Migração De Site - Acesso Negado Entre Servidores

Olá Gabriel!

Criei um server novo para fazer migração, contudo quando tento conectar os servidores para fazer a migração do backup, aparece a seguinte mensagem:
image

Sendo que criei um servidor Debian 11, não alterei nenhuma porta, mas notei que a porta 22, já vem bloqueada por padrão pelo Wordops.

Como resolver essa questão, devo liberar a porta 22? Se sim, esse comando é válido: pico /etc/ssh/sshd_config ?

Sempre que tentei migrar novos sites, está dando esse erro.

Não seria importante gravar uma nova aula para migração de sites via ssh ou pelo menos gravar da parte de acesso entre servidores, inseri nesta aula e fazer o upload novamente? Pois, notei algumas mudanças em alguns detalhes que sempre dificultam a migração.

Se você consegue fazer login no server com o putty não deve estar com a porta 22 bloqueada no firewall.
É possível que você esteja utilizando outra porta SSH?

Sobre a aula, migração nunca é um passo a passo exato.
Existem ilimitados cenários de migração. Não é possível cobrir todos nem com dezenas de aulas.
Se você compreendeu o conceito vai conseguir fazer migração em qualquer cenário.
Se não consegue fazer a conexão SSH tem muitos outros meios de pegar os arquivos como por exemplo gerando um .zip do backup e fazendo o download com o wget ou então baixando o backup para sua maquina com FileZilla e subindo para o server novo com o FileZilla.
Isso tudo abordo nas aulas de migração.

Quando chega em 12:28 dessa aula, não consigo prosseguir, provavelmente é alguma das portas.

Será que preciso liberar as portas dos 2 servers. Se sim, em qual aula estão os comandos para alterar as portas?

O server que precisa estar com as portas liberadas é o server mais antigo. Neste que os sites estão atualmente.

Mas se consegue fazer login nele com o putty a porta SSH está liberada.
Neste server antigo consegue fazer login com o putty? Se sim, qual porta você utiliza?

Consigo acessar o SSH normalmente com a porta alterada, mas preciso liberar a porta 22 no firewall.

Qual a aula de bloqueio e liberação de portas no firewall?

Se alterou a porta você não utiliza mais a porta 22.
Deve utilizar apenas a nova porta que você configurou.

Com o WordOps você pode liberar portas com o comando:

ufw allow numero-da-porta

Exemplo:
ufw allow 22

Então, mas preciso liberar a porta 22 a nível, inclusive no firewall que alterei quando ainda era o curso super servidor, pois quando tento fazer a migração do site via ssh, é negado o acesso devido essa porta não estar liberada no server antigo.

Já apliquei esse comando acima, agora vou tentar fazer a migração.

A impressão que tenho por aqui é que você alterou a porta e mesmo assim está tentando acessar pela porta 22.
Por isso farei uma pergunta direta.
Quando você acessa seu servidor usando o putty, qual porta utiliza?

Utilizo a porta 6426

Então esquece a porta 22.
Em qualquer conexão que fizer será a 6426 que você deve utilizar.

Isso entendi, contudo quando tento conectar via sftp@ IP ou um outro código que não lembro de cabeça, nunca consigo acessar por se tratar de um servidor bem antigo das aulas ainda do curso super servidor.

Sempre dá acesso negado.

Para conectar ssh em outro server usa:

ssh -p 6426 root@ip

Vou tentar esse código para ver se consigo com êxito.

Se você que fazer uma conexão FTP usa:

sftp -p 6426 root@ip

Opa Gabriel tentei rodar esses 2 comandos, mas como falei, dá conexão recusada.

Destaquei em amarelo.

O que posso fazer para conectar os servidores?

A logica de conexão é essa. Precisaria verificar pessoalmente por qual motivo não conectou.
Mas se é apenas para fazer migração, pode adotar outra forma.
Tem muitas formas de fazer migração. Veja as aulas que estão aqui.

Neste modulo mostro varias formas de gerar e restauras backups.

1 curtida

Muito obrigado Gabriel, consegui migrar um dos meus sites, depois vou tentar migrar pela Amazon S3 um site grande de 25GB. Muito obrigado!

Só uma dúvida, dois plugins que fui instalar deu um erro fatal, acho que é alguma linha que preciso consertar dentro do SSH, mostrando os seguintes argumentos:

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function create_function() in /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/uf-epico/includes/widgets/widget-epico-social.php:290 Stack trace: #0 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/uf-epico/plugincore.php(35): require_once() #1 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-admin/includes/plugin.php(2318): include_once(‘…’) #2 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-admin/plugins.php(192): plugin_sandbox_scrape() #3 {main} thrown in /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/uf-epico/includes/widgets/widget-epico-social.php on line 290

Fatal error: Uncaught TypeError: array_merge(): Argument #2 must be of type array, bool given in /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/WhatsChat/includes/class-wws-activation.php:108 Stack trace: #0 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/WhatsChat/includes/class-wws-activation.php(108): array_merge() #1 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/WhatsChat/wordpress-whatsapp-support.php(41): WWS_Activation::activate() #2 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(310): wws_plugin_activation() #3 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-includes/class-wp-hook.php(334): WP_Hook->apply_filters() #4 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action() #5 /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-admin/plugins.php(194): do_action() #6 {main} thrown in /var/www/MEU DOMÍNIO/htdocs/wp-content/plugins/WhatsChat/includes/class-wws-activation.php on line 108

O que fazer para resolver?

Neste caso, parece que o erro está nestes plugins e não no servidor.

Mas imagino que possa ser incompatibilidade com a versão atualizada do php.

Faz um teste com php 7.4

Se for WordOps pode ativar o php 7.4 com
wo site update dominio.com --php74

1 curtida

De fato ainda é incompatibilidade do php 8.

Seria legal criar uma espécie de alerta dentro da comunidade ou da área de membros quando esse tipo de atualização ficar compatível com os plugins e temas, pois muitas vezes perdemos o time, ficando impossível a atualização do server por causa do tanto de lixo e brecha de segurança. Nesse caso tendo que migrar os sites.

Acredito que seja responsabilidade do administrador manter atualizações sempre em dia.
Eu alerto sobre isso em todas as aulas relevantes sobre o assunto.