Olá Mestre Gabriel, podes analisar o link do vídeo abaixo que vou deixar, pois tem um cidadão aí que se diz expert em velocidade/Performance, para WP, que diz que o NitroPack não funciona, que é só enganação/mascara o resultado, dos sites?
É que eu indiquei em instalar para um cliente que inclusive ele vai adquirir o plano de 1 ano aquele mais caro(Scale), e Deus me livre, se isso mesmo não funcionar, ou até penalizar o site dele como o outro aí está falando que pode acontecer!
Mais uma vez Grato por sua atenção, Mestre. G…
link do video: https://www.youtube.com/watch?v=oIB371Bo-sA
Vi apenas alguns cortes do vídeo. Em alguns pontos eu concordo mas na maioria discordo.
Me parece que o objetivo é apenas vender o curso dele com base em polêmica.
O nitro pack funciona muito bem, compacta recursos e entrega de forma otimizada por CDN.
E sim, entrega inicialmente a primeira dobra e o restante do conteúdo quando é solicitado pelo navegador.
E sim, atualmente usa o bunny CDN que é um dos CDNs que mais tem pontos de distribuição no brasil.
Então não otimiza somente para testes. O site é entregue de forma otimizada também para o usuário final.
O teste que ele fez foi muito parcial.
Sobre as URLs das imagens e demais recursos serem substituidas por URLS do CDN é fato.
Mas todos os CDNs trabalham dessa forma podendo na melhor das ipóteses ser utilizado um CNAME para reescrever a URL do CDN.
Se prestar atenção nas nossas aulas sobre Nitro vai ver que a recomendação para utilização do Nitro é para sites de uma ou duas páginas.
Sites com apenas paginas grandes e pesadas construidas de forma não otimizada através de construtores pesados.
Não recomendo o Nitro para otimizar sites grandes com muitas páginas ou blogs construídos para SEO que deveriam ser construídos com temas e plugins nativamente otimizados.
Mas concordo sobre o preços.
O Nitro é caro. Por isso não tenho utilizado desde o início de 2020.
Em custo benefício o WpRocket é melhor.
Agora também preciso destacar que recomedei o Nitro no início de 2020.
Isso foi antes das atualizações do Web Vitals do Google e na ápoca o Nitro entregava as otimizações da exata forma como o Google recomendava.
Com o Web Vitals tudo mudou e realmente preciso fazer novos testes com o Nitro para ver se ele foi atualizado para se adequar a essas mudanças.
Grato Mestre por sua atenção.
Aproveitando aqui , sobre o wp rocket, eu fiquei aqui meio na dúvida sobre uma material que encontrei no wordops, ao acionar o cache do WP-Rocket, para a compacatação do Gzip, ela já funciona automaticamente, ou tem que inserir um código extra?
Vi neste comentário que para funcionar com os caches estes mencionados teria que inserir isto como mencionado entre parenteses..: (.. Adicione a diretiva Nginx gzip_static on; para servir ativos pré-compactados com Cache-Enabler ou WP-Rocket..)
este é o link: https://github.com/WordOps/WordOps/issues/207