MySQL parando sozinho

Boa tarde à todos!

Criei agora em janeiro/22 um servidor na Hetzner, seguindo todo o curso de aaPanel aqui do Gabriel, instalando site wordpress e mautic. Ocorre que, já aconteceu algumas vezes (a maior parte delas é quando disparo uma campanha do facebook para minha página de vendas wordpress) do MySQL parar, deixando meu site fora do ar sem acesso ao Banco de Dados, me obrigado a ir no aaPanel e reiniciar o Banco de Dados.

O que pode estar gerando esse problema?

Meu tráfego na página de vendas é pequeno ainda (menos de 100 visitas por dia). Meu Mautic está vazio ainda e sem nenhuma campanha ou broadcast rodando. O servidor é VPS de 2 vcpu e 2GB ram, hospedado em Ashburn, VA, us-east.

Noto que ele é mais lento que outro que tenho na Vultr com metade dos recursos, hospedado em Miami.

Fico grato à quem puder me ajudar com uma luz do que possa estar acontecendo.

1 curtida

Como estão as configurações de cache do seu site?

1 curtida

Eu procurei seguir o que você recomendou nas aulas de aaPanel. Confesso que meus sites estão com desempenho ruim no GTmetrix e PageSpeed, e fiquei sem entender se o que está deixando esse desempenho ruim é o Google Tag Manager e/ou checkout da Eduzz inserido nas páginas de vendas.

Segue como estão as configurações de cache:








1 curtida

Agora não estou conseguindo mais acesso ao aaPanel. Já tentei o BT via terminal e nada, a página do aaPanel nem carrega. O que mais posso tentar?

1 curtida

De forma geral as configurações de cache parecem OK.

Sobre as quedas.
Teve picos altos de utilização de CPU ou memória?
Já verificou os logs de acesso para analisar possível ataque?
Tem espaço em disco disponível?

Sobre seu site/aplicação.
Tinha quedas antes da migração?
Tem certeza que o bando de dados está OK? Tenta executar algumas otimizações do banco, pode ser feito inclusive pelo próprio plugin do LiteSpeed.

1 curtida

Sobre o acesso ao painel preciso de mais informações para lhe orientar.
Qual o IP do servidor?
Qual domínio de acesso?
Tem alguma chave de acesso na URL?
Qual a porta de acesso?
DNS está configurado corretamente e proxy do CloudFlare desativado para o subdomínio de acesso?

1 curtida

Olá Gabriel, com relação ao aaPanel, o acesso acabou retornando, mas não consegui identificar o que causou o problema. Apenas voltou a acessar.

Com relação às quedas do MySQL, notei alguns picos de CPU pontuais sim. Confesso que não consegui identificar no log se sofri ou não tentativa de ataque. O estranho é que, toda vez que ativo uma campanha de facebook ads, o MySQL está caindo, o que acho bem estranho.

Com relação a espaço em disco, só tem 27% ocupado. No geral, a RAM está em 28,3% e uso da CPU, na maior parte do tempo, está em 3,5%.

Com relação aos meus sites e mautic, nem cheguei a migrar todos para este VPS Hetzner. Sempre rodei tudo na Vultr com metade dos recursos e nunca tive qualquer problema parecido.

Há possibilidade de, na criação desse servidor na Hetzner, eu ter tido o azar de ter ocorrido alguma falha de instalação? Vale a pena criar uma nova instância na Hetzner (até mais parruda) e testar se vai dar o mesmo tipo de problema?

1 curtida

É possível.
Mas antes me fala mais sobre o tráfego que essas campanhas geram.
Trazem um número significativo de visitas para o site?

1 curtida

O que está acontecendo é exatamente o seguinte: eu publico a campanha no gerenciador de anúncios do facebook ads e alguns minutos depois eu percebo que o banco de dados está parado. O curioso é que não há um aumento repentino do tráfego no site. Na última campanha, durante o dia inteiro em que publiquei a campanha, foram 23 cliques e apenas 9 visualizações da página de vendas, justamente porque o site havia caído pela parada do MySQL.

Eu só consigo concluir que não tive sorte na criação dessa instância de VPS, não acha?

1 curtida

Não parece estar relacionado as campanhas.
É raro mas também já peguei maquinas com defeitos.

Tenta contratar outro.
É o único teste em que consigo pensar no momento.

1 curtida

Vou fazer isso Gabriel. Obrigado pela ajuda!

1 curtida

Foi identificado o motivo do problema neste caso?

Não. O que eu fiz realmente foi contratar uma nova máquina e começar tudo do zero, mas depois disso, não tive mais problemas, pelo contrário, o servidor agora está estável feito uma rocha. Não posso deixar de acrescentar que aproveitei também para contratar uma VPS mais parruda dessa vez, a escolhida foi a CPX31, com 4vCPU e 8GB de ram.

Rodrigo então possivelmente era algum defeito na máquina!
Mas que bom que você conseguiu criar um nova máquina mais parruda e no final deu tudo certo!
Obrigado e sucesso!

1 curtida