Construtor de e-mail Mautic

Fala Gabriel,

Tenho enfrentado um problema no construtor de e-mails do Mautic, quanto a redução de margem.

Realizei a customização através do construtor de todas as maneiras possíveis (left and right), para que o e-mail não ultrapasse uma margem específica.

Tenho notado que os seus e-mail são enviados sem utilizar desta margem, talvez não seja algo que você dê tanta importância, porém, é notável que é o padrão dos big players, big techs ou big empresas, enviarem e-mail com esta margem limitada.

Edit: Também notei que a aplicação da fonte selecionada e do tamanho da mesma, não se aplica ao corpo do e-mail, somente quando é aberto no navegador.

Este infortuno não é nada que prejudique uma campanha em si, no entanto, é mais profissional e cansa menos a leitura. É só uma dúvida que pairou e quero compartilhar com a comunidade.

EDIT 2: "Andei pesquisando bastante para resolver este empecilho por conta própria, e descobri que é pior do que eu imaginei. Na verdade, este erro provém do Gmail não renderizar o e-mail corretamente como setado no Builder.

Dentro da comunidade do MAUTIC encontrei diversos tópicos como este: https://forum.mautic.org/t/my-custom-html-code-doesnt-render-correctly-on-gmail/21391

O pior é que o gmail é o provedor mais utilizado atualmente pelo meio social.

Vou deixar algumas imagens que mostram que o e-mail fica um tanto quanto amador, inclusive talvez o Gabriel não tenha se atentado quanto a isso, pois usa Thunderbird para simplificar seus testes.

A solução mais usada que vi foi um downgrade do Mautic para a versão 3, ou usar o MJML, com algumas ressalvas.

Inclusive para quem usa Layouts mais elaborados, ocorre uma má renderização do html que deixa o e-mail quebrado.


Opa. Tudo bem?
Reamente, não tinha percebido isso no Gmail.
Faz muito tempo que não aceso o Gmail de forma direta.

De toda forma, sou da opinião de que o email deve ser o mais simples e pessoas possível.
Já fiz centenas de testes com html personalizado, template otimizado, etc.
Sempre tive os melhores resultados em abertura e clicks utilizando apenas texto.

Acredito que é possível otimizar o email utilizando quebras de linha e paragrafos.
Mas vou testar algumas algumas alternativas e se tiver uma solução simples retorno aqui.

Beleza Gabriel, vou esperar seu retorno.

Também sou do time que utiliza o e-mail em texto simples e pessoal.
O único desgaste, é na questão da fonte, tamanho e margem que poderia ser otimizado.

Falo por conta própria, que quando recebo seus emails na minha caixa, já me perguntava: Por que ele não limita a margem e utiliza uma fonte maior, dá até preguiça de ler.

É realmente um bug desta versão.

1 curtida

Sim.
Obrigado por me avisar sobre.

Fala Gabriel,

Alguma novidade sobre esta situação?

Ainda não.
Infelizmente.