Migração Mautic

Olá Gabriel, boa tarde tudo bem?

Bom estou precisando migrar meu mautic de servidor, tirar ele da Contabo no qual estou tendo problemas e enviar ele para Digital Ocean, porém fazer esse passo via sftp demora muito, existe alguma outra forma de fazer isso mais rápido, que baixar ele via sftp e depois ter que subir em outro servidor demora muito.

Obrigado.

Consegui fazer a conexão entre servidores, acho que poderia ser o firewall que estava fazendo algum bloqueio no qual eu não estava conseguindo.

https://academy.gerenciandoweb.com.br/mautic-wordops/migracao-do-mautic/ - esses passos funcionam certinho.

1 curtida

Obrigado pelo Feedback.

Boa tarde, Gabriel.

Estou fazendo a migração do Mautic.
Então fui seguindo a aula do mautic com Wordops, desde a instalação do novo mautic no novo servidor novo. Só instalei e ativei, tarefa cron , firewall etc… não fiz nada por enquanto.
Fiz o passo do backup do servidor antigo e compactar e e enviar via sftp.

Ai no modulo 5 da migração. vc cria um novo site e move o backup para lá.

Como eu já tinha instalado um mautic, acho que eu tinha que que ter deletado os dados antes de mover o backup para lá?

Se eu descompactar não dar uma bagunça danada, não é?

Tem alguma solução? ou tem que começar tudo de novo?

Editei sua resposta pois apareceram os dados de seu banco de dados no print.
Sinceramente não entendi muito bem o que fez até aqui.

Veja a aula do link acima com atenção.
Precisa seguir exatamente o passo a passo da aula.
A migração do Mautic é manual e mais complexa que migração do Wordpress.

Em resumo, você precisa fazer a instalação do Mautic no novo servidor na mesma versão que está usando >> fazer um backup do banco de dados do servidor antigo e transferir esse backup do banco de dados para o servidor novo.

Então, é seguinte:
Eu deveria ter começado direto no modulo migração, mas eu fiz uma instalação nova, pois achei que era para ser assím.
Depois fiz o backup e enviei para o site em questão. Aí o passo seguinte e mover o backup para o htdocs e descompactar, certo?
Só que na hora que eu movi o backup, percebi que alí já tinha uma instalação nova

Nesta imagem está a pasta do htdocs com todos os arquivos, incluindo o backup. zip.

O que eu quero fazer é se dá para mover de volta o arquivo backup para pasta anterior ou seja /var/www.

Se eu conseguir mover e apagar os arquivos da instalação dentro do htdocs, depois novamente mover o backup para o htdocs e abrir o arquivo backup, não vai funcionar?

Se estiver muito complicado, tudo bem, vou refazer tudo, acho que vai ser mais simples.

obg

Novamente você está exibindo os dados do seu banco de dados no print.
Peço que tenha mais atenção sobre isso.
Recomendaria deletar essa instalação e fazer novamente por questões de segurança.

Sobre migração do mautic.
Você deve justamente fazer uma nova instalação na mesma versão do Mautic que está utilizando e em seguida migrar o banco de dados.
Não precisa necessariamente migrar os arquivos, se fez uma nova instalação na mesma versão que utiliza atualmente basta migrar o banco de dados.

Então apenas descompactar os arquivos na pasta htdocs não vai funcionar.
Você precisa fazer a migração do banco de dados.

Migração do mautic com sucesso.

Obrigado gabriel

1 curtida

Olá, @Gabriel. Boa tarde! Acabei de adquirir o Gerenciamento Web Academy especificamente para acessar a aula de migração do Mautic mas, pelo visto, o link fornecido pelo @davidkenny70 neste artigo não está mais disponível. Você saberia me dizer onde e como posso acessar essa aula?

Preciso migrar um Mautic de uma hospedagem compartilhada (Hostinger) para um VPS da DigitalOcean.

Espero que possa me ajudar.

Att.,
Henrique Martins

Está aula era parte do curso antigo de Mautic, ainda da versão 2.
Com as novas versões do Mautic mudou a estrutura e o passo a passo da migração não funcionará da exata forma mostrada na aula.

De toda forma, ela ainda pode ser útil.
Subi a aula para o YouTube e você pode assistir pelo link abaixo.
https://youtu.be/5sFm-IJ3H2s

Mas antes de começar a migração me fala um pouco sobre onde hospeda o Mautic atualmente e também qual versão do Mautic está utilizando.
Isso vai me ajudar a lhe orientar corretamente.

Maravilha, @Gabriel. Muitíssimo obrigado!

Bom, atualmente tenho uma versão do v4.4.10 do Mautic instalada em uma hospedagem compartilhada da Hostinger com a versão 7.4 do PHP. Os domínios da minha estrutura são gerenciados pela CloudFlare e utilizo o SMTP da Amazon SES para envio dos e-mails. As crons do Mautic estão configuradas direto pelo painel de gerenciamento da hospedagem da Hostinger. Por este painel também consigo acessar o PhpMyAdmin, o gerenciamento de arquivos da hospedagem, mas também tenho acesso via SSH ao servidor.

Teoricamente, gerar um backup compactando as pastas do Mautic pelo gerenciador de arquivos e um backup do banco de dados pelo SSH não parece ser um problema.

Gostaria de realizar a migração por conta das limitações da própria hospedagem, estou tendo problema com o banco de dados (que tem um limite muito pequeno - embora já tenha otimizado e reduzido o espaço consumido) e a lentidão do servidor (demorando uma vida para enviar 1000 emails).

Como disse, gostaria de realizar essa migração para um VPS da DigitalOcean, utilizando o CyberPanel, por já ter mais familiaridade com ele em outros projetos.

Você acha que é possível me ajudar com estas informações?

Perfeito.
Troca o Cyber Panel pelo WordOps.
Está muito melhor, sem nenhuma dúvida.

Se optar por utilizar o WordOps vamos facilitar a migração ao máximo.

Você pode contratar um servidor de sua preferencia e instalar o Mautic zerado na mesma url seguindo o exato passo a passo deste curso.

Depois você apenas precisa substiturar o banco da dados da nova instalação pelo banco de dados da instalação antiga.
Para migrar o banco de dados pode seguir o passo a passo desta aula ou mesmo utilizando o adminer ou phpmyadmin.

Depois acessa as configurações do Mautic e configura novamente o SMTP direto pelo painel do Mautic.

Uma sugestão.
Espera apenas alguns dias.
Estou gravando neste momento um curso de Oracle Cloud.
Na Oracle conseguirá um server de 4/25 localizado no Brasil por um valor próximo a 7 reais/mês

1 curtida

@Gabriel, Maravilha! Vou aguardar, então. Ao finalizar, pode me notificar aqui.

Nesse valor, o server tanka bem as operações padrões do Mautic? Minha maior preocupação é quanto à agilidade no envio dos e-mails de segmentos.

Quanto à migração, entendi suas sugestões, mas tenho algumas dúvidas após realizar os passos que sugeriu.

1. Após a migração do banco de dados, da forma que sugeriu, ainda vou precisar alterar os caminhos no local.php? Pelo que estou vendo, os caminhos da Hostinger são totalmente diferentes dos caminhos do WOps usando CyberPanel.
  2. Com relação às Crons, precisarei configurá-las novamente após a migração via SSH ou já estarão configuradas como estavam no antigo server (Hostinger)? Se for preciso configurá-las, basta seguir o passo-a-passo desta aula?

Desde já, muitíssimo obrigado pelo feedback, suporte e agilidade!

O arquivo local.php salva basicamente suas configurações do Mautic.
Configurações de SMTP, fuso horário e mais algumas.

Se não migrar o local.php pode apenas acessar o Mautic e configurar novamente.

Dados de leads e campanhas são salvos no banco de dados e desta forma serão restaurados.

Se migrar o local.php do server antigo terá que fazer várias alterações no arquivo devido a mudança de diretório de instalação do Mautic e credenciais do banco de dados.

1 curtida

As crons, serão configuradas durante a instalação do Mautic no server novo, basta seguir a aula.

1 curtida

Fala, @Gabriel! Alguma atualização sobre o novo curso do Oracle Cloud? Estou aguardando para migração do Mautic, rsrs.

Estamos tendo muitas quedas de internet devido as enchentes aqui no sul.
Estou trabalhando nas aulas, assim que possível vou disponibilizar.
Acredito que durante esta semana consigo finalizar, mas dependo da conexão.
Neste momento estou apenas com conexão 3g do celular.

Curso de Oracle disponível.
Pode acessar neste link.

@Gabriel, muito bom. Parabéns pelo material. Mas é uma pena que a Oracle não pareça ser muito diferente da Hetzner.

Estou desde o dia do lançamento (depois de seguir todo passa-a-passo do curso) tentando criar uma instância e o erro “Capacidade insuficiente para a forma VM.Standard.A1.Flex no domínio de disponibilidade AD-1. […]” permanece.

Pelo que andei pesquisando, criar a instância torna-se como ganhar na loteria, o que continua a nos obriga a utilizar os serviços de outras empresas.

Estou em contanto com alguns representantes da Oracle, mas duvido muito que conseguiremos avançar em alguma coisa.

De qualquer modo, obrigado pelo suporte e pelo curso!