Mautic marcando "Email Lido" sem ter aberto o email

Bom dia Gabriel, tudo blz?

Anteriormente fazia as instalações do mautic nos servidores easy engine, tudo funcionando perfeitamente, e agora estou fazendo as novas instalações em servidores Wordops.

Segui todas as suas aulas do curso do mautic em Wordops, tudo já configurado e funcionando, mas estou tendo um certo problema com o rastreamento dos emails.

Todo email de teste que eu envio, no mesmo instante que ele chega na caixa de entrada “sem se quer abrir ele, as vezes nem abri a caixa de entrada ainda” automaticamente já está constando como lido no contato do mautic.

Conseguiria me dar um norte de como resolver esse problema?

Obrigado

Isso é novo.
Qual a versão atual do mautic que está usando?

Eu instalei a versão v2.16.5 que você disponibilizou nas aulas, eu segui a risca tudo que foi passado lá.

To usando o Servidor Debian9 e php 7.2.

Percebi uma outra coisa, isso está acontecendo quando eu mando para emails da gmail, acabei de mandar para um hotmail e não ocorreu essa alteração, bem estranho isso.

Sim. Realmente.
O Mautic envia junto com os emails um script .js que recebe esses dados de clicks em links e abertura de emails.
Manda um email pelo mautic para [email protected]
Vou ver se consigo analisar isso.

Recebi mas parece que foi um email de teste.
Em preciso receber um email de campanha ou broadcast para analisar.
Nesse email de teste o script de rastreamento não é enviado.

Acabei de enviar outro, cadastrei o contato na plataforma e mandei o email.

Nos meus testes aqui eu havia feito pela campanha.

Já recebi o segundo email.
Acredito que o script de rastreamento chegou com ele.
Veja se já marcou como email lido.

Marcou sim, olha:

Certo.
Sinceramente não sei como lhe orientar.
É a primeira vez que vejo isso. Se puder envia os dados de acesso do Mautic e Server para [email protected]
Preciso analisar isso para entender a causa.

Acabei de enviar os dados de acesso no email que disponibilizou Gabriel.

Muito obrigado pela ajuda.

Fiz alguns testes por aqui e me parece que seu Mautic está funcionando corretamente.
Enviei vários emails para meu endereço e todos apenas foram marcados como lidos depois que os abri.
Pode ver que tem um email nomeado como teste 03 que consta enviado mas não como aberto.
Esse email enviei para meu gmail e recebi corretamente, apenas nao abri o email.

Me fala mais sobre por onde está acessando seus emails. Acredito que o Mautic esta tratando seus testes como lidos pois de alguma forma seu email está sendo aberto. Provavelmente por alguma aplicação de Imap por exemplo.

Muito Obrigado pelo retorno Gabriel,

Se esta funcionando tudo certo ai, já está muito bom, sinal que é um problema local apenas.

Uso meus emails da forma tradicional mesmo, pelo Google Chrome já ficando conectado direto no navegador, pode ser algum bug no Chrome, vou fazer uma limpeza nele para ver.

Agora que você levantou essa questão do IMAP eu tenho uma outra dúvida:

To usando o email profissional através do Zoho e lá não permite que faça conexões de IMAP no plano gratuito.

Na configurações do Mautic em “Configurações de Email” tem a “configurações da caixa de entrada monitorada” e “Rejeições”, tenho o email para Bounces já criado e ambas solicitam os dados IMAP do Provedor para fazer a conexão, só que na zoho eu não tenho.

Me lembro de fazer essa config em outro mautic, mas nesta usava email profissional yandex.

Essas configurações são importantes a serem feitas? Visto que eu já tenha feito todas os procedimentos de tratamento de bounces diretamente lá na amazon.

Obrigado.

Tratar Bounce é sim obrigatório.
Mas não precisa fazer pela caixa de entrada monitorada pelo Imap.
Como usa SES usa a função SNS como mostro nas aulas de SES.

Então está tudo certo, fiz todos os procedimentos pela função SNS como ensinou.

Obrigado.

Gabriel, boa tarde!

Comigo também está ocorrendo o mesmo erro.
Sabe se existe alguma configuração a validar?
O meu ambiente está com WordOps, exatamente conforme orientações do curso.

Obrigado!

Se está marcando como lido o significa que o script de tracking do Mautic é executado.
Me fala mais sobre com qual serviço isso acontece.
Por aqui fiz muitos testes sobre quando este tópico foi aberto e não consegui reproduzir o erro.

Também analisa o SMTP.
É possível que o SMTP esteja de alguma forma executando o script de tracking do Mautic.
Isso acontece muito com o Elastic Mail mas pode acontecer com outros SMTPs também.

Bom dia a todos.

Comigo também está ocorrendo o mesmo erro. Uso o Mautic v4.4.0 com servidor aaPanel/Openlitespeed, e o Mautic está marcando todos emails enviados com lido.
.
Vou continuar acompanhando esse post para ver se surge alguma solução.

Obrigado!

Gabriel,

Estou utilizando o servido SES da AWS, com a API oficial. A versão do meu Mautic é a 4.3.

Grato.

Guilherme