Tenho meu site WP com servidor na DigitalOcean há uns 2 anos (desde que conheci o GerenciandoWeb e o Gabriel), o servidor sempre foi extremamente estável, está tudo atualizado, WP, plugins, Wordops, toda instalação e configurações seguindo as orientações do Gabriel…
Acontece que nas últimas 24h o saiu do ar duas vezes, tive que restaurar o snapshots duas vezes para voltar ao ar.
Segue imagem das estatísticas do servidor na Digitalocean. O que pode ser isso?
Gabriel, fiz a migração para um servidor novo tem uns 2 meses, fiz via SSH usando as suas orientações aqui no Academy, o desempenho estava ótimo, até surgir esse problema.
Tá acontecendo sempre no mesmo horário, no início da madrugada. Hoje aconteceu de novo e tive que restaurar um snapshot novamente. Até criei um "monitoring"para ser avisado quando o processador estiver abaixo de 2%, pois percebi que abaixo disso o site está fora do ar.
Como eu posso ter certeza que é um ataque? Tem como bloquear isso?
Segue as orientações do módulo 06 e 07 do Curso Super Servidor.
O mais importante á a aula de analise de logs do módulo 06 para identificar a causa.
Depois de identificar a causa vai ser fácil de bloquear.
Uma pergunta.
Fez alguma ação de segurança para os arquivos wp-login.php e xmlrpc.php do Wordpress?
Não me lembro de ter feito ação de segurança nesses arquivos, eu não estou usando a nuvem ativa no CloudFlare, pois estava dando algum conflito e da um erro ao acessar o site, portanto não estou usando as configuranções de segurança do CloudFlare que você ensina. Apenas os básico do servidor.