Erro WordOps Update

Salve Gabriel!

Hoje recebi uma msg erro crítico de PHP em alguns sites do mesmo servidor. No erro pedia para atualizar para o PHP version 7.4.0.

Mas estava com erro, não conseguia atualizar então rodei o comando “wo update --force” mas depois disso o servidor está dando erro e não consigo rodar mais nenhum comando.

Segue o erro:
Traceback (most recent call last):
File “/usr/local/bin/wo”, line 5, in
from wo.cli.main import main
File “/opt/wo/lib/python3.5/site-packages/wo/init.py”, line 1, in
import(‘pkg_resources’).declare_namespace(name)
AttributeError: module ‘pkg_resources’ has no attribute ‘declare_namespace’

Consegue me ajudar com isso?

Qual sistema operacional do seu servidor?

O sistema é Debian 9 x64

Então seu servidor é bem antigo.
O Debian 9 está ficando obsoleto e já tem vários pacotes sem atualizações a tempo.
Seria um bom momento para contratar um novo servidor com Debian 10, instalar o WordOps novamente e migrar os sites.

As versões mais recentes do WordOps não vão funcionar corretamente com Debian 9.
Se fez a atualização com esse sistema recomendaria voltar um backup ou Snapshot.

Ok! Entendi.

Tem alguma aula ensinando recuperar o backup?

Snapshot eu esqueci de fazer nesse servidor antes :man_facepalming:

Alias, acho que seguindo as aulas de migração de site via ssh dá certo né?

Tem backups ativos neste servidor?
Se sim, veja a data do mais recente.

Se o banco de dados ainda estiver ativo neste servidor pode sim fazer a migração.
Se não estiver posta aqui que lhe vou lhe auxiliando.

Mas fica o alerta. Como menciono em praticamente todas as aulas.
Antes de qualquer atualização é obrigatório a realização de um Snapshot.
Atualização de servidor é delicada e sempre tem ricos. Por isso o Snaphot antes de atualizações é precisa ser feito.

sim o backup do servidor está ativo o último foi 6 dias atrás.

Sim! Verdade!

E Sempre faço e nunca tinha dado problema. Ai esse estava com pressa e fui atualizar sem o snapshot e tomei… KKKKK

Posso usar aquela função de " Restore Droplet" da Digital Ocean para ver se dá certo?

Envia um print dessa opção Restore Droplet
Só para entender exatamente o que vai fazer.

Sim.
Apenas tenha em mente que os sites vão voltar da mesma forma que estavam no dia 28/02

Ok! Quanto a isso tudo bem por que são sites que não atualizo, uso como se fosse landing page.

Deu certo restaurar. Os sites voltaram. Amanhã crio o novo servidor com Debian 10 e migro os sites. Obrigado mais uma vez Gabriel

De nada.
Se tiver dúvidas estou a disposição.

Opa @Gabriel, meu caso foi semelhante com o Debian 9 pedi para atualizar o WO, e deu erro agora não consigo executar nenhum comando WO no server, todo domando retorna (-bash: wo: command not found) infelimente não tenho backup, o banco de dados está rodando, o site normal, porém não consigo pegar a senha do usuário WordOps para acessar o diretorio phpmyadmin, pois antes de exibir os diretórios do ele pede autenciação no browser. como resolver isso?

Primeiramente um puxão de orelha.
Nunca deve executar atualizações sem antes fazer snapshot do server. Falo isso em praticamente todas as aulas.
Rss.

Agora vamos resolver isso.

Como ainda é um server com Debian 9 acredito que seja bem antigo. Sendo assim minha recomendação seria para contratar um server atualizado e migrar os sites.

Se você quer migrar os sites para um server atualizado pode fazer o backup completo e migração por SSH.
Fazendo a migração por SSH não precisa de nenhum comando do WordOps.
Pode seguir as instruções desta aula.

Se preferir também pode fazer a migração utilizando plugins Wordpress como por exemplo o XCloner.
Sobre ele tem aulas aqui.