Conta de email no SES

Vendo uma lição sua no curso do Umbler achei interessante que o registro TXT para SPF continha includes para o gmail e para o SES. Como é isso?
Posso ter contas de email do mesmo dominio em dois servidores de email diferentes?
E o que é mais importante:
<<< 1- Nesta instalação de mautic que estou fazendo e que vai usar o SES, eu tenho que ter o email já criado no Google WorkSpace ou na Umbler? Ou o SES é só mesmo SMTP, ou seja a porta de saída?>>>

<<< 2- Outro detalhe: posso usar alias do Google WorkSpace como email remetente no SES? A questão é que alias não autentica. O email que autentica é o principal, usando pelo usuário. Os aliases todos são acessados com a autenticação no email principal**>>>** E aí, como fica a configuração de uma alias no Mautic?

Para envio de emails pode sim utilizar múltiplos serviços no mesmo domínio.
Para recebimento, somente um serviço.

Sobre a Alias, pode usar sim para envio. Ele vai sim autenticar assim que clicar no link de verificação indiferente de qual caixa de entrada tenha recebido o email.

O Mautic vai utilizar como remetente principal o email configurado no seu perfil do Mautic.
Mas se quiser utilizar um remente diferente pode definir por email na guia avançada da edição do email no Mautic.