Fala Gabriel,
E u preciso migrar um site que está em um servidor na Hetzner, para outro servidor que também está dentro da Hetzner. Preferia se possível não fazer isso via SSH que é um processo delicado e complicado.
Me dá uma luz, qual a melhor forma de faze-lo? Com plugin de backup, fazendo um snapshot e colocando no outro? Me dá essa luz por favor, obrigado.
Pode tentar com o Plugin https://wordpress.org/plugins/backwpup/
Ele tem a opção de fazer Backup e de importar Backup.
Só me confirma por gentileza. Aí antes eu preciso criar o site no no novo servidor via SSH, instalar o ssl etc…? E então depois eu restauro o backup?
Sim, você pode gerar o backup do site atual, fazer a instalação do WordPress no server novo, depois voltar o backup no site novo.
Certo. Antes de criar a nova instalação via SSH, preciso “destruir” a atual?
Vai usar outro servidor?
Se sim, não precisa destruir o atual e não é recomendado destruir o atual até que o site esteja devidamente migrado e ativo no novo server.
Vou passar pra outro servidor dentro da hetzner mesmo. Minha dúvida é na verdade sobre se devo após fazer o backup com o plugin, apagar a instalação, antes de fazer a instalação no novo servidor, pra não ter conflitos de ip, dns, esse tipo de coisa!
Aproveitando, quais aulas você acha mais adequadas pra instalar o wordpress no novo servidor? Vi que tem as do super servidor, mas se me mandar na mosca, ajuda bem!
Mais uma coisa Gabriel, não que esteja super bem posicionado, mas mudar o servidor, mesmo dentro da mesma empresa, afeta o SEO?
Não deve afetar, mas, se tiver erros no site após a migração pode afetar sim.
Como pretende configurar o novo server?
WordOps ou CloudPanel?
Com Wordops, Gabriel
Não apaga a instalação atual antes de ter certeza que o site está devidamente ativo no server novo.
Pode sim, seguir as aulas do Super Servidor.
Só uma última dúvida de leigo, então posso fazer a instalação no outro servidor como se a outra instalação não existisse? Quer dizer, alterar, dns, ip não vai “confundir” o server, o cloudflare, tipo algo assim?
Sim, isso mesmo.
Olha o curso de DNS, você pode fazer toda configuração alterando apenas o arquivo hosts do seu PC.
Valeu Gabriel!!