Mautic + Wordpress

Gostaria de saber se é normal depois da instalação do Mautic se o servidor cai muito a performance, pois no meu caso está bem mais lento para acessar as paginas pela primeira vez. depois que fica no cache do navegar fica normal, mas quando acesso os links pela primeira vez ficou bem mais lento. e pelo que notei foi depois da instalação do Mautic.

Obs. meu servidor tem bastante recurso disponível. veja abaixo:

ao analisar no gtmetrix dá erro veja:

obs. desativei o firewall, fail2ban, bad bots block para ver se resolve mas sem sucesso.
outro detalha é que a lentidão se replicou para todos os outros sites wordpress instalados no wordops.

atualização:
voltei o snapshot para antes do mautic e perdi meu snapshot com o mautic instalado após isso.
e pior. pelo que eu vi a servidor continua lento.
talvez seja um problema da contabo neste momento.
pelo jeito vou ter que trocar de servidor. :disappointed_relieved:

Acho que essa lentidão que mencionou não tem relação com o Mautic.
Pelo que mencionou, pode ser algo relacionado a rede do servidor ou mesmo DNS.
Esse servidor é de qual empresa e está em região?

O servidor e da contabo e usei a localizacao dos EUA.

Não teria um motivo claro para lentidão.
Mas, por experiencia acredito que está relacionado a DNS.
Isso significa que partes da rede estavam com dificuldades para chegar ao server.
Ou seja, dependendo de onde a pessoa está morando, internet que utiliza e outros.

Mas costumam ser coisas pontuais.
O que melhora esse cenário é a ativação da nuvem do cloud flare.
Mas para confirmar essa suspeita pode fazer um teste utilizando um proxy.

Em expecíco, a internet da NET é bem problemática nesse sentido.
Quem tem intenret da NET costuma sofrer com erros de rotas de DNS.

acredito que a minha internet não é motivo de problema. invisto bastante em estrutura para ela. meu provedor ótimo aqui na minha cidade. tenho latencias bem baixa e minhas redes suportam muitas conexões tanto wifi quanto cabo pois utilizo roteadores mesh para não sofrer com isso.

para desencargo eu fiz um teste aqui:

como estava com estes problemas ontem a noite já comecei a desconfiar do Contabo pois tava lento apenas nos meus sites hospeados lá. o resto da minha net estava normal. por isso estou migrando para o digital ocean para eu testar com um servidor menor. talvez eu crie 2 servidores. 1 para o wordpress + woocomerce no qual já vai utilizar bastante recursos e outro para o mautic.

achei esse outro servidor VPS Limited Edition (ovhcloud.com) não sei se você conhece. mas como não quero correr riscos na questão de infra vou contratar esse da ocean mesmo e testar aqui.

obs. hoje eu já mudei os direcionamentos do meu DNS.

Esses testes aí não mostram muito.
Eles conectam sua casa com um server proximo a voce.

A questão aí é referente a como seu provedor de internet se conecta a rede americana.
Isso não vai conseguir testar com esses testes.

OVH tem anos que não utilizo. Não sei como está hoje.
Mas no passado era um pouco problemática.

sim. isso é verdade. porém veja se estou errado. quando eu faço o teste no gtmetrix e dá aquele tipo de erro ao testar com o server de são paulo creio que minha internet não é levado em consideração correto? isso que eu levei em consideração, pois nos testes com EUA não teve problema. pode ser um problema de rota do meu servidor mesmo?

O teste no GtMetrix não leva em conta sua conexão.
De toda forma, teria que interpretar o teste do GtMetrix para entender o que ele acusa.
Se tiver apenas tempos de conexão altos e não acusar um erro crítico na contrução do site então provavelmente é rede do server ou a próprio server com resposta lenta.

Contabo é uma boa empresa de VPS, mas não seria a primeira vez que nos deparamos com problemas de resposta alta na rede da contabo.
Eles hospedam muitos sites com alto tráfego, a impressão que tenho é que em determinados momentos que as pessoas fazem utilização mais severa dos servidores como atualizações de sistemas, alto tráfego ou mesmo em momentos de DDOs a rede deles sofre um pouco e tem resposta mais lenta.

De toda forma, sempre é recomendado fazer um teste alterando o DNS do seu computador para o 8.8.8.8 do Google.

Ele usa rotas melhores, se o problema for resolvido pode considerar que se trata de um erro na sua operadora de internet o que também é bem comum principalmente se utilizar o DNS padrão fornecida pelo provedor de internet.

Esse erro acontece muito. Se o site carrega para você mas o teste do GtMetrix não executa tenta novamente em outro momento.
Provavelmente é apenas um erro do GtMetrix