CDN do Digital Ocean Spaces

Gabriel,
Você já chegou a criar o treinamento sobre o CDN do Digital Ocean?

Sobre a configuração do CND tem aula aqui.
Mas aulas sobre a integração com Wordpress ainda não.

Gabriel,
nessa aula que você indica há uma discussão sobre encurtamento de links.
Isso se faz necessário para ativar o CDN?
Essa parte de integração WP é o que falta pra eu poder habilitar CDN para o site?

Desde já agradeço!

Eu apenas menciono que utilizo um domínio mais curto no CDN.
É uma opção pessoal minha. Mas não é necessário.

Gabriel,
Pelo que entendi pra fazer o CDN no Spaces do Digital Ocean precisaria abdicar do DNS do Cloudflare e passar para o Digital Ocean, certo?
Nesse caso, eu NÃO poderia manter todas os outros registros de DNS referentes a e-mail, N8N, Amazon SES, pixel do hotmart no Cloudflare e passar apenas aqueles dos subdomínios que quero fazer CDN para o Digital Ocean por causa dos Nameservers que não poderiam ser diferentes, certo?

Você também pode usar um segundo domínio para o CDN.
Pessoalmente utilizo o g-web.link para essa funcionalidade.

1 curtida

Mesmo que a instalação WP que preciso acelerar com o CDN esteja num outro domínio?

Sim.
Sem nenhum problema. Mas de momento recomendo o spaces apenas como cdn para imagens.

Gabriel,
assisti a aula que você indicou. Por favor, veja se estão corretos os seguintes passos:

1.) Compro um domínio ex. meusite.link (É baratinho e posteriormente quero fazer encurtamento de URL como você faz)
2.) Coloco os Registros de DNS desse domínio no Digital Ocean (ao invés do Cloudflare)
3.) Crio o Spaces no Digital Ocean conforme a aula indicada acima.
4.) Configuro o plugin LiteSpeed Cache com o url de CDN criado acima: cdn.meusite.link

Está certo esse procedimento?
Alguma sugestão de onde comprar esse domínio .link?
Recomenda esse aqui?
image

Vamos lá.
Sobre a compra do domínio indico a Name Cheap
Sobre a configuração até aí está correto sim. Mas não se limita a isso.
Neste caso o LiteSPeed cache apenas vai sobrescrever as urls dos arquivos ativos como Imagens, CSS e JS
Mas não vai subir esses arquivos para o CDN, sendo assim vai quebrar o site.
Para usar o Spaces precisa utilizar algum plugin que integre o Spaces ao Wordpress.
Por aqui testei o https://wordpress.org/plugins/do-spaces-sync/.
Funcionou muito bem, mas apenas para imagens.

Mas o Spaces é compatível com S3 amazon e para isso tem mais soluções interessantes. Mas todas são pagas e significativamente caras.
De momento ainda preciso fazer mais testes com essa configuração para gravar aulas fáceis de seguir.

1 curtida

Minha recomendação de momento é simplificar as coisas.
Você usa construtor de páginas certo?
Então pode trocar a URL das imagens manualmente.

Sendo assim sugiro apenas comprar um domínio para o CDN e/ou encurtamento/redirecionamento de links, configurar o domínio no Spaces, subir suas imagens para o Spaces e finalmente ao construir suas páginas pegar a URL da imagem hospedada no Spaces.
Isso não te da o controle das imagens pelo painel do Wordpress mais vai fazer suas imagens carregar a partir do CDN e funcionar perfeitamente sem precisar de uma integração ou configuração mais avançada.

1 curtida

Gabriel,
o Vultr saiu do Brasil? Não encontro a opção de servidor no Brasil na página deles. Vc tem link de afiliado deles?

Sobre afiliado da Vultr.
Eles tem um programa de indicação mas não tem grandes benefícios para quem indica.
De dota forma, os indicados ganham créditos para testar a plataforma e isso é interessante.

Tenho os dois links abaixo com valores de crédito diferentes e validades diferentes.

  1. U$10,00 de crédito. Expira em 30 dias: Link

  2. U$100,00 de crédito. Expira em 15 dias: Link

1 curtida

Sobre servidor no Vultr Brasil.
Tem sim, mas não são todos os servidores.
Vai em: Cloud Compute > Intel Regular Performance > Abaixo terá a opção São Paulo Brasil

1 curtida

Gabriel,

Duas perguntas fora do tópico…

Você tem experiência como o plugin W3 total cache? Tem aulas sobre ele na Academy?

No seu novo curso de Mautic ensina a migrar tudo que foi configurado como campanhas, segmentos, etc para uma versão mais nova?

O W3 total cache usava por volta de 2012 em compartilhadas.
De lá pra cá, nunca mais testei.

Sobre migrações do Mautic de versão antiga para nova.
Não, a estrutura do Mautic mudou drasticamente de versões antigas para as novas.
Isso dificultou muito essas atualizações e migrações. Isso geralmente causa erros inesperados.

Sendo assim, minha recomendação para atualizar o Mautic é fazer uma instalação nova, importar os leads e reconstruir as camapnhas manualmente.

Até é possível fazer a migração de um Mautic antigo para uma versão atualizada.
Mas precisa fazer a migração da estrutura do banco manualmente e diversos ajustes.
Isso é um trabalho que leva horas mesmo para um profissional e não será o mesmo processo em todas as instalações.
Não é algo que possa simplesmente ser ensinado por uma aula.

Pelo jeito, é mais fácil reconstruir as campanhas mesmo.
É possível ao menos baixar os e-mails e subir na outra instalação?

Você poderia me ajudar com um trecho da configuração do W3?
Poderia verificar se preciso alterar algo nesta parte da configuração do Redis do W3 total cache?
Estou seguindo um tutorial no YouTube, mas no início da configuração o tutor opta por um caminho que não tem Redis
image

O parte de advanced em diante não tem no tutorial que estou seguindo (vide abaixo)

https://www.youtube.com/watch?v=f2GjSbS1r9w&t=1619s

image
A página que gostaria q vc desse uma olhada está [aqui] em PDF (https://u.pcloud.link/publink/show?code=kZiRYbVZl0vN6LFWxD4T1NpG0X72rpYhsOzy)

Sobre Mautic, veja essa aula.

Sobre o w3.
Não trabalho com ele desde 2012. Sendo assim realmente não consigo lhe auxiliar nessa configuração.
Mas lhe garanto que ele é muito inferior ao LiteSpeed Cache que recomendo para configurações baseadas em LiteSpeed.

Eu gostaria muito de poder usar o LSCache, estou penando há dias com isso mas tenho tido problemas com ele.
A minha página até que está rápida pra um servidor lá nos EUA.
Tenho feito anúncios no facebook e somente cerca de 50% das pessoas que clicam no “saber mais” chegam a ver a página de destino. Parece que os plugins de cache estão comprometendo a identificação dos eventos do facebook (javascript). O pessoal que está me orientando tem me dito que o problema está nesse plugin de cache do LS. Já corrigi outros possíveis fatores e me indicaram o W3 total cache pra resolver este problema.