Olá, muito bom dia para vocês!
Primeiramente gostaria de falar que sigo o Gabriel há uns 8 anos pelo menos, desde a época que não existia assinatura 
Decidi agora começar a usar o Mautic, já devorei o curso, já instalei, já configurei o bloqueio por GEO IP, recaptcha e tudo mais.
Mas mesmo assim, começando o Recursos e utilização, eu ainda não vi como dimensionar um VPS para o Mautic.
Conforme o Gabriel orienta, eu comecei pelo VPS básico da digital ocean no datacenter de NYC, mas ainda não entendi como eu faço uma “previsão” sobre o tamanho do servidor.
Vou começar um projeto do zero, onde vou investir de R$1.000 a R$2.000 por dia em tráfego pago, e queria já ir cuidando sobre a necessidade de como dimensionar esse projeto, se começo no VPS abaixo
2 GB Memory / 1 AMD vCPU / 50 GB Disk / NYC1
Ou se eu opto por um maior desde já
Também tenho um VPS na Contabo, Datacenter EUA East, não sei se migro pra lá. O da contabo é 6 Cores, 12 GB Memory, datacenter New York (US-east)
Desde já agradeço sua atenção e sucesso
Bom dia!
Primeiro, obrigado pela confiança e pelo feedback 
No começo, esse servidor básico deve dar conta sim.
As ações de capturar leads e enviar e-mails não costumam usar muita CPU.
O que mais consome recursos no Mautic são as ações em massa nas campanhas, como:
- Mover muitos leads de uma lista pra outra,
- Enviar muitos e-mails ao mesmo tempo (broadcast),
- Outras ações que rodam em lotes grandes.
Se você está só capturando leads com campanhas simples, sem essas ações pesadas, o uso de recursos deve ser tranquilo.
De qualquer forma, vale a pena ficar de olho no uso da CPU.
Se ela estiver constantemente acima de 50% ou com picos chegando a 100%, aí sim é hora de considerar um upgrade.
O uso de recursos depende muito das ações que você configurar nas campanhas e da quantidade de leads que elas vão afetar.
Mas dá pra ajustar o tamanho dos lotes nas tarefas cron para não sobrecarregar o servidor.
Resumo: o VPS atual deve ser suficiente agora.
Só pense em aumentar se for fazer muitas ações em massa e a CPU começar a ficar no limite.
Perfeito! Muito Obrigado
Acredito que a única coisa fora do “normal” que eu vou fazer, é dentro da automação, que disparo um webhook pro meu gateway de sms, pra enviar um SMS dentro da campanha, mas fora isso, é tudo bem padrão.
Raramente ou quase nunca faço broadcasts
Fora isso, só tem um alerta dizendo que meu fuso horário (São Paulo) não é suportado pelo PHP, mas já vi isso em outros tópicos e vi que não precisa ligar se tiver tudo funcionando
De qualquer forma, muito obrigado!
1 curtida