Instancia Mysql RDS AWS Amazon

Eu estou com algumas dúvidas sobre a instância mysql na Amazon:

  1. Criando uma instância RDS Mysql ou MariaDB eu posso conectar o site que está na Digital Ocean com ele? Se sim, isso vai ajudar o site a carregar mais rápido porque o banco está em outro servidor?

  2. É possível ter mais de uma base de dados mysql e conectar mais de um site do meu servidor na Digital Ocean com esse RDS da AWS Amazon?

  3. Dá para acessar via PUTTY essa instância e saber quanto de recursos está sendo usado para eu ver se tenho de remover algum banco dessa instância?

1 - Sim, pode subir o banco na Amazon e conectar seu wordpress neste banco.
Sobre desempenho. Acredito que nesse caso vai ficar mais lento pois terá mais uma conexão a ser realizada e mais latência de rede.

2 - Sim, é possível.

3 - Precisaria entender melhor o que pretende fazer para lhe responder.

Finalizando.
Para sites de maneira geral não vejo sentido utilizar servidor próprio para o banco.
Vejo isso como uma alternativa muito interessante se você tem diversas aplicações que compartilham dados do mesmo banco ou se tem algum tipo de aplicação que demanda muitos recursos do banco de dados.
Em sites Wordpress de forma geral o banco de dados não é um vilão de desempenho. Se o cache está bem configurado o trafego do site interage apenas com o cache. Não tem solicitações ao banco de dados.
Agora, lojas virtuais ou áreas de membros onde as pessoas fazem login no site tem mais sentido ter preocupações extras com o banco de dados.

Obrigado pelas dicas. Eu hoje uso uma VPS de 16GB de Ram na Digital Ocean e 50 sites hospedados… Ele tem 4vcore. Está dando conta do recado. Porém meus clientes são todos portais de notícias de Rondônia. Esse pessoal costuma não querer apagar nada, por mais antigo que seja. Assim, seus bancos ficam enormes e a pasta upload também. Estou pensando em migrar as fotos todas para o AWS S3. Achei que migrar a base também faria sentido. Eu pensei que o processamento dos sites ficaria mais rápido estando só os php e o core do wordpress na digital ocean e as fotos e bancos na AWS.

Nesse caso então, eu posso manter os bancos na digital ocean e ainda assim ter melhor desempenho se as fotos forem todas para a Amazon S3, não é?

Agora que você mencionou um pouco mais sobre o cenário com o qual trabalha seria irresponsabilidade minha fazer recomendações sem avaliar com maior atenção.
Mas incialmente, no seu cenário pode ser interessante isolar o banco de dados em um server próprio.
De maneira geral utilizar empresas diferentes com data center em diferentes localizações físicas não costuma funcionar muito bem. Acredito que você deveria avaliar a utilização de server de banco de dados e de arquivos na mesma empresa utilizando a rede interna (ip privado) para conectar entre os servidores.

Mas realmente não consigo lhe ajudar muito sem conhecer o cenário completo com o qual trabalha.