, não que eu vou mexer com isso agora, mas no meu projeto de desenvolver uma SA de capital fechado em Brasília, do tipo “empresa de participaão comunitária”, já estou, como aluno de ciências econômicas, começando a fazer planos de negócios para algumas futuras empresas filhas.
Uma delas será um datacenter(já vi que tem livros bons sobre DATACENTERS), que vai começar do zero como empresa de hospedagem, mas não quero entrar como revendedor de nenhuma dessas hospedagem que exitem por aí.
Minha ideia é usar VPS de uma destas empresas mais conceituadas e montar lá toda a minha infraestruta. Então pergunto:
1- não quero uso CPANEL. O AAPANEL poderia ser usado no lugar do CPANEL? OU outro opensource? Recomenda algum?
2- Seu curso de montagem de computadores dá base para uma equipe básica inicial montar servidores de alta escala, especial para DATACENTERS?
3- Tenho visto muito vídeos e vi que o número de ferramentas open source está só aumentando. Conheci o KUMA, por exemplo. Qual ferramenta de monitoração você conhece e recomendaria para esse futuro datacenter (se eu conseguir juntar massa crítica aqui em Brasília, deve se algo para 2027), pois até lá serei economista e estou estudando os caminhos para captação de recursos no BNDES etc.

Tenho outra questao, mas essa quero enviar diretamente para você.

1 - Quais aplicações você quer hospedar?
2 - Não. O curso é para lhe auxiliar a montar o melhor computador pelo menor custo.
2 - O KUMA é uma das melhores opções que conheço.

1 curtida

No momento estou focado na instalaçõa do WordOPS (refazendo curso de SuperServidor e depois WordOPS + seríe WP).
Mas, em relação ao projeto de mais prazo, quero desenolver VPS para quase tudo: WP, Joomla, Drupal, N8N, CRM. programa de BOT, Mautic, redes sociais open source etc. Apesar de estar muito focado em ciências econômicas, não consigo largar a área de tecnologia.
Então, seus cursos serão de fundação importância. Estou fazendo também DevMedia… e estudos avulsos.
Você já respondeu em 2 sobre os servidores.
O Kuma então vou adotar. Ele substitui o WordOPS?
De resto, vamos em frente.

Não. O Kuma nao substitui o WordOps. Ele é apenas um sistema de monitoramento.
Ele não prepara o server para instalação de sites e aplicações.

1 curtida

Para Wordpress e Mautic recomendo a utilização do WordOps.
As demais aplicações precisa avaliar, algumas delas não terá como instalar com o WordOps.

Para estas aplicações em expecífico um server com aaPanel pode sim ser uma alternativa.

1 curtida