Minha experiência com o plugin WP Rocket

Antes de comprar o plugin WP Rocket, eu usava o fastcgi_cache, conforme é ensinado nas aulas.

Vai fazer um ano da mudança.

Meu site costuma ter uns picos de audiência muito elevados. Mas quando eu usava o fastcgi_cache não sentia um consumo muito grade de CPU no servidor, mesmo com picos altos.

No entanto, após começar a usar o wp rocket, configurado tudo certinho, cache funcionando corretamente etc, eu percebi que o consumo de CPU ficou um pouco elevado (vários picos bem acima de 100%). Não tenho certeza se foi por conta da mudança do sistema de cache. A impressão que eu tenho é que o cache do WP Rocket não é tão poderoso quanto o do fastcgi_cache.

Recentemente, fiz o upgrade para um servidor vultr com o dobro de processamento, mas mesmo assim continuo tendo uns picos de consumo de CPU (agora pela metade, mas ainda assim altos +100%). Hoje mesmo bateu 1300%:cold_face::cold_face: com um pico alto de audiência que tive.

Ponto positivo do WP Rocket:

• Melhorou drasticamente meu core web vitals; (tudo verde)
  • Várias configurações de otimização além do cache;
  • Fácil de usar.

Minha situação:

Wordops atualizado;
Principais plugins atualizados;
PHP 8.0;
Wordpress atualizado;
Uso apenas plugins necessários;
Não costumo ficar mexendo nas configurações do servidor;
Fail2ban OK;
Nginx Ultimate Bad Bot Blocker OK.

Resolvi deixar aqui minha experiência para saber se alguém se identifica e possamos trocar ideias.

Exatamente.
Essa é justamente a configuração que utilizo por aqui.

Apenas posso levantar alguns pontos.
O cache do FastCgi é muito bom. Aguenta muito tráfego.
Mas se limita a isso. Ele não faz outras otimizações.
Se você tem um site otimizado, com plugins e temas nativamente otimizados precisa apenas o cache.
Neste cenário o FastCgi é excelente.

Por sua vez quando tratamos de sites com precisam muitos plugins e utilizam recursos como .js e .css pouco otimizados o rocket se sai melhor.
Explico por que.
O Rocket faz a minificação destes arquivos e em seguida coloca eles em cache.
Sendo assim ele entrega o arquivo otimizado e em cache.

Já o FastCgi nem sempre consegue incluir no cache arquivos de css ou js que são previamente minificados por algum outro plugin.

1 curtida

Perfeita colocação. Obrigado pelos esclarecimentos.