Conectar via FTP servidor WordOPS

Faz pouco tempo (dias) que estou estudando sobre servidores cloud e WordOPS.
Não encontrei nos vídeos como faz para conectar um FTP (Filezilla) a um site hospedado em um servidor com WordOPS.
Existe essa possibilidade ou consigo acessar somente via SSH?

Você pode utilizar as informações de login root, ou até mesmo criar outros usuários para este fim. É possível utilizar FTP sim :slight_smile:

Acredito que essa aula vai ajudar:
https://academy.gerenciandoweb.com.br/curso-super-servidor/sftp/

Obrigado Gabriel , acesse esse vídeo https://academy.gerenciandoweb.com.br/ssh/sftp-entre-servidores/ e entendi melhor como funciona o sftp.

Agora via FTP vou ter que buscar mais informações como faz o acesso.

1 curtida

Para acessar via FTP precisa instalar e configurar o Pro Ftp
O WordOps instala ele juntamente com as Admin Tools.

Mas sinceramente tem muito tempo que não utilizo nenhum deles.
Faço tudo por SSH. É mais rápido e muito fácil de aprender.

Eu tentei o adduser, conforme explicado pelo tutorial do wordops e não consegui. Sei que é fácil usar o ssh, exceto para uma coisa: editar um arquivo rapidamente. Eu, sinceramente, sempre tive dificuldades com editores como vi, vim, nano, etc. Acho bem mais fácil baixar o arquivo para o computador e editar no notepad++

Só que não me parece correto abrir todos os sites da hospedagem no filezilla. O ideal é que, se eu tiver cinco sites em um server, eu consiga ter um login e senha para cada um dos respectivos sites.

Talvez eu não tenha entendido as dicas abaixo. Usei-as e não funcionou.

Supondo que meu site se chame acontece.com.br e eu queira criar o login acontece e senha Ac887766##@@, como eu adaptaria as dicas abaixo?

Adding a new user
In this example we will add a new user named wordops, and he will only be able to access to all files of the site wordops.net :

adduser --home /var/www/wordops.net/htdocs/
–shell /bin/false --ingroup www-data wordops
There is another step to allow our new user to upload/edit files :

chmod -R g+rw /var/www/wordops.net/htdocs

cebraic realmente em alguns momentos o FTP é mais prático para manutenções pequenas e rápidas.

Depois de estudar um pouco mais, consegui criar um usuário que acessa uma pasta específica. Fiz o seguinte (servidor ubuntu):

1. Instalação do proftp:
    wo stack install --proftpd

2. Criação do usuário e permissão na pasta do site:
    adduser --home /var/www/meusite.com.br/htdocs/
    –shell /bin/false --ingroup www-data meuusuario

OBS: No comando acima ele vai pedir para criar uma senha para esse usuário. Vai pedir também algumas outras confirmações como nome, room, cidade, telefone… Coloquei somente o nome para identificar mais fácil depois o usuário ao site, as outras opções deixei em branco.

1. Confirmação de adicionar o usuário ao grupo www-data:
    usermod -a -G www-data meuusuario

2. Permissão para o usuário fazer alterações na pasta htdocs:
    chown -R meuusuario:www-data /var/www/meusite.com.br/htdocs

Agora já consigo criar, editar e editar arquivos/pastas dentro da pasta meusite.com.br/htdocs via FTP.

2 curtidas

Muito obrigado, amigo.
Supondo que meu site se chame acontece.com.br e eu queira criar o login acontece, como eu adaptaria as suas dicas?

Aparentemente eu já havia tentado
adduser --home /var/www/acontece.com.br/htdocs/
–shell /bin/false --ingroup www-data acontece

1 curtida

Isso mesmo.
Só falta seguir depois os passos 3 e 4 conforme expliquei acima.

Quando entro com o comando, não dá certo

adduser --home /var/www/acontece.com.br/htdocs –shell /bin/false --ingroup www-data acontece

Mensagem:

root@server:/var/www# adduser --home /var/www/acontece.com.br/htdocs –shell /bin/false --ingroup www-data acontece
adduser: Only one or two names allowed.
root@server:/var/www#

Na verdade não chega a ser um erro, é um aviso: usuário já está no grupo www-data

Como faço para checar isso?

Não foi adicionado. Aquelas duas primeiras linhas são uma só, ou digito separado?

root@server:~# adduser --home /var/www/acontece.com.br/htdocs –shell /bin/false --ingroup www-data acontece adduser: Only one or two names allowed.
root@server:~# Será que na Digital Ocean não aceita? Não abriu campo para eu adicioanar senha. Só exibiu a seguinte informação: Only one or two names allowed.

Se o usuário já estiver dentro do grupo www-data, ao rodar o comando:

adduser --home /var/www/acontece.com.br/htdocs –shell /bin/false --ingroup www-data acontece

vai aparecer a mensagem que o usuário já está no grupo:
“Only one or two names allowed.”

Só seguir essas instruções (funcionando na Digital Ocean em servidor Ubuntu 20.04) https://comunidade.gerenciandoweb.com.br/t/conectar-via-ftp-servidor-wordops/870/7?u=ruditap

Mas aqui nem criou o user. Nem pediu senha. Como vou acessar via FTP sem a senha?

Verifique se o usuário já existe, conforme https://www.hostinger.com.br/tutoriais/usuarios-sistema-linux