Mautic + SMTP Amazon SES não esta enviando emails

Gabriel, te mandei os dados mas não recebi nenhum feedback

Verifiquei hoje pela manha.
Pelo menos os emails de teste estão sendo enviados.
Mas recebi o email que você criou a partir de modelo no spam do Gmail.
Aquele modelo pronto que usou, tem muita coisa para corrigir. Veja o teste

Mas são correções referentes ao conteúdo do email.
As configurações parecem OK.

Escrevi outro email, limpo apenas com texto e recebi corretamente na caixa de entrada.

Em resumo, as configurações de email estão OK.
Agora deve criar um modelo de email com conteúdo real e enviar uma campanha real.

P.s
Acessei apenas o Mautic. Não acessei seu server e nem sua conta SES.
Não verifiquei configurações de cron e afins.
Se o envio de campanha não acontecer devidamente, verifica as configurações de cron.

Gabriel, eu acabei de instalar e estou tendo o mesmo problema do amigo aí de cima. QUando clico para enviar o e-mail da sucesso mas o e-mail não chega e o mautic não registra nenhum log. Poderia me dar alguma orientação?

Conta no SMTP está realmente liberada para envio?
Como o Mautic não registra erro, acredito que o Mautic se comunica com SMTP.
Sendo assim, o para o Mautic está tudo correto.
Verifica inicialmente se seu SMTP está realmente liberado para envio.

Gabriel, na verdade eu não estava autorizado ainda. A Amazon me liberou hoje, testei aqui agora e deu tudo certo. Só achei que demorou muito pra entregar o e-mail, o que poderia ser essa demora? E se eu quiser escalar isso pra enviar 200 mil emails por dia, o que me recomenda em termos de configuração porque de infraestrutura de servidor eu tenho experiência, mas quero uma orientação de como escalar o mautic em si. Desde já agradeço pelo retorno!

Para volumes maiores com maior velocidade, no mautic você pode aumentar o tamanho do lote no configuração do cron e se for envio pelo navegador apenas seta lote maior, em torno de 1000.

Mas se está com Amazon SES provavelmente a demora é referente aos limites da conta do SES.
Para aumentar esse llimite você precisa enviar com certa consistência sempre com numeros próximos ao limite da conta atual, depos precisa solicitar o aumento do limite com o suporte da amazon.
Quando aumentar o limite de envio diário também aumenta automaticamente a velocidade do envio.

Possívelmente agora sua conta permite enviar até 50k DIA com velocidade de até 14 por segundo.
Mas a velocidade real nunca vi chegar perto desses 14 por segundo.
Sempre é bem mais lento.
Se aumentar o limite diario provavelmente sua conta vai para algo proximo de 30 envios por segundo.

1 curtida

Eu uso o mautic todo dimensionado, web, cron e worker separados. Quando você se refere a aumentar o tamanho do lote na configuração do cron, tem alguma sugestão de uma maneira viável de fazer isso? O tempo de envio da Amazon (14 por segundo) pra mim é OK, na verdade eu achei que desde o momento em que eu cliquei em enviar o e-mail até ele chegar um pouco demorado, queria saber se tem como otimizar esse tempo.

Para aumentar o tamanho do lote usa o paramentro --batch-limit=X no cron.
Tem a documentação aqui.

Como mencionei acima.
Mesmo o limite maximo sendo 14 por segundo não costuma chegar a essa velocidade.
Precisa aumentar o limite de envio diário para aumentar a velocidade de envio.

Também precisa conectar o Mautic ao SES por API.
Se estiver conectando por SMTP a velocidade fica reduzida.

Então eu devo setar essas duas variáveis como 1000 lá no arquivo da stack do Mautic em environment do mautic-cron?

Sim, a configuração do cron seria essa.
Mas não conheço esse ambiente que está utilizando, sendo assim não sei lhe instruir em detalhes sobre como aplicar essas variáveis em sua configuração atual.