Perda de Conexão com BD

Prezado mestre Gabriel.
Estou tentando resolver um problema recorrente no meu site. as vezes de 30 a 40 dias ocorre a preda de conexão com banco de dados…então acesso o servidor e dou um reboot. Porém preciso resolver essa questão pois ainda não identifiquei o porque, já conferi dos dados de Nome de BD Usuário e senha. Tem alguma orientação por favor.

Grato.
Telêmaco Barbosa

1 - Reforça a segurança.
Quedas de banco de dados costumam acontecer por alto uso de CPU que é causado por ataques.

2 - Reveja seus plugins.
Pluguins desatualizados e pouco utilizados podem cusar erros o que causa alto consumo de CPU e gera quedas no banco de dados.

3 - Se tem certeza que não tem erros de segurança no site e tem certeza que está trabalhando apenas com plugins de qualidade faz um upgrade no server.

Estou utilizando plugins todos originais e sempre faço snapshots. Consumo de CPU entre 1.5 a 1.7% Memória 60% …Uso o firewall da CDN cloudflare e regras…UnderAtack…etc…as vezes leva 30 dias…Para ocorrer. Todos plugins sempre atualizados. Hoje quando ocorreu o erro…teve um Pico de CPU 24.82% quase 25% Agora! como aumentar mais a segurança. ?Plugin de segurança iThem Security é muito bom .
Vou correr novamente todas configurações.

Está olhando este pico de CPU nos gráficos do Cloud?
Se sim, acredito que não está correto.
Este grafico é para internvalos grandes.
Picos de 100% de CPU costumam derrubar o banco de dados em segundos e quando isso acontece alvos de ataque como wp-login.php, wp-cron.php e xmlrpc.php param de responder e o ataque para.
Mas isso costuma ser tão rápido que não é registrado pelo grafico do Cloud.
Você ve isso pelo htop em tempo real.

Como teve a queda, agora você deve ver os logs de acesso para identificar se foi ataque e qual foi o alvo do ataque.
Identificando o alvo do ataque consegue ser preciso no bloqueio.

Não esses picos de CPU estou monitorando pela Digital Ocean porém o Pico não passou de 25% vou conferir na CloudFlare e vou ver pelo htop. Aconteceu e de imédiato acessei o Server e Dei um Reboot voltou a funcionar. mas vou usar o htop para vasculhar. E vou medir isso no CDN Gratidão.

Foi exatamente isso que expliquei.
Esses graficos da digital ocean não servem para monitorar picos momentaneos de alto uso de CPU.
Servem apenas para monitorar o uso de CPU ao longo do tempo.

O que você precisa fazer agora é verificar os logs de acesso e identificar acessos suspeitos.
Tem aula passo a passo no curso de segurança para Wordpress.

Verifiquei no logs da CDN cloudflare…eventos de singapura então no bloqueio GeoIP bloquei o acesso de mais 03 regiões. Agrova vou acessar o Htop

Verifica o log do WordOps:
nano /var/log/nginx/dominio.com.br.access.log

Veja o log de momentos antes da queda.

Vou anexar um arquivo - bloco de notas com um print do momento + ou - da hora da queda de conexão…se puder dar uma olhada no print tela praticamente momentos antes da queda de conexão. Não é muito preciso.


anexo…agradeço.

Neste print não vi nada muito fora do normal.
Verifica se encontra um padrão que se repete constantemente.