Criando aliases de dominio e depois de emails no Google Workspace

Me diga uma coisa: seu eu baixar meus emails da conta de um VPS no ThunderBird… deixando as mensagens no VPSr (IMAP) e depois detonar a conta do provedor, os emails baixados no ThunderBird vão sumir ou ficarão lá?
É que estou pensando em transformar todos as minhas contas de emails em aliases de minha conta de email no Google WorkSpace que já ativa.
Eu faria aliases de dominios e depois os aliases de todos os emails em todos os dominios dentro de uma única conta la no WorkSpace E faria o controle via filtros e marcadores. É a forma mais rápida aqui para eu dispensar os sistema de emails da VPS.
Fora isso, qual seria outra opção?

Vamos lá.
Se usar IMAP os emails ficam salvos apenas na conta, o Thunderbir apenas acessa a conta.
Se conectar por POP3 o Thunderbird baixa os emails para o computador e você configura se quer deletar ou manter eles no servidor.

Então, para o que pretende fazer deve usar a conexão por pop3.

Você tem múltiplos domínios, certo?
Se não me engano os Alias do WorkSpace não incluem múltiplos domínios. Sendo assim acredito que não conseguirá fazer o que pretende.

Pessoalmente sugiro deixar o domínio principal no WorkSpace e os demais (Com volume de envio e recebimento menor) em contas free da umbler e gerenciar todas as contas pelo Thunderbird.
O Alias uso apenas para múltiplos endereços do mesmo domínio.

Pelo menos é assim que gerencio aqui e faço dessa forma para reduzir o custo e facilitar a administração.

OK. Não sabia dessas contas baixas, mas resolvi fazer um pedido de suporte com o Google WorkSpace, porque pesquisando no ajuda parece que é possível criar aliases de domínio e depois criar contas aliases de email. Não sei se entendi bem, por isso pedi suporte. Vou por o resultado da minha pesquisa aqui

1 curtida

Gabriel, eis a resposta do suporte do Google, dizendo que é possível:
Eu entendo que você precisa configurar os seus e-mails de outros domínios como alias de e-mail dentro do usuario nome@dominio.

O processo que você precisa fazer é possível. Verificando as informações da sua conta, atualmente tem só o domínio nomedodominio dentro da conta o que quer dizer que você tem duas opções, a primeira seria criar os alias de e-mail com o dominio registrado e a segunda adicionar os seus outros domínios dentro da conta na opção de domínios e fazer o processo de verificação no painel DNS do hospedagem e a configuração do Gmail através dos registros MX para cada um deles.

Se a sua opção é a segunda, após o processo de verificação e configuração do Gmail, você teria que fazer um backup das informações de cada um dos endereços de e-mail ou se prefere fazer uma migração de dados das informações que estão em cada um daqueles e-mails para [nome@dominio] o anterior para evitar perder os e-mails recebidos e armazenados previamente em cada um desses e-mails e para deixar-los armazenados na caixa de entrada do usuário principal que seria [nome@dominio] (Esse passo não é preciso, só se você prefere migrar os e-mails para a caixa de entrada do usuário que estará usando regularmente e por questões de segurança dos e-mails). Esse processo pode ser feito através da opção migração de dados do Admin Console.

Se a sua opção é a primeira, omita o passo anterior e continue com a seguinte etapa.

A seguinte etapa do processo é criar os alias de e-mail dentro do usuario [nome@dominio] acessando a opção usuários do Admin Console > Informações do usuário > Endereços de e-mail alternativos (alias de e-mail) > Salvar alterações.

Com os alias de e-mail criados é possível acessar a interface do Gmail do usuário [nome@dominio] e configurar as opções faltantes com o seguinte passo a passo:

  • Acessar as configurações do Gmail no ícone de engrenagem da parte superior direita > Ver todas as configurações.
    -Acesse a categoria contas da parte superior > Na segunda opção enviar e-mail como, clique na opção em azul adicione outro endereço de e-mail e adicione o alias de e-mail. Repita o processo com cada um dos alias de e-mail. Com esta configuração consegue responder os e-mails com o nome de qualquer um dos alias.No momento da redação de um e-mail pode mudar o endereço de email do remetente.

Finalmente procede com a criação dos marcadores através da opção criar marcadores da parte final do painel esquerdo, cria um para cada alias de e-mail, pode escolher uma cor para diferenciar as mensagens de cada um. Para criar o filtro de redirecionamento dos e-mails para os seus respectivos marcadores faz o seguinte procedimento:

-Na barra de pesquisa da parte superior clica nas linhas de edição do lado direito > No espaço de para digita o alias de e-mail > Desce até o final e clica criar filtro > Marca as opções aplicar o marcador e procura o nome do marcador no listado, igualmente marca a opção nunca enviar para spam > criar filtro > repete o processo com cada um dos alias de e-mail com seu respectivo marcador.

Para mais informações sobre alias de e-mail acesse o seguinte link da nossa central de ajuda: https://support.google.com/a/answer/33327?hl=pt-BR.

Nós apreciamos seu tempo e procuramos oferecer a todos os nosso clientes um excelente serviço de suporte. Com isso em mente, caso você precise de alguma ajuda adicional, você pode responder a este e-mail nos próximos 30 dias e eu ficarei feliz em poder ajudá-lo.

Legal.
Eles lhe explicaram o processo de verificação de domínios e também migração dos e-mails.
Acredito que nesse processo essas aulas vão lhe ajudar.
Agora essa informação que eles permitem criar Alias para domínios que não estão em plano pago é nova para mim.
Mas como eles mencionaram, adiciona o domínio e tenta criar o alias direcionando para o domínio principal. Acredito que esse seria o primeiro passo pois sinceramente acredito que o Alias é uma função disponível apenas para domínios em plano pago.

1 curtida

Mas o nosso plano é pago. Estou no Google Worspace, começando a configurar tudo por lá. A questão é que não vou por todos os meus e-mails como usuários pagos. Somos só duas pessoas por enquanto na empresa. Então vamos por os emails como aliases do do email dos usuários ou fazer aliases de dominio e neles fazer aliases de email. A ideia é essa.

O que entendi da sua pergunta é que você está com um plano para pago para seu domínio principal e quer adicionar outros domínios como ALIAS nessa conta.
E pelo que sei cada novo domínio que você adiciona é uma nova conta com novo usuário que será cobrado separadamente.