Erro WordOps Update

Salve Gabriel!

Hoje recebi uma msg erro crítico de PHP em alguns sites do mesmo servidor. No erro pedia para atualizar para o PHP version 7.4.0.

Mas estava com erro, não conseguia atualizar então rodei o comando “wo update --force” mas depois disso o servidor está dando erro e não consigo rodar mais nenhum comando.

Segue o erro:
Traceback (most recent call last):
File “/usr/local/bin/wo”, line 5, in
from wo.cli.main import main
File “/opt/wo/lib/python3.5/site-packages/wo/init.py”, line 1, in
import(‘pkg_resources’).declare_namespace(name)
AttributeError: module ‘pkg_resources’ has no attribute ‘declare_namespace’

Consegue me ajudar com isso?

Qual sistema operacional do seu servidor?

O sistema é Debian 9 x64

Então seu servidor é bem antigo.
O Debian 9 está ficando obsoleto e já tem vários pacotes sem atualizações a tempo.
Seria um bom momento para contratar um novo servidor com Debian 10, instalar o WordOps novamente e migrar os sites.

As versões mais recentes do WordOps não vão funcionar corretamente com Debian 9.
Se fez a atualização com esse sistema recomendaria voltar um backup ou Snapshot.

Ok! Entendi.

Tem alguma aula ensinando recuperar o backup?

Snapshot eu esqueci de fazer nesse servidor antes :man_facepalming:

Alias, acho que seguindo as aulas de migração de site via ssh dá certo né?

Tem backups ativos neste servidor?
Se sim, veja a data do mais recente.

Se o banco de dados ainda estiver ativo neste servidor pode sim fazer a migração.
Se não estiver posta aqui que lhe vou lhe auxiliando.

Mas fica o alerta. Como menciono em praticamente todas as aulas.
Antes de qualquer atualização é obrigatório a realização de um Snapshot.
Atualização de servidor é delicada e sempre tem ricos. Por isso o Snaphot antes de atualizações é precisa ser feito.

sim o backup do servidor está ativo o último foi 6 dias atrás.

Sim! Verdade!

E Sempre faço e nunca tinha dado problema. Ai esse estava com pressa e fui atualizar sem o snapshot e tomei… KKKKK

Posso usar aquela função de " Restore Droplet" da Digital Ocean para ver se dá certo?

Envia um print dessa opção Restore Droplet
Só para entender exatamente o que vai fazer.

image

image

Sim.
Apenas tenha em mente que os sites vão voltar da mesma forma que estavam no dia 28/02

Ok! Quanto a isso tudo bem por que são sites que não atualizo, uso como se fosse landing page.

Deu certo restaurar. Os sites voltaram. Amanhã crio o novo servidor com Debian 10 e migro os sites. Obrigado mais uma vez Gabriel

De nada.
Se tiver dúvidas estou a disposição.

Opa @Gabriel, meu caso foi semelhante com o Debian 9 pedi para atualizar o WO, e deu erro agora não consigo executar nenhum comando WO no server, todo domando retorna (-bash: wo: command not found) infelimente não tenho backup, o banco de dados está rodando, o site normal, porém não consigo pegar a senha do usuário WordOps para acessar o diretorio phpmyadmin, pois antes de exibir os diretórios do ele pede autenciação no browser. como resolver isso?
Captura de tela 2022-08-17 083313

Primeiramente um puxão de orelha.
Nunca deve executar atualizações sem antes fazer snapshot do server. Falo isso em praticamente todas as aulas.
Rss.

Agora vamos resolver isso.

Como ainda é um server com Debian 9 acredito que seja bem antigo. Sendo assim minha recomendação seria para contratar um server atualizado e migrar os sites.

Se você quer migrar os sites para um server atualizado pode fazer o backup completo e migração por SSH.
Fazendo a migração por SSH não precisa de nenhum comando do WordOps.
Pode seguir as instruções desta aula.

Se preferir também pode fazer a migração utilizando plugins Wordpress como por exemplo o XCloner.
Sobre ele tem aulas aqui.