Gabriel, estou pensando em migrar meu site do servidor da digital ocean de volta para a hostgator e usar a digital ocean só para o mautic pra eu ter que me preocupar menos com configuraçao de servidor.
O motivo é que eu preciso migrar pra um servidor novo porque eu preciso atualizar o php e o servidor que eu estou usando, que é debian 9. alguma coisa, não permite a atualização.
Caso eu mude para o hostgator eu só preciso fazer a configuração de dns através da cloudflare e só mudar o record A com o servidor novo e todo o resto continua (amazon ses, mautic, email do yandex, etc.) funcionando normalmente, certo?
E mais uma dúvida… Meu site é pequeno, acho que não tem necessidade de usar a digital ocean, até porque minha estratégia não depende de seo e conheço negócios muito maiores que o meu com site hospedado na hostgator. Você acha que vale a pena fazer essa migração?
Se está trabalhando com Debia 9 essa configuração é bem antiga.
Uma atualização com certeza é bem vinda.
Minha recomendação seria para configurar um server novo com Debian 11 e WordOps e fazer a migração.
Por questões de custo poderia trabalhar com Hetzner.
Temos este cupom com 20 Euros de crédito que da pra uns 4 meses de Hetzner.
Sobre migração
Não importa se migrar para Hetzner ou para HostGator.
O processo de migração é praticamente igual e pode serguir as aulas deste treinamento.
E sim.
Muda apenas o record A apontando este record para o IP do seu server novo depois de ter migrado o site.
No mais, não altera absolutamente nada da configuração atual.
Sobre usar um cloud ou compartilhada.
Isso você precisa avaliar.
Apenas precisa estar ciente que o site será muito mais lento em compartilhadas e menos seguro.
Se isso não é um diferencial para seu projeto não vejo problemas em usar compartilhadas.
Gabriel, estou fazendo a migração por ssh, mas não consigo gerar um backup. Quando digito o comando zip -r backup.zip * aparece a mensagem de que não foi encontrado o comando zip (-bash: zip: command not found). Será que eu não tenho o zip unzip instalado?
*não sei se essa informação faz diferença, mas estou no servidor da digital ocean configurado com wordops
Já descobri o que aconteceu, usei o comand de rm -r ao invés de zip -r e apaguei todo o conteúdo do servidor, mas já restaurei o backup e segui todos os passos de novo. Só que aconteceram duas coisas diferentes do que aconteceu na aula. A primeira é que quando eu executei o comando de buscar e substituir apareceu essa mensagem (que apareceu na sua aula quando você digitou errado):
Error: This does not seem to be a WordPress installation.
Pass --path=path/to/wordpress or run wp core download.
Aí eu vi que eu errei algumas coisas no comando e corrigi, mas depois a mensagem continuou aparecendo.
E a segunda é que quando eu fui fazer eu vi que o arquivo wp-config que vc mudou o nome pra wp-config-backup não tinha. Só tinha o wp-config da pasta anterior. Então não sei se a restauração deu certo.
Segundo o que relatou até aqui parece que apenas teve dificuldades em seguir o passo a passo da migração por SSH.
Fazer com a utilização de plugins é mais fácil. Tenta dessa forma.
Eu até tentei fazer por plugin, só que não achei versões antigas do all in one. Aí tentei o duplicator, mas pelo que eu vi ia me dar mais trabalho pra descobrir como fazer. Aí resolvi tentar por ssh e achei muito mais prático, apesar de não ter dado certo de primeira.
Acabei de tentar mais duas ou três vezes e aconteceu a mesma coisa. Percebi que o problema tá a partir da restauração do banco de dados.
Na aula você migrou de um server com ciber panel pra um server com wordops e pelo que eu entendi, por causa disso você tinha dois arquivos wp-config.php em pastas diferentes no servidor com wordops. Por isso, você mudou o nome de um deles para wp-config.php-backup pra não gerar um conflito. Eu entendi certo, é isso mesmo?
No meu caso eu migrei de um servidor com wordops pra outro também com wordops, então eu só tinha um arquivo wp-config.php, na pasta acima. É a partir daí que eu tive problema. Não sei se eu tenho que estar navegando dentro de uma pasta específica pra restaurar o banco de dados, não sei se no meu caso eu preciso restaurar o banco de dados ou se eu tenho que usar o comando nano, como você fala na aula.
Quando eu acesso o site pelo microsoft edge ou pela janela anônima do chrome aparece erro 404 not found. Se eu acessar por uma janela normal do chorem a página mostra:
E quando eu tento fazer a correção de links no server continua aparecendo a mensagem " Error: This does not seem to be a WordPress installation.
Pass --path=path/to/wordpress or run wp core download"
Dessa minha descrição você consegue identificar o problema?
Para entender bem o que está acontecendo precisaria verificar este servidor.
Mas sobre o wp-config.php nao precisa fazer nenhuma alteração.
Como está migrando de um server WordOps para outro server com WordOps pode migar apenas os diretórios do Wordpress e o wp-config.php fic um diretório acima.
Se quiser tentar fazer uma migração com o duplicator tem aulas aqui.
Quase deu ceto com o duplicator. No final, ao tentar acessar o site apareceu a mensagem de que existe um erro crítico com o site e que eu ia receber instruções por email. Quando acessei o email, vi que o problema era com o plugin do optmize press.
Aí desativei todos os plugins do site original, menos o duplicator e fiz a instalação de novo do zero, aí o site funcionou, só que com erro, não encontrava nenhum dos links para as páginas que eu criei. Então eu fiz a mudança do wp-config.php e meio que deu na mesma, na verdade um pouco pior porque o plugin do meu tema estava desativado.
Então eu entrei no painel e ativei todos os plugins e de novo retornou a tela dizendo que tem um erro crítico no site. Agora preciso aprender como corrigir isso. Será que tem alguma incompatibilidade do plugin do optmize press com a versão mais recente do php? Detalhe, a minha versão do optmize press é a antiga, a que você ensinou no primeiro curso de optmize press.
Acabei de voltar pro php 7.4 e parece que deu tudo certo. Amanhã eu vou dar uma olhada melhor, mas agora o site tá acessível. O OptmizePress 3 agora paga por ano, é isso?
Acabei de conferir se o site ficou certinho e percebi que com o wp-config da pasta pública (aquele que você renomeou na aula pra wp-config.php.old) ele fica certinho, mas quando eu desativo pra usar o wp-config da pasta superior o site fica todo desconfigurado. É pra ficar assim:
Tem algum comando pra mover o wp-config “old” da pasta pública pra pasta superior por ssh? Posso fazer por ftp também, né? Simplesmente mover de uma pasta pra outra pode dar algum erro?
Encontrei e também vi que no arquivo wp-config que eu não estou usando (que é o que o site funciona corretamente) essa linha é: define( ‘DB_CHARSET’, ‘latin1’ );. E agora, qual o próximo passo?
Uma última dúvida (eu espero)… Pra direcionar um site .com.br pra um .com. eu lembro que o comando do wp-cli tem duas formas de usar, que coloca alguma informação a mais no comando. Se eu quero direcionar qualquer link do .com pro respectivo link do .com.br (exemplo https://site.com.br/dúvida pra https://site.com/duvida) eu uso o comando exatamente como tá aqui abaixo, certo?
Sim. Isso mesmo.
Se o wp-cli estiver ativo no servidor vai funcionar.
De toda forma faz um snapshot antes. Qualquer erro no comando pode quebrar o site.
Gabriel, não deu certo, rodei o comando exatamente do jeito que você fez na aula de migração por ssh e ele não encontrou nada pra substituir (Success: Made 0 replacements) e continuo com dois sites separados. Então surgiram algumas dúvidas.
Eu quero apontar tudo que for jeronimomarana.com.br para jeronimomarana.com.
Eu preciso estar dentro da pasta htdocs do jeronimomarana.com?
Os domínios no comando ficam nessa ordem? wp --allow-root search-replace --url=jeronimomara.com https://jeronimomarana.com.br https://jeronimomarana.com --path=/var/www/jeronimomarana.com/htdocs
Existe a possibilidade de o wp-cli não estar ativo?
Foi dessa forma que eu fiz e também substituindo o https do .com.br por http.