Para infoprodutos, plataforma própria ou de terceiros?

Já defini bem que vou trabalhar com infoprodutos (cursos e ebooks), mas estou com muita dúvida se adoto plataforma de terceiros (Hotmart, Eduzz etc) ou se invisto na minha própria plataforma (WordPress com plugin de LMS/EAD), combinada com Youtube/Vimeo etc.
A questão é que o Gerenciando WEB nos dá conhecimento suficiente para ir por conta própria e eu tenho duvidado das reais vantagens de adotar Hotmart, Eduzz ou outra plataforma.
Na Hotmart, por exemplo, tudo é pago… e não me parece que os recursos de ensino com muitos exercícios lá simula um LMS completo (seja com WP ou outro LMS independente, como o Moodle, Atutor ou outro.
Aqui a gente aprende até a montar comunidade com o Discorse. Tudo bem que terei o trabalho de aluguel de servidores, configuração e manutenção, mas isso pode se tornar uma vantagem muito grande com o crescimento do projeto.
Afiliação com WP pode ser criada com um plugin (e creio que deve funcionar bem). Com plataforma de terceiros os leads são meus ou da plataforma? Vou ficar de rabo preso eternamente à plataforma, via termos de uso?
Enfim, estou bem indeciso, e enquanto isso já comecei a elaborar o primeiro curso e a redigir o primeiro ebook. Se puder dar sua opinão, de forma ajudar na minha decisão, ótimo. Se não, paciência. E é claro que não espero que você diga o que devo ou não fazer. Quero é um comentário lúcido, que dê uma clareada na minha cabeça.

Opa. Boa pergunta.
E realmente não posso dizer o que deve fazer mas posso compartilhar um pouco da minha experiência.

Plataforma própria lhe da muita liberdade.
Gestão de membros, comunidade, flexibilidade para trocar meios de pagamento.
Mas acredito que seja uma solução para quem tem um perfil técnico e está disposto a investir.
Precisa de manutenção, atualizações, integrações e monitoramento constante.
E com certeza terá custos superiores a utilizar uma plataforma pronta.

Acredito que para quem não tem conhecimento tecnico avançado ou mesmo equipe não vale a pena.

Sobre plataformas prontas realmente tem a questão de ficar refem da plataforma.
Mas atualmente as plataformas estão muito robustas e dificilmente lhe deixarão na mão.

Então vai depender muito do seu perfil.
Também sugiro ver o curso Infoprodutor raiz que temos aqui no academy.
Nele mostro como criar uma area de membros semanhante ao Academy.
Isso pode lhe ajudar a tomar uma decisão.

1 curtida

Mais uma colocação.
Mesmo usando area de membros em infra própria ainda vejo vantagens em usar plataformas como Hotmart e outras como meio de pagamento.
Para gestão de afiliados eles realmente disponibilizam recursos muito melhores que encontramos em plugins Wordpress.

Resposta positiva, que me ajudará a tormar uma decisão. Uma questão é que, no caso da Hotmart/Eduzz, parece que mudou muito. Eles criaram um monte de serviços. O atendimento tá automatizado na Hotmart e isso é péssimo, Já tem um tempo que estou tentando obter uma lista de recursos parar elaboração de exerícios, para eu ver alocarei lá meu curso, e só recebo resposta automatizada. Ou talvez de algum estagíário, que não entende bem o que quero saber. Dei um tempo para adiantar o conteúdo, mas precisarei deles essas respostas.
Já tinha programado fazer o curso INFOPRODUTOR RAIZ… e só estou amadaurecendo e detalhando plano completo de ação para começar e por a mão na massa logo.Mesmo que adote alguma plataforma de terceiros, alguma coisa terei que ir de plataforma própria, com landing pages próprias
E esqueci de mencionar que também vou exercitar minha boa capacidade de redação para criar conteúdo em blogs próprios, temáticos, e venderei cursos aos quais me afiliarei (inclusive esse aqui, quando chegar o momento). E venderei meu cursos lá também.

opa, achei esse topico interessante, pois eu to justamente querendo ter a minha propria plataforma pra nao ser refem de outras… o que eu andei percebendo, é que todas as plataformas, hotmart, ticto, eduzz, perfect pay e etc tem problemas… nenhuma vai ser perfeita, tanto é que migrei pra varias plataforma, nenhuma me convenceu. Uma coisa que me deixou na vontade de ter a propria plataforma foi pra ganhar mais grana… e nao dar porcentagem pra plataforma de terceiros. Confesso que a experiencia de ter a propria plataforma é bem estressante quando se é iniciante, eu mesmo sou… passei por uns perrengue aqui, mas sigo pesquisando no google e tirando duvidas aqui na comunidade. O que ta me convencendo a ficar aqui foi que o Gabriel ensina muita coisa, tudo completo… sem contar o mautic, que eu nem instalei ainda, pensando na grana que irei econimizar… to na vontade grande aqui, mas to seguindo dando um passo de cada vez. Não pode ficar ansioso, pois to a 4 dias sem anunciar só pra aprender a ter a propria plataforma. Uma coisa que me motiva tambem a nao ir pra plataforma de terceiros… é que, só passei estress em ficar sem suporte, integração que falha, pixel que nao funciona, dinheiro que nao da pra sacar, erro de pagamento, e por ai vai… ou seja, se for pra gente passar raiva, que pelo menos seja com o nosso proprio projeto kkk problemas sempre vai existir mesmo

1 curtida

Uma dúvida que tenho é se essas plataformas usam os leads que capturamos. O Mautic funciona perfeitamente bem e sempre está melhorando. Combinado com o N8N vira uma potência. Tem os problemas mencionados pelo Gabriel, mas na medida em que o empreendedor for aumentando a renda, poderá se articular para aumentar a equipe e pode atér começar a ganhar com prestação de serviços também. A PowerTic começou bem cedinho com o Mautic, focou nisso e hoje tem estrutrura para atender grandes empresas. Um infoprodutor preparado por expandir muito o seu trabalho. As dificuldades iniciais podem ser superadas com disciplina rapidamente, principalmente se o infoprodutor souber lidar bem com tudo, da produção à venda. Gestão de tráfego é fundamental. Mas, não se pode cometer no começo os erros que cometi, de querer fazer muito em pouco tempo e sozinho.Eu no começo do ano passado quase estafei, tive depressão e outros problemas. Perdi trabalho de dois anos. Agora estou voltando com o pé no chão e não vou dar um passo antes de preencher todos os pré-requisitos. Outra necessidade é planejamento. Ter visão de todo o processo e saber por onde começar. Aqui no Gerenciando WEB dá para pegar uma visão boa de praticamente tudo.
Mas, voltando às plataformas de terceiros, tem esses problemas todos citados pelo Lucasi. Elas cresceram muito, principalmente a Hotmart, e partem para automatização total. É um erro achar que automatização pode resolver tudo. Tinha que ter uma opção do tipo “Quero falar com um atentende humano”. Tem as falhas mencionadas. E outra: aquele tanto de gente querendo ser afiliado não é vantagem nenhuma. Por que a Hotmart está dificuldanto um pouco a afiliação? Porque vira casa da mãe Joana. Tem gente que gosta de mentir, manipular e fazer tudo tipo de trapaça. E cá entre nós: um profundo conhecimento de gestão de tráfego é capaz de nos liberar da necessidade de dependenr de afiliados no atacado. Imagine aplicar o dinheiro pago em comissão de afiliado em ADS no Facebook, Google, Youtube, Bing etc.
Mas, não estou dizendo que seguir por conta própria é o melhor. A resposta do Gabriel deve ser o ponto de partida. Depois pesa-se tudo… e o perfil de quem está lidando com isso deve ser levado em conta. Se for só renda extra e ganhar experiência, o melhor, na minha opinião, é começar só como afiliado. Assim, sim, a saída é ser filliado de bons produtos nas plataformas. Com isso se ganha experiencia em ADS, em construção de blogs, landing pages…e sem dispensar as ferramentas das plataformas. Cada um dando o passo que der conta de dar.
Para se criar infoproduto é preciso ter bagagem cultural e/OU conhecimento técnico. Não é para qualquer um. Mas, existe o caminho das parcerias. Existe o caminho das cooperativas etc.

Esse realmente é um assunto complexo.
Todas as opções tem vantagens e desvantagens. A escolha vai depender do perfil de cada um.
Em minha opinião sempre temos que focar em autonomia.
Quanto mais independete de serviços e plataformas de terceiros melhor.