Configuração do DKIM apresentando problemas

Gabriel,

Recebi a mensagem (logo abaixo) da Amazon Web Services.
Não sei o que pode estar ocorrendo, pois a meu ver está tudo configurado conforme você ensinou. Não sei o que eu poderia fazer para corrigir.
Pode me ajudar?

Detectamos que os registros DNS necessários para a configuração do DKIM de inteligenciaquantica.com.br não estão mais presentes em suas configurações DNS.

Para proteger a capacidade de entrega de seu e-mail, desativamos temporariamente a assinatura DKIM para e-mails originados de inteligenciaquantica.com.br. Se você usar o Amazon Pinpoint para enviar e-mails por meio deste domínio, esses e-mails também serão afetados.

Se a remoção dos registros DNS foi intencional, você não precisa realizar nenhuma ação adicional. Em 5 dias, inteligenciaquantica.com.br não será mais considerado configurado para efeito de assinatura do DKIM.

Se não foi intencional, restaure os registros DNS para suas configurações DNS em 5 dias. Assim que confirmarmos a presença dos registros DNS, reativaremos a assinatura DKIM.

Observe que as configurações de endereços de e-mail verificados individualmente substituem as configurações de nível de domínio. Por exemplo, se você habilitar a assinatura DKIM para um domínio verificado, mas desabilitar a assinatura DKIM para um endereço de e-mail verificado nesse domínio, os e-mails desse endereço de e-mail não serão assinados por DKIM.

Para obter informações sobre solução de problemas de DKIM, consulte http://docs.aws.amazon.com/ses/latest/DeveloperGuide/DKIM-problems.html.

Observe que este e-mail se refere apenas à região da América do Sul (São Paulo).

Obrigado por usar o Amazon Web Services.

Acho que descobri o problema.
Testei usando o https://mxtoolbox.com/ e descobri que havia um erro de sintaxe
nos registros DNS.

1 curtida

Se tiver problemas novamente, envia um print da configuração de DNS que ajudo a identificar.

1 curtida

Gabriel,
Achei que tivesse resolvido o problema, mas a AMAZON voltou a entrar em contato com a seguinte mensagem:

5 dias atrás, detectamos que os registros DNS necessários para a configuração do DKIM de inteligenciaquantica.com.br não estavam mais presentes. Um aviso foi enviado a você naquele momento.

Como já se passaram 5 dias e os registros DNS não foram restaurados, o Amazon SES e o Amazon Pinpoint não considerarão mais a inteligenciaquantica.com.br configurada para fins de assinatura DKIM. Se você deseja reativar a assinatura DKIM, reinicie o processo de configuração do DKIM por meio do Amazon SES ou do console do Amazon Pinpoint ou da API.

Para obter informações sobre solução de problemas de DKIM, consulte http://docs.aws.amazon.com/ses/latest/DeveloperGuide/DKIM-problems.html.

Observe que este e-mail se refere apenas à região da América do Sul (São Paulo).

Obrigado por usar o Amazon Web Services.
Mandei o print do DNS no cloudflare conforme sugerido. Agora nem imagino o que pode estar errado. Conto com sua ajuda.

Gabriel, achei o erro. Na migração que fiz recentemente, achei que havia puxado todos os registros do hostgator mas ficou faltando essa parte do DKIM e revendo sua aula identifiquei o que faltava.

Gabriel, eu havia solicitado o SES da Amazon pelo servidor de SP - América do Sul.
Este servidor deu problema com a configuração de bounce no mautic por conta de portas inacessíveis se não me engano.
Pretendo refazer o pedido a produção no SES no mesmo servidor que você indicou na aula, o da Irlanda, mas pra isso preciso refazer os registros de DNS no Cloudflare. Pergunto: Posso manter na cloudflare os registros de DNS dos dois servidores ?

Sim.
Ele vai gerar novos registros DKIM e de verificação para esse servidor.

Eu sei, mas eu poderia usar os 2 conjuntos de registros ao mesmo tempo? Ou posso manter os registros do servidor de SP e depois que a produção for autorizada trocar os registros?

Pode manter quantos DKIM quiser.
Não tem problema.

Esta mensagem é mais um feedback a você, Gabriel, do que uma solicitação de ajuda.
Como lhe disse, eu pedi acesso a produção para o servidor SES da Irlanda, mas foi negado porque já tenho acesso ao de SP.
Resolvi rever a sua aula sobre tratamento de bounce.
E desta vez consegui conectar via AMAZON SES e toda a configuração correu perfeitamente.
Creio que isto tenha acontecido porque agora estou usando o Mautic 3.2.4. diferentemente da primeira tentativa na qual estava com o Mautic 2.x.x

Sim, o Mautic 3 tem integração com os demais servidores SES.
Mas ainda não utilizamos e não recomendamos o Mautic 3. Infelizmente ele ainda tem diversas falhas.
O Mautic 2 é muito mais confiável no presente momento.

Sobre ter o pedido negado.
Se explicar exatamente qual o motivo da solicitação muito improvável que vão negar.
Isso sempre depende da forma que o pedido é elaborado e como o suporte compreende o pedido.

1 curtida