DNS pelo hosts local - não entendi a relação dos dois sites

Acabei de assistir a aula " DNS pelo hosts local" do curso SUPERSERVIDORES, aula 4 do módulo.
Por favor, me explique:
1- se eu quero simplesmente mudar um site de um dominio de desenvolvinento para um dominio de produção, não preciso deste recurso de DNS pelo hosts local, certo? Aliás, posso até desenvolver o site no dominio que vou usar e deixar o a interface pública do site fechada para usuários… Certo?

2- Mas enfim, não consegui entender a relação entre o site do dominio ativo e o site do DNS pelo hosts local. É o mesmo site, com o mesmo conteúdo? Mas assim não seria simplesmente migrar do dominio antigo para o novo, depois que “esquantado”, com a nuvem ligada, mas no host local?

Estou sendo confuso? Talvez sim, porque não consegui perceber a situação real, a relação dos dois sites.

A ideia desta configuração é principalmente lhe auxuliar a migrar um site de servidor.
Imagina que voce esteja utilizando uma hospedagem compartilhada.
Com esse mótodo pode migrar seu site para um servidor Cloud ou qualquer outra hospedagem sem que seu site fique off nem mesmo por um segundo.

1 curtida

Isso eu entendi. O que não entendi foi você falar em trabalhar o novo site no novo servidor, enquanto o site antigo está esperando em outro. Agora sim, trata-se de simples migração e os objetos da operação é um SITE X e dois servidores. Aí dá para entender. Acho que foi o jeito de você falar, mas agora está ok.

1 curtida