Disco extra na digital ocean para o site Wordpress

Eu contratei um uma VPS de 40 gb na Digital Ocean e gostaria de saber se ao adicionar um novo volume, automaticamente o meu site wordpress vai reconhecer o novo disco já para o uploads do site.

Exemplo: quando crio a vps e instalo um site, os arquivos vão para /htdocs/wp-content/uploads

Supondo que o espaço se esgotou, o que acontece se eu adicionar um novo volume com mais 50 gb adicional?

Automaticamente os novos arquivos adicionados vão para o hd extra sem que eu necessite mudar nenhuma configuração no Wordpress?

Para aumentar o armazenamento do servidor vai precisar fazer um resize do servidor.
Com a opção de Volumes não vai funcionar. Precisa fazer o Resize para um plano com mais armazenamento.

P.s: Ao fazer o resize tem uma opção 2xSSD, marcando essa opção dobra o armazenamento atual do servidor sem aumentar os demais recursos.
Essa opção costuma ter um custo mais baixo.

Para que serviria então a anexação de volume ao HD existente? Na Digital Ocean, não tem a opção de redimensionar só o espaço em disco no painel. Tem de ampliar só a memória e tem a de ampliar disco, cpu e memória.

Aumentar armazenamento é mais complicado.
Os Volumes são como um HD extra no servidor, serve para adicionar uma nova partição de armazenamento ao servidor mas se torna um disco extra e com eles não é possível apenas aumentar o espaço atual.

Se tem servidores muito pequenos terá que analisar os planos pré definidos com maior espaço que melhor lhe atende.
Mas os planos são os mesmos disponíveis na contratação do servidor, quanto maior o plano mais armazenamento mas também aumenta memória e CPU.
São planos pré definidos.

Agora em planos maiores com CPU ou memória dedicada já existe a opção de apenas dobrar o armazenamento.

P.s: Isso não é exclusivo da Digital Ocean. Praticamente todos os clouds adotam essas politicas de resize.
Também não gosto muito delas.

Gabriel, todos os grandes clouds, como Google Cloud, AWS, etc, oferecem o serviço de anexar disco. Parece óbvio que deva haver um jeito de juntar esse conteúdo extra “enganando” o sistema para que ele se pareça com um volume único. De outra maneira, esses discos serviriam apenas para backup, mas não é isso que eles informam. Todos esses provedores em nuvem informam que o propósito é justamente aumentar o espaço para um site a medida que o seu volume de mídia for crescendo.

Pois é.
Como já mencionei. Não gosto da forma que eles gerenciam isso.
Mas para aumentar o disco principal somente fazendo um resize completo.
Os volumes são discos adicionais onde o objetivo é apenas armazenar arquivos. Nem para backup serve por que backup na mesma maquina na minha concepção sequer pode ser chamado de backup.

Já passei por isso e sempre imaginei que poderia adicionar um volume ao disco principal.
Mas quando tentei não consegui.
Abri um suporte com a DO e pelo suporte me informaram que realmente não era possível.
Alegaram que neste caso não seria mais possível destruir o volume extra sem afetar o disco principal do servidor.
O que até faz algum sentido.