Banco de dados grande

boa noite, o meu banco de dados do mautic, arquivo email_stats.ibd esta chegando a 50gb, me obrigando a fazer um up no server, porem nao vejo necessidade de quase nenhum dado que alimenta isso, apenas as etiquetas, seguimentos e pontos(coloco para cada abertura do email o contato ganha +1, assim filtro melhor os interessados)

a duvida é, existe uma forma de escolher ou deletar uma parte que nao faz diferença para meu uso? obrigado

Você pode executar a cron abaixo para limpar dados antigos.

0 4 * * * php /var/www/mautic.seudominio.com/htdocs/bin/console mautic:maintenance:cleanup --days-old=180

Neste exemplo, serão apagados dados de rastreamento antigos com mais de 180 dias.

ao executar o comando pede para confirmar s/n, confirmando com s, volta pro console mas nao limpa o bd

Tem uma lista de registro no print que teoricamente seriam limpos.
Mas precisa avaliar o que exatamente está deixando o banco de dados tão grande.
Sinceramente, isso não é muito comum.

basicamente, 300k de contatos, 2 anos disparando e-mail mkt em cerva de 1m mensal, eu ate deleto os emails enviados, porem parece que fica tudo registrado nos contatos, coisas que nao preciso saber, como se o cara abre o email 100x, pra mim só vale os pontos de abertura hehe mas nao to conseguindo abaixar esse bd, de jeito nenhum

Neste caso teria que fazer uma avaliação manual do banco de dados e eliminar dados desnecessários.
Mas novamente, não é comum fazer isso.
A única vez que fiz algo parecido tem aproximadamente 3 anos e d e lá pra cá já mudou muita coisa no Mautic.

Preciso pesquisar um pouco a respeito para ver encontro algo para facilitar essa tarefa.

boa, se souber me dizer tabelas que posso zerar manualmente aqui, que nao apague etiquetas, pontos ou seguimentos, me fala… só as 3 me importam haha se eu nao conseguir, vou baixar os contatos e resetar tudo, trabalho de dias