Migração de site SSH

Olá professor, esse é o meu primeiro contato na comunidade. Procurei tópicos com meu problema, como não encontrei, resolvi buscar suporte.
Primeiro elogiar pelo curso Super Servidor. Tem sido uma jornada interessante.
Bem, tenho seguido suas orientações e cheguei até o módulo 5 - migração com ssh.
Resumindo os passos:
1- fiz backup do banco de dados e zipei o conteúdo da pasta wp na hospedagem antiga
2- enviei esse arquivo para meu servidor na DO (já havia instalado o WP e estava assim)

3- apaguei o conteúdo da pasta htdocs e o site caiu (claro).
4 - movi o backup para a pasta, descompactei o zip e restaurei o banco de dados.

O estranho é que, ao restaurar o backup com os arquivos de estrutura do WP, o site ficou exatamente igual ao ponto 2 acima.

Veja o conteúdo da pasta htdocs:

root@server:/var/www/sanocorp.com.br/htdocs# ls
banco_sanoc.sql wp-config-sample.php
bkp_sanoc.zip wp-content
error_log wp-cron.php
index.php wp-includes
license.txt wp-links-opml.php
php.ini wp-load.php
readme.html wp-login.php
robots.txt wp-mail.php
wordfence-waf.php wp-settings.php
wp-activate.php wp-signup.php
wp-admin wp-trackback.php
wp-blog-header.php xmlrpc.php
wp-comments-post.php

Achei que fosse problema de cache (do navegador ou da cloudflare), mas mesmo apagando cache o problema continuou, aparecendo apenas esse site sem conteudo.

Refiz todo o procedimento, e continua o mesmo problema. Achei muito estranho aparecer um conteúdo assim. Observe, por exemplo, que o tema que foi instalado na hospedagem antiga está presente:
root@server:/var/www/sanocorp.com.br/htdocs/wp-content/themes# ls
Avada index.php twentyfourteen twentytwentyone

Pode me ajudar? Espero ter explicado direito.

Apenas para ajudar na explicação, segue como era o site na hospedagem antiga:

Pelo erro e segundo o relato me parece que migrou apenas os arquivos e o banco de dados ainda não foi migrado.
Vi na listagem dos arquivos que tem o arquivo banco_sanoc.sql
Já chegou a reestabelecer esse banco de dados?

Se sim, limpa todos os caches com: wo clean --all
Também acessa a pasta htdocs e deleta qualquer pasta ou arquivo que faça referencia a cache.

Olá Gabriel. Sim, eu restabeleci o banco de dados.
Entenda (e veja que estranho): eu apaguei o conteudo da pasta htdocs e o site caiu (igualzinho no curso). Movi o backup para htdocs e, ao descompactar o zip, o site (nesse formato em verde, sem dados) voltou! E o mais estranho é que, salvo engano, nem é essa a versão do WP no site sanocorp.com.br na antiga hospedagem.
Restabelecer o banco de dados simplesmente não surte efeito nenhum rs.
Fiz o que pediu (comando wo clean --all e apaguei a pasta do plugin de cache w3-total-cache).
Nada mudou.

Veja se dentro da pasta htdocs não tem um arquivo chamado wp-config.php.
Se tiver pode apagar.

Nesta configuração que utilizamos o wp-config.php fica localizado no diretório com o nome do domínio. Uma pasta superior a htdocs.

Sim. Eu tomei o cuidado de apagar.

Eu apaguei. Veja os conteudos das pastas:
root@server:/var/www/sanocorp.com.br# ls
conf htdocs logs wp-config.php
root@server:/var/www/sanocorp.com.br# cd htdocs
root@server:/var/www/sanocorp.com.br/htdocs# ls
banco_sanoc.sql robots.txt wp-content wp-settings.php
bkp_sanoc.zip wordfence-waf.php wp-cron.php wp-signup.php
error_log wp-activate.php wp-includes wp-trackback.php
index.php wp-admin wp-links-opml.php xmlrpc.php
license.txt wp-blog-header.php wp-load.php
php.ini wp-comments-post.php wp-login.php
readme.html wp-config-sample.php wp-mail.php

Sinceramente não sei.
Pelo que mencionou tudo deveria ter funcionado.
Mas pelo erro consigo lhe dizer que tem relação com o banco de dados.
É possível que o banco de dados não tenha sido restaurando corretamente por alguma falha ou mesmo o banco de dados está danificado.
Gera novamente o backup do seu banco de dados e migra ele novamente.

Veja também o módulo 13.
Ele é inteiro sobre backup e migração. Acredito que vai lhe ajudar.

Me informa passo a passo como fez para restaurar esse banco de dados.
Usou o comando SSH?
Se sim, descreve o retorno gerado.

Tá ok. Vou refazer o procedimento. Uma pena ter dado errado pois estava indo tudo perfeitinho. Só achei estranho (quase macabro rs) ter apagado o conteudo de htdocs e, ao descontactar o zipado, aparecer o site anterior (e nao o da hospedagem antiga, com os devidos erros por não ter ainda restabelecido o banco de dados). Achei o procedimento (de migração) bem tranquilo, fácil e rápido.
E se eu colocasse o arquivo zipado em outra pasta que não o htdocs? Uma nova. Onde teria que configurar (o novo caminho>)
?

Fiz o passo a passo do curso. Sim, usei sim. Posso refazer para descrever o retorno mas, já te digo que ficou muito igual ao curso.

1 curtida

O Wordpress vai responder somente na pasta htdocs.
Todas as configurações do nginx estão setadas para realizar a leitura neste diretório.

Olá Gabriel. Hoje refiz os passos e infelizmente cai no mesmo problema. Resolvi fazer e printar as telas para que vc melhor visualize e quem saiba consiga me dizer o erro.

Fiz backup do banco na hospedagem antiga com SSH:


Zipei tudo:

Enviei .zip para a DO:

Apaguei conteudo da htdocs:

A partir daí o site (na hospedagem nova) deu erro 403:

Deszipei o backup e apaguei o wp-config.php na htdocs

A partir daí, mesmo sem restabelecer o banco de dados, o site fica assim:

Restabeleci o banco de dados e o resultado anterior não mudou:

Não entendo como pode voltar assim. Pode me ajudar?

Para acrescentar, eu entrei no site pela antiga hospedagem (utilizando aquele macete de alterar o host local) e apaguei o plugin wordfense. Também apaguei as alterações que ele faz nos arquivos php.ini, user.ini. Também apaguei os plugins de cachê e o .htaccess

Refiz o processo. Nem assim deu certo. Não entendo de onde vem essa aparência/dados do site, uma vez que a versão do WP na hospedagem antiga nem é essa, o tema usado não é esse etc.

Para acrescentar, quando entro no painel do WP (hospedagem nova), aparecem os plugins (todos desativados), o tema que usava (Não ativo). As páginas e posts são o padrão WP (e não o conteudo da hospedagem antiga). Também não tem as mídias.
Aparentemente é mesmo um problema de banco de dados que vc mencionou lá em cima. Fiz o comando corretamente? Favor ver os prints. Achei a restauração muito rápida (nem 2 segundos e o site é relativamente grande)

Lembrei de mais um detalhe.
O prefixo da tabela no seu Wordpress antigo está como wp_ na sua instalação antiga?

Verifica no wp-config.php do site antigo como está o prefixo da tabela.
Se estiver diferente de wp_ edita o wp-config.php no server novo e altera essa linha para deixar igual ao antigo.

1 curtida

Resolvido! Matou a charada! Parabéns professor!

1 curtida

Obrigado pelo feedback.
Que bom que funcionou.

Bom dia Gabriel,
Vou migrar site de um servidor para outro.
O site principal esta assím por ex; site.com
e tenho no mesmo servidor o mautic, que está assím : mautic.site.com
Pergunta 1 Este procedimento de migração funciona com o site que contem mautic?

Para migrar tem sequencia logica? primeiro migro o site principal e depois o mautic?
Ou migrando site principal já vai tudo?
Paulo

Migração do Wordpress e do Mautic são coisa completamente independentes.
Preciso realmente recomendar que veja as aulas dos links abaixo para entender o processo de migração.

Primeiro sobre migração do Wordpress.
Veja essas aulas aqui:
https://academy.gerenciandoweb.com.br/integridade-do-wordpress/inicio-integridade-do-wordpress/

E tem algumas mais recentes aqui:
https://academy.gerenciandoweb.com.br/curso-super-servidor/backups-2/

Não veja apenas a aula do link.
Veja todas as aulas destes módulos dos links.

A migração do Mautic é completamente manual, portanto um pouco mais complexa.
Temas esta aula aqui com o passo a passo:
https://academy.gerenciandoweb.com.br/m-v2-w/migracao-do-mautic-2/