Dúvida sobre SMTP

O SMTP tem que ser configurado no servidor da digital ocean e no serviço de e-mail exemplo o yandex…

Ou caso eu tenha um serviço de e-mail profissional como yandex ou qualquer outro, não preciso configurar SMTP, ou seja, são duas coisas separadas que não dependem da outra? Tipo, ou eu escolho enviar e-mails com o smtp da amazon configurado no server, ou eu escolho usar o yandex? não entendi muito bem essa parte…

Eu vi você falando que o Yandex já possui um serviço de smtp, então não precisa de amazon ses no caso?

Outra dúvida que tenho é se posso usar o mautic e meu site wordpress no mesmo servidor…
Tenho poucos leads ainda e meu site é recente sem muitos artigos, será que não tem problema?

São coisas distintas.
Yandex e GSuite por exemplo são serviços de email tradicionais, que você terá uma caixa de entrada para receber, enviar e responder os emails.

O SMTP é um serviço apenas de envio que você integra com aplicações como Mautic, Wordpress e outros através dos quais quer enviar emails em grande volume.

São coisas distintas, mas o SMTP acaba dependendo da utilização de um serviço para receber as respostas de seus contatos.

Então mesmo utilizando o SMTP eu preciso de um serviço como Yandex para poder receber as respostas dos e-mails, então é isso?

O SMTP tem que ser configurado diretamente no server digital ocean não é mesmo, da pra fazer isso usando a agiuscloud sem ser por SSH, gostaria de saber…

O SMTP é um serviço externo.
Não tem relação com o servidor.

Você apenas integra sua conta de SMTP com sua aplicação como Wordpress ou Mautic.

O servidor é completamente independente do SMTP.