Atualização Mautic da v2.15.1 para 2.16.3

Caro Gabriel. Meu Mautic está funcionando perfeitamente bem mas eu precisarei fazer update da v2.15.1 para passar a ter acesso ao uso de segmentos filtrados pela ação de Downld de Ativos do Mautic (que a versão atual v2.15.1 ainda não permite) para usar em uma campanha que estou desenvolvendo.
Meu PHP está na versão 7.2 (preciso fazer update para 7,4?) e ainda venho trabalhando com IPV4 (não implementei IPV6. Será preciso fazer isso?).
Qual a aula (módulo) de qual dos cursos eu devo seguir os passos para trazer a versão antiga para a v2.16.3 ou v2.16.4? Qual a versão recomendada atualmente?
Fiquei confuso porque os cursos atuais ensinam instalação através do WordOps (que não é o meu caso, pois é mais antigo)
Aguardo tua consideração. Agradecido, Nelson

Opa.
Acredito que seu Mautic foi sim instalado com WordOps.
Para atualizar o Mautic para a versão 2.16.3 pode seguir o passo a passo dessa aula. https://academy.gerenciandoweb.com.br/mautic-wordops/atualizacao-do-mautic/

Acredito que vai funcionar sem falhas.
De toda forma faz um snapshot antes de atualizar.

Não precisa e nao deve alterar o PHP.
Basta atualizar o mautic.

Agradeço seu retorno.com essas diretrizes. O Muatic foi atualizado pela última vez em 04Abril2019. Não sei se já havia a solução WordOps nessa época!
Mas vou tentar atualizar e mando notícias.
Muito agradecido pelo seu retorno e orientações. Nelson

Já surgiu uma dúvida!
Na aula, você faz update da v2.15.1 para a versão 2.15.2 que seria a sequência natural de liberação das versões, mas esse não é o meu caso (estou "pulando para a v2.16.3) .
No GitHub está disponibilizado o ZIP para a versão v2.16.3 pelo arquivo “2.16.3.zip” mas também há outros arquivos disponíveis (“2.16.3-update.zip”, “source code (zip)” e “sourcecode (tar)”).
Eu imagino que a minha escolha será fazer o download do arquivo “2.16.3.zip” para o meu disco C mas qual o comando que eu uso para pegar esse arquivo de atualização no meu disco C e usar ele? Na aula citada, você usa o comando
“sudo -u www-data wget https://raw.githubusercontent.com/mautic/mautic/master/upgrade.php”
que traz a v2.15.2 (a última disponível na época da aula) mas, atualmente, a última versão disponível lá no GitHub é a v3.2.2 (que eu não quero implementar ainda!)).
Como saio dessa enrascada para ter certeza de que vou escolher a v2.16.3?
Aguardo, agradeço., Nelson

Segue o passo a passo da aula
O Mautic será migrado para a versão 2.16.3
Não tem necessidade de baixar o Mautic para seu computador.

OK. Segui o processo… conferi tudo… a versão instalada foi a versão 2.16.4 ao invés da versão aprovada 2.16.3… Ao final, após ajustar as permissões, saí do SSH e tentei logar no Mautic como fazia antes e a interface de login aparece OK, mas não aceita mais o meu login/senha.
Melhor recarregar o Snapshot ou há algo mais a fazer neste caso?
Aguardo. Nelson

Resolvi restaurar o Droplet através do Snapshot que fiz ontem antes de iniciar o processo pois o CloudFlare começou a informar que o site estava down.
A versão 2.15.1 foi restaurada e tudo funciona bem, aparentemente, como antes.
Aguardando instruções. Agradecido, Nelson

Não tinha visto a versão 2.16.4
Parece que ela tem apenas mais algumas pequenas melhorias, principalmente para facilitar uma futura migração para o Mautic 3.

Mas no seu caso me parece que a atualização em geral do Mautic correu bem.
Acredito que uma limpeza do cache e acertar permissões poderia ter resolvido.

O Cache eu não zerei mas as permissões eu tentei refazer para ver se o acesso de login acontecia mas não aconteceu.
Bem, eu posso fazer uma nova tentativa e deixar a versão 2.16.4 instalada. Você acha que esta seria a melhor alternativa neste meu caso?
Aguardo.

Fiz nova tentativa de atualiização… verificando tudo e desta vez, pude fazer o login após o termino. A versão final foi a v2.16.4 mesmo.
Inicialmente parecia ter ficado tudo normal, mas quando tentei habilitar as minhas duas ultimas campanhas em que estava trabalhando (campanhas grandes) elas não habilitam, Editei e tentei publicar mas o botão de publicar retorna à posição de “Não Habilitado” quando pressiono “Fechar e Salvar”.
Existe alguma explicação? Já repeti o processo de atualização das permissões … mesma coisa.

Algo de podre no reino da Dinamarca!
Após ter atualizado desta última vez, tudo estava funcionando, consegui acessar, entrei nas campanhas, testei a função que precisava usar e que me obrigou a atualizar… tudo isso para almoçar aliviado e ao retornar, não consigo mais ter acesso ao servidor… da mesma maneira que ontem.
Deve ser bug na v2.16.4 ! Só pode!
Help!

Depois da atualização tenta forçar o update do banco de dados.
Segue a aula: https://academy.gerenciandoweb.com.br/mautic-wordops/atualizacao-forcada-do-banco-de-dados/

Olá Gabriel. Agradecido pelo seu retorno.
Assisti à aula que você sugeriu e copiei os comandos,
Executei os comandos a partir de root como mostrado na aula. Verifiquei tudo.
Os resultados foram parecidos com a surpresa que você teve na aula para o comando 3 (dump sql)
O comando 4 diz que o resultado foi obtido OK.
Então, por desencargo de consciência, eu resolvi executar mais uma limpeza de cache,
Depois, naveguei até a pasta htdocs e executei os 2 comandos padrão de Permissões.
Saí do SSH via exit
Loguei no Mautic via mautic.etznab.com.br/s/login
A interface de login surgiu OK, Entrei com Login e senha
O resultado foi o mesmo… Como se a senha que uso não esteja sendo reconhecida. Nenhuma mensagem, nenhum aviso…
Alguma nova ideia ou correção?
PS> A nova versão carregada acabou sendo a v2.16.4 mesmo.
Agradeço sua ajuda!

Sinceramente não tenho mais ideias.
Essas novas versões do Mautic sempre são complicadas.
Pessoalmente evito ao máximo realizar as atualizações.
Qual é exatamente o novo recurso que você precisa e em qual versão ele foi implementado?

Preciso de um segmento em que possa filtrar por “Download de um Ativo” em uma campanha que estou criando.
Na v2.15.1 essa função não está disponível.
Daí, descobri que foi introduzido na v2.16.0 (acho). Então resolvi tentar o update para testar/facilitar. a criação.

Certo.
No caso você quer identificar os leads que baixaram determinado ativo e adicionar a um segmento para então executar uma campanha para este seguimento.
É isso mesmo?

Se sim, você pode criar outra campanha intermediaria que será executada para todos os leads.
A única ação desta campanha seria identificar os leads que baixaram o ativo e adicioná-los para o outro segmento.
No caso, você pode criar uma campanha que vai executar a função do filtro.

Sim é isso mesmo que eu desejo fazer com esse segmento.
Embora a sua alternativa seja boa (não havia pensado nisso) eu acho que vou acabar caindo no mesmo problema.
O que eu percebi é que alguns navegadores (hotmail, outlook, …) “bloqueiam” o pixel de tracking do Mautic e fazem com que a detecção do download do ativo não seja informada ao Mautic. E isso faz com que o lead fique aguardando na campanha, como se ele não tivesse clicado no botão do email enviado. Então, pensei: "se eu enviasse o email através do Form e pegasse essa deteção por filtragem, talvez me livrasse desse problema;
Eu entendi que a sua ideia seria filtrar usando o mesmo tipo de detecção de download de ativo que não vem funcionando bem, portanto, também vai acabar não coletando os leads que baixarem o ativo mas não forem detectados pelo tracking pixel do Mautic.
Será que eu estou certo? ou não entendi bem sua sugestão?

Vai funcionar sim.
O que o cliente de email pode bloquear é o rastreamento da abertura de email. O Download do Ativo é identificado na ação do navegador e não do cliente de email.
Então deve funcionar perfeitamente.

Ok Vou tentar fazer desse jeito com a v2.15.1. Muito agradecido.

Depois eu mando notícias com o resultado .
Bom Ano Bovo ! ! ! Felicidades !
Nelson